
A Câmara Municipal de Itaituba realizou sessão solene, ontem, na abertura dos trabalhos deste ano de 2006. Um dos momentos mais importantes foi a inauguração da página da Casa na internet, que foi mostrada aos vereadores, autoridades convidadas e publico presente. No mais, houve apenas um pouco de falatório, mas, o presidente, vereador Dico, não quis muita conversa e não esticou a reunião.
Na foto acima, da esquerda para a direita, estão o cel. Ferraz, comandante do 53º BIS, a prefeita em exércicio, Antonieta Lima, o presidente da Câmara, Raimundo Santos Pimentel e o comandante do 15º BPM, cel. Loureiro.
--------------------
Criação de reservas dominou as conversar em Itaituba
O assunto do dia em Itaituba, até mais do que ontem, foi a criação das novas áreas de proteção ambiental pelo governo federal, anunciada ontem. Pessoas ligadas, tanto ao setor mineral quanto ao madeireito falaram na Imprensa local a respeito do assunto, que afeta diretamente alguns agentes econômicos importântes da região.
Os mineradores parecem estar mais preocupados do que os madeireiros, pois virou tudo reserva ambiental e eles não imaginam qual vai ser o comportamento do governo a respeito da exploração mineral. Existe a promessa de que não haverá paralização desse setor, mas, como o governo nada cumpre do que acerta, está todo mundo na dúvida sobre o futuro.
Uma coisa é certa: Itaituba vive dias de muita incerteza na economia, o que se soma a um total desgoverno do município, que tem um prefeito que ainda não entendeu o que é administração pública.
-----------------
Dois comentários foram endereçados ao blog. Um, a respeito do que o leitor espera do comportamento dos vereadores.....
Marcelo Boa Fé escreveu
Parente,
Vamos vere comporta essa Câmara de Itaituba este ano, pois em 2005 foi um fiasco. Vereadores defendendo o indefensável, o prefeito Roselito, diante da decepção dos eleitores. Este ano talvez seja pior, porque cada um vereador vai estar comprometido com um candidato a deputado estadual, um federal, senador e governador, cada um deles querendo tirar vantagem dos para-quedistas que virão de fora. Espero e torço para que eles contrariem minha expectativa.
12:29 AM
......o outro, sobre a criação das áreas proteção ambiental
Jorgenor Dias disse...
Com referência à questão da criação das reservas, tem mais é que criar mesmo. Esse caras vem de fora para acabar com a mata e depois se mandam. Não dá para ser como eles querem. Tem uns que procuram trabalhar direito, não porque são bonzinhos, mas por que o mercado externo exige certificação da madeira que os gringos importam. Não fosse isso, eles iam querer mais era derrubar o máximo que pudessem. O governo tem mais é que jogar duro mesmo.
-----------------
Lí no blog do Jeso, publicado ontem, que Santarém está incluída entre os municípios que farão parte da Super Zona Franca, no projeto de autoria do senador José Sarney. A prefeita Maria do Carmo conversou com o deputado federal José Priante (PMDB), que pressionou o relator do projeto, deputado José Alcolumbre, do Amapá, que fez a mudança pedida.
É um assunto que a gente não tem ainda muito conhecimento e dessa forma, difícil de se emitir uma opinião. Eu fico com o que disse o tributarista Helenilson Pontes, ainda no blog do Jeso, chamando a atenção para o fato de que Santarém não pode esperar os mesmos resultados da Zona Franca de Manaus, por serem situações bem diferentes. Espero que valha a pena toda essa briga para incluir esse município e que os desdobramentos possam beneficiar outros municípios.
---------------
Blog no Noblat
José Dirceu tinha razão
O governador Eduardo Braga, do Amazonas, antecipou, hoje, durante reunião na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, o destino do partido dele, o PMDB, na próxima eleição presidencial: dividir-se entre vários candidatos.
Antes mesmo de o PMDB decidir se apoiará Garotinho ou Germano Rigotto para presidente, Braga informou que o partido no Amazonas irá de Lula. "É notória a expectativa do povo do Amazonas em torno da candidatura de Lula", disse.
E forneceu a senha para aqueles que, dentro do PMDB, estão prontos para reforçar as chances de vitória de Lula:
- Acho que o PMDB precisa avaliar muito bem sua posição e sua estratégia para que não aconteça com Rigotto ou Garotinho o que ocorreu no passado com o Ulisses Guimarães e o Quércia, que acabaram sendo candidatos formais, para cumprimento de tabela.
O que Braga não disse: que eleito governador pelo PPS, entrou no PMDB por sugestão de Lula. E para reforçar a ala lulista do partido. Ocorreu o mesmo com Paulo Hartung, governador do Espírito Santo, originalmente eleito pelo PSB.
Lula custou a enxergar a vantagem de ter o PMDB - ou um pedaço dele - ao seu lado. Logo depois de ter sido eleito, autorizou José Dirceu a oferecer quatro ministérios ao PMDB que o apoiara no primeiro e no segundo turno.
O passo seguinte seria tomar de assalto a direção nacional do partido e instalar ali gente de confiança do novo governo. Quando tudo parecia certo, o senador Alozio Mercadante (PT-SP) convenceu Lula de que não deveria ser assim.
O melhor caminho, segundo Mercardante, seria a aliança formal com o PMDB via sua direção. Lula recuou e a aliança jamais saiu. Mais tarde, preferiu comprar no varejo o apoio de deputados e de senadores do PTB, PL, PP e do próprio PMDB.
A operação deu no quê? Deu no mensalão e em tudo o que se viu depois.
Dirceu estava certo antes quando dizia que o PMDB era a chave para Lula governar - e novamente está certo quando diz que o PMDB será a chave da sucessão. Lula corre atrás do prejuízo.
-----------------------

Só falta marcar a data, mas será em breve a visita que uma equipe do Movimento pela Criação do Estado do Tapajós (Santarém) fará a Itaituba, tendo à fente o coordenador do movimento, professor Edivaldo Bernardo (foto). Certamente virão, também, membros como o jornalista Edinaldo Rodrigues, o professor José Lima e Odair Correa. Aqui, eles farão palestra a respeito da viabilidade do novo estado, no momento em que Itaituba decidiu entrar na luta, criando a sua vesão do movimento.
-----------------------
Frase: "Pelo jeito que a coisa vai, em breve o terceiro sexo estará em segundo"
-- Stanislaw Ponte Preta
Parente,
ResponderExcluirVamos como se comporta essa Câmara de Itaituba este ano, pois em 2005 foi um fiasco. Vereadores defendendo o indefensável, o prefeito Roselito, diante da decepção dos eleitores. Este ano talvez seja pior, porque cada um vereador vai estar comprometido com um candidato a deputado estadual, um federal, senador e governador, cada um deles querendo tirar vantagem dos para-quedistas que virão de fora. Espero e torço para que eles contrariem minha expectativa.
Com referência à questão da criação das reservas, tem mais é que criar mesmo. Esse caras vem de fora para acabar com a mata e depois se mandam. Não dá para ser como eles querem. Tem uns que procuram trabalhar direito, não porque são bonzinhos, mas por que o mercado externo exige certificação da madeira que os gringos importam. Não fosse isso, eles iam querer mais era derrubar o máximo que pudessem. O governo tem mais é que jogar duro mesmo.
ResponderExcluir