domingo, abril 30, 2006

AABB ganha a Copa Ouro


(TIME DA AABB)

Terminou, hoje, a Copa Ouro, promovida pela TV Tapajoara, tendo a A. A. Cearense com parceira. A equipe da AABB/Motomaz sagrou-se campeão, ao derrotar a Auto Escola Universal por 6x5, num jogo muito movimentado.

No primeiro tempo a AE Universal foi muito melhor e mereceu vencer até por mais do que os 4x1 que estabeleceu no placar e voltou melhor no começo do segundo tempo, marcando seu quinto gol nos primeiros minutos. Mas, foi só. Depois disso, a AABB reagiu, a partir da entrada de Valdson em quadra, que arrumou o time, marcou dois gols, deu passes decisivos e por sua atuação foi escolhido como craque do jogo.

O jogo foi decidido em um tiro livre da marca dos 12 metros, quando as duas equipes atingiram quase ao mesmo tempo as cinco faltas. Nilton cobrou e Léo não defendeu. Quando faltava menos de um minutos para terminar a partida, a AE Universal teve a oportunidade de empatar e provocar uma prorrogação, mas Junior bateu na trave. Não havia mais tempo e o jogo terminou mesmo com a vitória da AABB por 6x5, fazendo com que sua torcida, finalmente, soltasse o grito de É CAMPEÃO.

A organização do evento e a disciplina das equipes foram decisivos para o brilhantismo da Copa Ouro, que deixou saudades.

A seguir, o registro em foto de alguns momentos da grande festa de hoje.
AE UNIVERSAL, VICE

"Não assinei e não assinarei jamais"

Conversei, ontem, com a vice-prefeita Antonieta Lima, quando abordei o assunto das portarias das demissões de Hilton Aguiar, ex-SEMTIC e Ângela Braga , ex-SETEPS, que nunca apareceram no mural do átrio da Prefeitura. Ela confirmou que o prefeito Roselito Soares demitiu os dois, mandou preparar as duas portarias, viajou e deixou o abacaxi para ela.

Logo depois da viagem do prefeito, um auxiliar chegou com as portarias para que Antonieta assinasse, o que ela se recusou a fazer. O auxiliar de Roselito, que é da Coordenadoria de Comunicação, ainda perguntou: " a senhora não faz parte do grupo?", ao que a vice respondeu: "Do grupo somente para ficar com o ônus, para descascar abaxi?"

O próprio Roselito Ligou para questionar o porque dela não ter assinado as portarias. Mais uma vez Antonieta retrucou com veemência, perguntando ao prefeito, porque ele não fez isso antes de viajar.

A vice-prefeita disse ao blog que vai ter uma conversa séria com o prefeito, a respeito desse episódio que ela ainda não engoliu, pois, no seu entendimento, estão achando que ela é trouxa para comprar briga dos outros. No momento, o clima entre as duas partes não é dos mais amistosos.

sábado, abril 29, 2006

Notícias de Sábado

A principal notícia deste sábado, em Itaituba, foi a festa do 8º aniversário do programa NOTÍCIAS DE SÁBADO, que aconteceu no ginsáio coberto da A. A. Cearense. A grande expectativa ficou por conta do sorteio de uma moto, promoção do Picolé Itabom, que foi ganha pelo senhor Benedito Soares Silva, da 28ª Rua, bairro Bom Remédio, que não esteve presente. Confira alguns momentos da festa, na fotos captadas pelas lentes do Jornal do Comércio.


LEGENDA: 1 -Pedro Filho; 2 - Antonieta Lima; Antônio Zulú, Richester e Ivan Araújo; 4 -Jocicleide e Aparecido (Casal Ita-Bom) e Pedro Filho; 5- Sorteio da moto da promoção Ita-Bom

sexta-feira, abril 28, 2006

Para deixar políticos de cabelo em pé

O plenário da Câmara de Itaituba ficou ficou completamente lotado, quarta-feira, e houve muitas manifestações, apesar dos insistentes pedidos de silêncio feitos pelo presidente da Casa, Raimundo Santos Pimentel.

Frase:"Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos". -- Eduardo Galeano

Peninha diz que “rompimento” somente quando voltar

Fonte: Lúcio Freire (Publicado no blog FAROL LUZ SOBRE OS FATOS)

Em contato telefônico com a nossa reportagem às 12:25h deste 27/04, o ex-vereador Peninha afirmou que pode até romper com o Prefeito Roselito Soares, mas primeiro vai discutir o assunto com as lideranças políticas estaduais, bem como, com o seu grupo político em Itaituba. O ex-vereador se encontra no sul do Pará em companhia de amigos políticos e deve retornar à Itaituba somente amanhã, 28/04.

Ao que tudo indica o rompimento com o Prefeito Roselito Soares pode ser descartado, inclusive ainda hoje pela manhã estivemos na sede da Prefeitura Municipal, e no mural de comunicados não encontramos a dita portaria exonerando os secretários Hilton Aguiar e Ângela Braga. Isso indica que o Prefeito ainda poderá voltar a atrás? Estamos de plantão para manter você bem informado. No entanto, nosso assessor jurídico perguntou a vice-prefeita se a mesma tinha assinado as portarias, ela respondeu que não assinou e nem vai se envolver nesta “briga”.

Quando nos preparávamos para anunciar o divórcio litigioso na política de Itaituba e buscávamos uma resposta sobre a partilha dos bens, sobre quem ficaria com a guarda das “crianças” e o retorno de cada um as suas raízes, surge uma dúvida no ar: Será que isso acontecerá agora? Ninguém pode negar que houve uma turbulência no casamento, mas essa turbulência pode ter acabado em uma “lua de mel” aérea. (viagem entre Itaituba e Belém) Vamos esperar para ver. Mas, a meu ver acho que esse casamento deverá se manter igual aos casamentos realizados no Brasil, com objetivo de enganar as autoridades japonesas com a finalidade de alcançar seus objetivos econômicos e financeiros. Coisa muito comum entre jovens “sanseis’ ou “niseis” que casam-se com jovens brasileiros somente para conseguir ir ao Japão ganhar dinheiro, embora que sejam inimigos, mas capricham em manter as aparências até alcançar seus objetivos.

Meu Comentário: No dia de hoje surgiu todo tipo de comentário. Falaram, até, que Peninha teria viajado para Brasília, ao lado de Roselito, o que foi desmentido por alguns telefonemas dados ao ex-vereador. Contudo, tem muita gente acreditando que tudo isso não passa de jogo de cena.

Como destaca a notícia acima, não foi afixada nenhuma portaria exonerando os ex-secretários Hilton Aguiar e Ângela Braga. Mas, o prefeito Roselito Soares deixou as mesmas prontas para serem assinadas pela prefeita em exercício, Antonieta Lima, que não engoliu a isca e deixou para o titular do cargo descascar seu abaxi. Ou será abacaxizal?

A situação política de Itaituba é tão confusa, que nem Pai de Santo está aceitando o desafio de prever o que ocorrerá no dia de amanhã.

Ma próxima terça-feira a Câmara Municipal vai apreciar o requerimento do vereador Paulo Gasolina, que pede a instalação de uma CPI, para tratar do problema da não prestação de consta do prefeito Roselito Soares. O que o povo quer saber é se Paulo Gasolina vai incendiar mesmo o cenário político local, ou, se será apenas fogo de palha. O governo é um barco sem piloto e com leme quebrado. Quando se pensa que o fundo do poço foi alcançado, Roselito surpreende com deliberações estapafúrdias.

Conversando ontem com um vereador da base aliada, o Cebola, fui informado de que a administração municipal, embora pense em realizar o concurso público, não tem a menor idéia sobre a data em que o mesmo ocorrerá. Dentre os problemas, está o plano de cargos e salários mandado para a Câmara, disciplinando os vencimentos dos servidores municipais que forem aprovados no referido concurso. A grande maioria dos cargos foi contemplada com salário mínimo e muitos de nível superior com salário de R$ 1.200,00. Só mesmo num município em crise que este pode haver interesse por empregos com salários tão aviltantes.

Como se não bastasse a interminável crise da economia da região, Itaituba ainda vive uma monumental crise política. A Câmara Municipal perde credibilidade a cada dia, uma vez que os vereadores se revezam nas críticas ao prefeito, mas nenhuma providência é tomada. A oposição tem apenas três vereadores e só pode mesmo criticar, pois não tem votos suficientes para tomar outras medidas contra o prefeito.

Alguns dos atuais vereadores conheceram a fúria do pacífico povo itaitubense, no decorrer do governo do ex-prefeito Edilson Botelho. Meu amigo Jubal Cabral vivia em Itaituba nessa época. Sabe-se que, naquela ocasião, o problema foi muito mais de disputa política dos grupos de Wirland Freire e Botelho, do que de falta de comando na administração. O que ocorrer neste momento é que o governo do município sofre de acefalia. Se a Câmara Municipal não tomar uma providência, será envolvida pelo turbilhão da crise que se agrava a cada dia. E do jeito que está, não dá para continuar.

Rurópolis entra na emergência

Fonte: blog do Jeso

A partir de hoje, Rurópolis entra oficialmente em "situação de emergência". Prazo: 90 dias, prorrogáveis por igual período.

O prefeito Aparecido da Silva enumera as razões da iniciativa:

1) Péssinas condições de conservação e manutenção das duas rodovias federais que cortam o município (Santarém-Cuiabá e Transamazônica), além de inúmeras vicinais;

2) Pontes destruídas em função das fortes chuvas; e

3) Comprometimento do abastecimento da cidade e do escoamento da produção agrícola e pecuária;

A crise de governabilidade

Jubal Cabral e Juvêncio Arruda comentaram a matéria sobre o pedido de CPI feito pelo vereador Paulo Gasolina.

Jubal
E se o Peninha voltar para esta Câmara? Como ficará a frágil bancada governista? Afinal, está sendo bom prá qual pretenso candidato esta querela Prefeito x Câmara?Por favor, quero ler a sua análise.

Juvêncio
Temperatura elevada para o inverno tapajonico,hein Jota?Governabilidade difícil por aí.

quarta-feira, abril 26, 2006

Paulo Gasolina pede instalação de CPI


A Câmara Municipal de Itaituba teve uma reunião bastante tensa na manhã de hoje. Um grande número de populares lotou as dependências do Plenário Carlos Furtado para esperar o pronunciamento do vereador Paulo Gasolina (PFL), que havia prometido entrar com pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito.

O primeiro a usa a Tribuna foi Paulo Gasolina, que fez pesadas críticas ao governo do prefeito Roselito e justificou seu pedido, afirmando que a atual gestão rasgou a Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina a prestação de constas a cada quadrimestre, o que vem sendo solenemente ignarando.

Até agora, só há garantia de três assinaturas; a do autor da proposta e as de Manoel Diniz e Ana Cativo. É necessário mais uma, para completar um terço, que dá 3,6. Como o arrendondamento do número, nesse caso, tem que ser feito para 4, o pedido só poderá ser protocolizado quando a quarta assinatura for aposta.

CÉSAR AGUIAR ( Foto abaixo) - O melhor, mais contundente e mais lúcido discurso do dia foi feito pelo vereador César Aguair (PPS), da base governista, que não poupou críticas à administração de Roselito, mas, chamou atenção para o fato de que, no seu entendimento, não há elementos concretos para a instalação de uma CPI. César disse que o governo municipal não tem mais credibilidade, seja junto à Câmara, ou junto à população e que o mesmo precisa se explicar ao Poder Legislativo no que se refere à prestação de contas.

JOÃO CRENTE - João Crente (PSDB) usou a Tribuna para dizer que assinará o pedido de CPI, caso haja elementos que justifiquem essa decisão. Seu discurso foi curto.

VIANA - O vereador Viana (PL), foto à direita, tentou defender o governo e atacar Paulo Gasolina. Mas, diante da reação do plenário, que não lhe poupou de vaias, ele saiu-se com evasivas que a ninguém convenceram e perdeu ótima oportunidade de ficar calado.

PRESIDENTE NERVOSO - O presidente da Câmara, Vereador Raimundo Santos Pimentel (Dico) (PSDB), foto abaixo, precisou intervir diversass vezes, pedindo que o plenário não se manifestasse, tendo dificuldade para manter a ordem, sendo essa, a mais tensas de todas as reuniões realizadas este ano. Resta esperar se todo esse nervosismo vai servir para despertar o governo municipal do imobilismo que paraliza Itaituba.

Pergunta do dia: O GOVERNO DE ROSELITO AINDA TEM JEITO?

Helenilson em Itaituba


De novo? Alguém pode perguntar. Todavia, é natural que o renomado tributarista visita Itaituba, amiúde, pois está fazendo o aquecimento para a campanha que vem por aí. Ele será candidato a deputado federal e conta com os votos deste município para conseguir êxito.

Helenilson esteve mantendo contatos políticos e aproveitou para assistir à primeira partida da decisão da Copa Ouro de Futsal, no ginásio da A. A. Cearense. Ele ficou ainda mais otimista com a notícia divulgada em Santarém, sobre a possível desistência do ex-prefeito Lira Maia de concorrer a uma vaga para a Câmara Federal. Mais estaria propenso a disputar uma cadeira na Assembléia Legislativa.

Meu comentário: É agora ou sabe Deus quando! Temos que eleger alguns deputados estaduais e, pelo menos, um federal. Se o Maia sair do páreo as chances do Helenilson aumentam muito. Os dois seriam bem votados, mas, certamente, nenhum se elegeria. E nós precisamos desesperadamente de eleger alguém da região, que conheça e que lute para vencermos nossas dificuldades. Quanto menos candidatos houver, maiores chances teremos de eleger alguém daqui. Chega de votar em candidatos de Belém, que só querem os nossos votos.

CPI. Será que aprova?


O vereador Paulo Gasolina (PFL), anunciou na sessão de hoje, na Câmara Municipal de Itaituba, que nesta quarta apresentará um requerimento pedindo a instalação de uma CPI para apurar irregularidades do governo do prefeito Roselito Soares, sobretudo no que diz respeito ao não envio da prestação de contas.

Pelo que se vê, motivos para se criar uma Comissão Parlamentar de Inquéríto não faltam. Contudo, parece que Paulo Gasolina quer mesmo é gerar um fato político de impacto, para compensar suas duas semanas de ausência. Se não, vejamos.

01 - O mais correto seria ele tentar conseguir o número mínimo de assinaturas para que houvesse um mínimo de chance da CPI ser criada.

02 - Apesar de insatisfeitos, nenhum vereador da base aliada do prefeito usou a tribuna para falar em CPI, até agora.

Não parece muito consistente a idéia do vereador. Pode ser haja surpresa. Porém, ninguém acredita muito nisso.

Ainda vai render muito

A demissão dos dois secretários pelo prefeito Roselito Soares, ontem, ainda vai dar muito o que falar. Já começou a render hoje, com a entrevista concedida pela ex-secretária de Bem Estar Social, Ângela Braga, mulher do ex-vereador Peninha ( e haja ex nessa casa ). Ela foi irônica em alguns momentos e sarcástica em outros. Seu sarcasmo aflorou, por exemplo, quando ela foi questionada sobre os desdobramentos disso tudo no grupo político do prefeito. Ângela disse que Roselito não tem grupo político e que ele apenas usou quem esteve com ele na campanha para se eleger. Falou, também, que já tinha decidido entregar o cargo, o que estava prestes a acontecer, porque a tal autonomia que o prefeito prometeu para os secretários nunca aconteceu.

O ex-vereador Peninha viajou para Belém. Dizem, as boas e as más línguas, que foi se queixar ao governador Simão Jatene, na esperança de conseguir alguma mudança. Não que ele acredite ou almeje a volta de sua mulher à SETEPS, pois isso seria desmoraliação para o Roselito, que não engoliria tal sapo de graça.

Ao perder a SETEPS, o ex-vereador ficou com sua provável candidatura a deputado estadual ainda mais fragilizada, pois essa secretária representava uma grande esperanda de votos.

HILTON AGUIAR - O outro secretário demitido, Hilton Aguiar, que até ontem ocupou a Secretaria de Turismo Indústria e Comércio, informou a Imprensa que concederá entrevista, nesta quarta-feira, para falar de sua saída. Não se sabe se ele vai botar panos quentes ou se vai soltar os cachorros contra Roselito, de quem tem sido um dos principais conselheiros. Aliás, com o Hilton no papel de Rasputin do primeiro casal de Itaituba, o que se pode esperar do governo?

FRASE DO DIA: "Em Rasputin, a monarquia, condenada e agonizante, encontrou um Cristo feito à sua imagem e semelhança."Leon Trotsky, 1930

Cuidado com o Pedro

Jubal Cabral (Agonia ou Êxtase) - que felizmente voltou - publicou.

Há algum tempo atrás conheci um personagem falante, bem humorado, mão aberta e desprendido das coisas da vida. Era só a “casca” do rapaz!

Não valia, como meu pai sempre profetizava sobre estes tipos, o que o gato enterra.
Têm um prazer mórbido de enganar os outros. Inúmeras foram suas vitimas, em todos os lugares por onde passou: Jacó em Jacareacanga, Baeco em Itaituba, alguns outros em Belterra e Santarém, o prefeito de Limoeiro do Ajuru, a prefeitura de Aveiro e finalmente, esta “anta” que aqui escreve. Aliás, eu não sou o último: tem o prefeito de Mocajuba na história neste momento. Mas, já foi avisado do problema.

E eu como muitos outros ao redor havia sido seduzido pelo canto da sereia que parecia emanar deste falastrão. O nome da “fera”: Pedro Barros ou Pedro da Fênix, Pedro da Vala, Pedro dos Cheques sem Fundos, das obras nunca acabadas, das compras nunca pagas, enfim, das ações sempre problemáticas.

O Pedro foi preso em Itaituba por não pagar o hotel. Foi despejado de outros em Santarém e em Belém. Quase apanha em frente à casa da Vera, por ter comprado uma canoa e não ter pago a mesma.

É sócio proprietário da Fênix Serviços Gerais, empresa que tem como atividade principal “outras obras de engenharia”. Realizou um monte de obras em Belterra, na administração do Oti Santos. Foi “adotado” pelo Eduardo Azevedo, lá de Jacareacanga e depois pelo Carlinhos Veiga, seu sucessor. Suas obras nunca foram terminadas. Sempre faltava alguma coisa: o dinheiro era desperdiçado em farras e “bondades” e não era aplicado nas obras. Mas ele dá a nota fiscal de serviços por 8% do valor da obra, tá? Aliás, de qualquer obra em qualquer lugar.

A última vez que saiu de Jacareacanga ficou devendo pro seu Arnor (um merendeiro) cerca de R$2.000,00 (dois mil reais) que o Carlinhos teve que pagar. E é metido a “besta”: aluga um carro que custa R$3.000,00 (três mil por mês) da locadora do irmão do prefeito de Jacareacanga. Problema de ele devolver o dinheiro que ganhou nas suas obras incompletas, né?

Recentemente me ligou pra que eu fizesse uma viagem de estudo preliminar de um projeto de abastecimento de água pra Aveiro. Fui com ele. Aquele segundo de estupidez me fora concedido e eu não havia percebido. Resultado: emprestei até meu cartão de crédito pra pagar a conta do hotel que “no mais tardar na sexta-feira eu te dou o dinheiro” e até hoje estou procurando o Pedro Barros. Nem o serviço nem o dinheiro do cartão.

Agora já sabem porque o título? Mas estou avisando: tem volta!
O prato principal tende a ser mais gostoso que o antepasto.

Curtas do Tutty Vasques

Esse é o cara
Demitido do Palmeiras, o técnico Leão pode ser vice na chapa de Geraldo Alckmin. Precisa alguém esquentado para ver se a candidatura tucana vai para frente.

Idéia
E se os deputados culpassem os feriadões sucessivos pelos elevados gastos com gasolina? Não custa nada tentar! De repente, cola, né não?

Curta e dolorosa
Piadinha infame que corre na internet em forma de carta creditada ao Hospital Central de Lisboa:
“Prezado Sr. Manuel de Oliveira,
informamos que o resultado da análise da mancha vermelha que tinha no pênis era só batom. Lamentamos a amputação..."

Cheio de si
Brasil atinge auto-suficiência de Lula. Só se fala disso na Petrobras!

Papa essa, Vaticano!
Coisas estranhas andam acontecendo no Vaticano desde que o papa encomendou um estudo sobre o uso da camisinha. Parece que já descobriram mais de 15 utilidades diferentes.

Hexa espacial
Astronauta brasileiro pode virar mascote da Seleção. Francamente, a idéia não é de todo má, considerando-se as que andam por aí.

Fenômeno
Explosão de celular em São Paulo já é quase tão comum quanto bala perdida no Rio. Acontece a toda hora.

“Onde foi que eu errei?”
César Maia está meio orgulhoso, meio preocupado com o desempenho de seu filho no Congresso. O deputado Rodrigo Maia está aparecendo bastante, porém sempre sério demais, nervoso demais, afoito demais... Deve estar com algum problema.

Ora pois
TAP pode assumir a Varig e mudar o nome da companhia para Barig, como diz o Ancelmo Gois, “a nossa Barig”.

Até tu, Ademir?

Fonte: Blog 5ª Emenda

Eu não sei de nada.Eu tenho a minha consciencia tranquila".
Com essas palavras, na frente de uma camera de tv, Ademir Andrade entrou no lado escuro da Lei.
O caso é gravíssimo.Trata-se, segundo o Ministério Público Federal, de uma fraude generalizada, primária e profunda, a julgar pelos valérios encontrados com parte da quadrilha.
Uma revolta bem humorada marcou os comentários sobre o episódio, aqui e no blog do Jeso, na Pérola.
Engana-se quem acha que Ademir Andrade é carta fora do baralho em outubro.
Ele é o próprio baralho.
Com seu, digamos, exemplo, entrou de vez na campanha.
As nuances serão os diferenciais, mas a prisão de Ademir mostra que tem que se discutir ética sim, nesta campanha.
Aí vai ser pedra prá todo lado.
Bom, muito bom.
Boa noite, Ademir.

Observação do blog: Quanto Wirland Freire teria dado para ter visto Ademir algemado?

terça-feira, abril 25, 2006

Frase

"O governo é como um bebê: um canal alimentar com um enorme apetite, numa ponta, e nenhum senso de responsabilidade na outra"
-- Ronald Reagan

Ofensiva contra o impeachment

Em reunião convocada pelo presidente da CUT, João Felício (na foto), líderes do movimento sindical e de entidades sociais discutem nesta terça-feira uma estratégia de reação a um eventual pedido de impeachment de Lula. “Se algum tresloucado neoliberal avançar nessa direção, nós vamos reagir”, avisa Felício. Leia abaixo a entrevista que o presidente de Central Única dos Trabalhadores concedeu ao blog:

- O que acha da tese do impeachment?

Não consigo nem imaginar que um pedido de impeachment prospere.

- Caso prospere, haverá reação?

Se algum tresloucado do neoliberalismo avançar nessa direção, nós vamos reagir.

- A posição é consensual no movimento social?

A esmagadora maioria pensa assim. Não vamos aceitar isso pacificamente. Não seremos meros expectadores de ações golpistas, udenistas ou qualquer nome que se queira dar.

- A OAB analisa a viabilidade do impeachment. O que acha?

Espero que a OAB não entre com uma proposta dessa natureza. Falar em impeachment do Lula é loucura. Vai dividir o país.

- A denúncia do Ministério Público não repôs o tema em pauta?

Para pedir impeachment, precisa ter um fato muito concreto. Não pode ter ilação. Impeachment é coisa séria, não é como comprar rabanete na feira. Na denúncia do Ministério Público não aparece a responsabilização do Lula.

- Há uma articulação para se contrapor ao impeachment?

Nesta terça-feira, aqui na CUT, faremos uma reunião dos movimentos sociais. Estaremos nós, o MST, a UNE... Chamamos também presidentes de alguns partidos: o Ricardo Berzoini (PT), o Renato Rabelo (PC do B), o Eduardo Campos (PSB). É um encontro de análise da conjuntura política. E vamos tratar desse assunto.

- A causa é forte o bastante para levar gente às ruas?

Tenho certeza absoluta. Não vamos aceitar que aqueles que têm saudade do poder retornem desse jeito. Quem quiser o poder que vá às urnas. O Lula tem suporte popular. Se for preciso, vamos provar isso. Quem tentar vai dar um tiro no pé.

- O feitiço do impeachment pode virar contra os feiticeiros?

Vai virar. Vai ficar clara a tentativa de derrubar um presidente que tem um olhar para o social muito mais avançado do que qualquer outro presidente na história.

- Qual a capacidade de mobilização dos opositores do impeachment?

Só a CUT tem 3.300 sindicatos filiados. Temos uma base de associados de 7,2 milhões de trabalhadores. No nosso caso, não será uma reação da CUT, como instituição. Quem não aceita é a militância sindical.

- Até onde vai o apoio da CUT ao governo?

Ninguém determina as opções da CUT. As nossas postulações, a nossa agenda são determinadas pela CUT. Somos contra, por exemplo, o superávit fiscal do governo Lula. Mas achamos que, para chegar aonde a gente quer, o Lula é o mais adequado. No mundo do trabalho, ninguém vai nos provar que a coisa piorou. Temos provas concretas de que melhorou. O Lula, para o que a gente quer, é melhor do que o FHC ou o (Geraldo) Alckmin, que vai radicalizar o que o Fernando Henrique fez.

Terra de ninguém

Zona livre

Cláudio Humberto:

Invasão americana

Os americanos acham que a Amazônia é terra de ninguém: a Usaid repassou US$ 50 milhões para que o seu pessoal, que atua na região, realize o serviço de demarcação das bacias hidrográficas.

"...Você pagou com traição a quem sempre te deu a mão"

Fonte: Blog do Dayan (FAROL LUZ SOBRE OS FATOS)
Roselito Exonera Secretários


O Prefeito Roselito Soares demitiu na manhã de hoje a Secretária de Promoção Ângela Braga e o Secretário de Turismo, Indústria e Comércio Hilton Aguiar e logo viajou para São Paulo. Não sabemos das consequências desse ato, mas o que tudo indica é que o prefeito quer mostrar força para o candidato de Belém que ele pretende apoiar.

O Prefeito Roselito deve se preparar pois o que tudo indica é que vem chumbo grosso pro seu lado, pois demitir a esposa e ser traído por um candidato de fora é um golpe muito duro para Peninha. Mas como dizia meu avô, no auge de sua sabedoria: "Quem se abraça com defunto é só viúva e coveiro", principalmente em política.
Roselito Soares nesses poucos meses de administração já afastou 80% dos que o apoiaram para prefeito e agora afasta de vez aquele que lhe garantiu a eleição, o ex-vereador Peninha, que por esses dias deverá retonar à Câmara Municipal.
Segundo algumas lideranças políticas se Peninha retornar mesmo, Roselito Soares terá pouca chances de terminar seu mandato.
---------------------
Meu comentário: Hilton Aguiar tem sido denunciado por alguns atos, como transformar a SEMTIC em cabide de empregos, tendo feito saltar a folha de pagamento de pouco mais de R$ 6 mil para mais de R$ 18 mil. Quanto à mulher do Peninha, a Ângela, caso de confirme sua saída, será um duro golpe para as pretenções do ex-vereador de chegar à Assembléia Legislativa, pois essa secretaria trabalha em contato com muita gente.

Enquanto isso, Roselito continua aumentando sua marca de prefeito que mais troca de secretários, entre os atuais prefeitos da região e é um dos gestores itaitubesnes que mais mexeram na equipe, em todos os tempos.

sábado, abril 22, 2006

Boa Noite Cinderela

Blog 5ª Emenda
As sobrancelhas de Jader Barbalho vão dormir contraídas esta noite.
Se dormirem, depois deste depoimento do peemedebista Jarbas Vasconcellos, seu colega de Pernambuco, mas aliado do tucano Geraldo "Duro de Decolar"Alckmin, ao blog do Noblat.

O ex-governador de Pernambuco Jarbas Vasconcelos me disse há pouco por telefone que saiu da reunião do comando nacional do PMDB "impressionado" com o crescimento, ali, da idéia de o partido disputar a sucessão de Lula com candidato próprio.

- Se o PMDB fizesse hoje ou daqui a 15 dias uma convenção nacional para decidir a parada, venceria a tese do lançamento de candidato próprio - aposta Jarbas

Pizzaria a todo vapor

Blog do Noblat
Números da pizza
Em relatório preliminar de outubro do ano passado, a CPI dos Correio recomendou a abertura de processo de cassação contra 19 deputados acusados de terem se beneficiado do mensalão – propina paga pela dupla Delúbio Soares-Marcos Valério para que votassem na Câmara de acordo com o governo.

Dos 19, quatro renunciaram aos mandatos para escapar de uma eventual cassação, nove foram inocentados por seus pares e apenas três cassados.

Outros três ainda respondem a processo no Conselho de Ética da Câmara. Mesmo que o Conselho recomende a cassação deles, ninguém ali aposta que serão cassados.

A Câmara tem um total de 513 deputados. Para que um seja cassado, no mínimo 257 deputados têm que votar “Sim”. O voto é secreto.

Roberto Jefferson (PTB-RJ) foi cassado com 56 votos além do mínimo necessário; José Dirceu (PT-SP), 36 votos; e Pedro Corrêa (PP-PE), apenas quatro.

Três deputados foram absolvidos com folga: Sandro Mabel (PL-GO) teve 340 votos a seu favor; Pedro Henry (PP-MT) 355; e Roberto Brant (PFL-MG) 283.

Seis deputados escaparam porque faltou o número mínimo de votos para que fossem declarados cassados ou absolvidos.

Quer dizer: em relação a eles, a Câmara foi incapaz de decidir para o bem ou para o mal.

Faltaram sete votos, por exemplo, para cassar Romeu Queiroz (PTB-MG). E quatro para cassar o Professor Luizinho (PT-SP). E apenas um para absolver João Paulo Cunha (PT-SP), ex-presidente da Câmara.

Na sessão convocada para julgar Queiroz em meados de dezembro do ano passado, 457 dos 513 deputados registraram presença.

Na hora da votação, 14 deputados sumiram. Foram engrossar a lista de ausentes que era de 56 até então. Se fossem favoráveis à absolvição teriam ficado para votar.

Outros 22 se abstiveram de votar. Mais oito votaram em branco. E um anulou o voto.

Pela cassação, votaram 250. E 162 pela absolvição.

Deputado que falta à sessão de julgamento de um colega na verdade o ajuda a se livrar de punição.

Faltaram 81, esta semana, à sessão onde 241 votaram pela cassação de José Mentor (PT-SP) e 175 por sua absolvição.

Dezesseis deputados preferiram se abster, anular o voto ou votar em branco.Mentor salvou o mandato por exatos 16 votos.

A dor de cabeça do PT
De Christiane Samarco em O Estado de S.Paulo, hoje:

"Preocupado com o crescimento da tese da candidatura própria no PMDB, o presidente Lula convidou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a acompanhá-lo na viagem de ontem ao Rio. Interlocutores de Lula avaliam que o PMDB "fugiu ao controle" da cúpula governista e, "solto e sem comando", criará dificuldade extra ao projeto da reeleição.

Além da pré-candidatura de Anthony Garotinho, o Planalto está apreensivo com o lançamento de Itamar Franco na disputa. Quando a verticalização das coligações foi mantida, líderes governistas garantiram a Lula que a candidatura Garotinho estava por um fio. Passado um mês, porém, ele ganhou força."
PFL não quer deixar Lula faturar com a petrobrás
De Cida Fontes em O Estado de S.Paulo, hoje:

"O presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), acusou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de usar eleitoralmente a inauguração da plataforma P-50 da Petrobrás, em desrespeito ao dinheiro público e aos acionistas da estatal.

"As mãos sujas de petróleo que ele mostrou são as mãos sujas da corrupção generalizada do governo do PT", atacou o senador. "É uma pré-campanha deslavada, um escárnio."

Sem conseguir impedir a campanha publicitária da Petrobrás, o PFL vai agora examinar outra forma de contestar a utilização eleitoral da estatal. Entre as sugestões, segundo o líder da minoria, senador José Jorge (PFL-PE), estão entrar com recurso na Justiça Eleitoral ou denunciar o presidente Lula na Comissão de Ética Pública da Presidência da República.

A primeira tentativa dos pefelistas de esvaziar a programação de Lula - que levou às comemorações os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP) - não foi bem-sucedida. O Tribunal de Contas da União (TCU) ignorou e não respondeu a tempo o pedido de suspensão da campanha apresentado pelo partido."
Bloqueados os bens do irmão de Genoino
De Kamila Fernandes na Folha de S. Paulo, hoje:

"A Justiça Federal do Ceará bloqueou os bens do deputado estadual José Nobre Guimarães (PT), irmão do ex-presidente do PT José Genoino, pelo escândalo dos dólares encontrados na cueca de seu então assessor José Adalberto Vieira da Silva.

Adalberto foi flagrado, em junho, tentando embarcar em São Paulo com US$ 100 mil na cueca e R$ 200 mil numa bolsa.
Foram quebrados o sigilo telefônico dos dois celulares usados pelo petista e o sigilo bancário das três empresas denunciadas.

O Ministério Público concluiu tratar-se de propina pelo favorecimento na concessão de empréstimo de R$ 300 milhões pelo BNB (Banco do Nordeste do Brasil) ao consórcio STN (Sistema de Transmissão Nordeste)."

Aécio troca Tiradentes por JK
Da Folha de S.Paulo, hoje:

"O mártir da Inconfidência, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, não recebeu a coroa de flores que há mais de meio século é depositada sob sua estátua em Ouro Preto (MG) no dia de sua morte. Ontem, 21 de abril, o governo mineiro trocou Ouro Preto por Diamantina (MG) para reverenciar a memória da mais conhecida personalidade local, o presidente Juscelino Kubitscheck (1902-1976).

E foi a estátua de JK, no centro de Diamantina, que recebeu a coroa de flores, até então oferecida a Tiradentes desde 1952, quando o próprio Juscelino, então governador de Minas, instituiu a cerimônia, com a entrega da Medalha da Inconfidência, a principal comenda do Estado
.
Na onda JK que tomou conta do país, reforçada com a minissérie recentemente apresentada pela Rede Globo, o governador Aécio Neves (PSDB) justificou a transferência dizendo que queria homenagear os 30 anos da morte do presidente e os 50 anos da sua posse na Presidência, e que a mudança não afetaria a cerimônia da Inconfidência, porque fora JK o seu criador."

A HISTÓRIA DA COSANJA

Blog Agonia ou Êxtase

Jacareacanga, estado do Pará. Em 1997 foi iniciado um grande plano de gerenciamento público pelo prefeito da época, Eduardo Azevedo.
Era o segundo prefeito de Jacareacanga, um município com dificuldades mil: sem infra-estrutura básica, sem planejamento urbano e sem condições de ser um município. Também não podia continuar sob o domínio de Itaituba por causa das distâncias rodoviárias, das dificuldades fluviais e sem os olhares para aquela localidade.
Dentro do planejamento estabelecido, foi previsto que seria providenciado, com a devida urgência, um sistema de abastecimento de água para atendimento à população local.
Em fevereiro de 1999, a CPRM, através de uma equipe de profissionais fez um plano de trabalho onde elaborou um relatório chamado “Caracterização Preliminar das Potencialidades Hidrogeológicas de Jacareacanga e Projeto de Poços Tubulares”.
A partir deste foram captados os recursos financeiros, através da Caixa Econômica Federal, para a perfuração dos poços profundos e para a colocação da rede de abastecimento de água local.
Estava pronta uma etapa importante na programação de governo do Eduardo Azevedo. Tornou-se imbatível politicamente no município e alcançou uma popularidade sem precedentes na região.
Inicialmente, o abastecimento de água foi gerenciado pela própria prefeitura, que cobrava um valor absolutamente irrisório dos consumidores para fazer face aos custos de manutenção dos equipamentos. Mas o povo não pagava e a prefeitura, para não cair do conceito de “bom governo” também não mandava cortar o abastecimento dos inadimplentes.
E então começaram as mazelas. As maracutaias palacianas jacareacanguenses estavam “indo para o forno”, com a futura conivência da Câmara Municipal local.
Foi cedido a um colaborador do prefeito, a gerencia absoluta da futura Companhia de Abastecimento de Jacareacanga – a COSANJA. E, durante um período considerável, o trabalho foi realizado com eficiência e competência exemplar. Mas, e a arrecadação estava indo para onde? Caixa da prefeitura Municipal ou para a Gerencia Particular?
E em 2003, foi crida, legal e oficialmente, a COSANJA. Mas não era, como o nome indicava um empreendimento público, mas sim particular. Pertence a uma empresa que tem a denominação J. T. FERREIRA & PINHEIRO LTDA., e tem como descrição de sua atividade econômica a captação, tratamento e distribuição de água canalizada.
Captação, a empresa nunca fez. Tratamento é palavra do dicionário. Mas faz com perfeita eficiência a distribuição e, principalmente, a cobrança da taxa.
Tudo de forma absolutamente legal!? Negativo.
A prefeitura construiu, com verbas federais e estaduais, os poços profundos e a rede de abastecimento e cedeu a gerência e a arrecadação do negócio a uma empresa particular sem licitação pública nem nada. Fraude na Lei das Licitações. Presente do prefeito Eduardo Azevedo ao seu apadrinhado político. Complacência e conivência da Câmara Municipal no processo.
Também a empresa não se preocupou em fazer o registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, o CREA, no Pará ou em qualquer outro lugar do país. Prá que, se estava nos lugares escondidos do Pará? Ninguém iria se preocupar com este pormenor ridículo. Todas as competências profissionais, tuteladas pela Lei nº 5.194/66, atribuídas aos engenheiros civis, químicos, geólogos e similares estavam sendo usurpadas.
Então entrou o Pedro, na história das maracutaias. Pedro da Fênix. Pedro da vala. Pedro dos cheques sem fundos. Pedro das dívidas não pagas. Pedro mentiroso.
Aí são outras histórias.
O importante é que foi feita a denúncia ao CREA e, em seguida, ao Ministério Público sobre esta ilegalidade. E os atores, principais e secundários já estão preocupados com o desfecho desta particularidade. Achando ruim a denúncia.
O capítulo “INVESTIGAÇÃO” vai ter início. Será uma novela de sucesso ou mais um fracasso de bilheteria e os personagens esquecidos? No meu livro nem no blog, não serão.

sexta-feira, abril 21, 2006

Culpa do Baile do Rei

Caros companheiros de jornada, só voltarei atualizar o blog, amanhã. Estou envolvido na organização do 1º Baile do Rei e isso toma muito tempo. Nato Aguiar, Jair de Sousa e Celso Vaughan serão os responsáveis pelo show que será inesquecível, com certeza. A gente se encontra amanhã.

quinta-feira, abril 20, 2006

"In memorian"

Ontem e hoje foram dois dias muitos tristes para Itaituba. Ontem morreu Manuel Lauro Lages de Mendonça, ou simplesmente, LAURINHO, como era carinhosamente chamados por todos. Hoje, ele foi seputaldo.
Laurinho trabalhou por mais de 30 anos na Prefeitura, tendo acompanhado todos os prefeitos, desde o início da década de 1970. Alguns o trataram com indiferença no começo, achando que ele, por ter feito parte do governo anterior, não servia. Pouco tempo depois todos eles se deram conta de não podiam abrir mão do trabalho de um homem, que embora tenha trabalhado sempre com muito dinheiro, pois foi tesoureiro da Prefeitura durante a maior parte do tempo, tinha elevado espírito público e estava acima de qualquer suspeita.
Tive o prazer de trabalhar com Laurinho, tanto na primeira administração, como na segunda, inconclusa, de Wirland Freire. Nesse breve tempo de cinco anos e meio aprendi a admirar sua dedicação, sua discrição, sua memória fantástica e, principalmente, seu caráter.
Laurinho se foi antes da hora, vítima do trânsito maluco nosso de cada dia. Apesar dos seus mais de 70 anos, tinha o que se costuma chamar de saúde de ferro. Ele foi, mas sua semente germinará e dará bons frutos. Manuel Lauro Lages de Mendonça foi um desses homens muito conhecidos, que embora cultivasse a humildade, não passou em branco pela vida. Descanse em paz, a paz que você espalhou por onde passou, amigo.

Ainda existem pontos alagados na cidade de Itaituba

No começo da noite essa ainda era a situação da Travessa Justo Chermont, próximo da 1ª Rua da Cidade Baixa

Chuva de mais de seis horas provoca alagamentos

De 16h45 até 23h30 de ontem caiu sobre Itaituba, a maior chuva de que se tem conhecimento. Além de muito forte, o aguaceiro acompanhado de muitos relâmpagos e trovões demorou muito a passar, provocando alagamento de centenas de casas. Os bairros mais atingidos foram Liberdade, Cidade Baixa e parte do Jardim das Araras.
O transbordamento do Igarapé do Pai Velho, que corta os bairros da Liberdade e Cidade Baixa fez com que a água invadisse um grande número de casas, desabrigando muitos moradores, muitos dos quais perderam boa parte dos seus pertences domésticos.
Ainda na noite de ontem a prefeita em exercício, Antonieta Lima convocou os secretários municipais e convidou o comando do 53º BIS para iniciarem uma ação emergencial de socorro às vítimas. Os trabalhos se estenderam até 03h30 de hoje e foram reiniciados às 07h00.
No bairro da Liberdade restaram poucos pontos de alagamento, pois a água desceu na direção da Cidade Baixa, onde continua estagnada. A Defesa Civil está trabalhando junto com a Prefeitura e o 53º BIS, no sentindo de socorrer os desabrigados e aqueles moradores que não querem deixar suas casas.
As águas do Igarapé do Bom Jardim passaram por cima da Estrada do BIS e já há ameaça de interrupção da estrada, isolando o quartel do Exército. Nesse trecho, não há o que fazer de imediato. Caso a estrada corte, serão necessários alguns dias para se encontrar uma solução paliativa, ou, esperar que as águas do Rio Tapajós baixem. Além, no Terminal Hidroviário a água cobriu a plataforma superior e continua subindo. Falta pouco mais de meio metro para que ela avance para o leito da Av. Getúlio Vargas.

segunda-feira, abril 17, 2006

Tapajós, Urgente!

Mapa da Amazônia, contendo algumas novas unidades federativas, inclusive o futuro Estado do Tapájós

Câmara Federal pode votar sobre criação de novos estados na 4a.

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara Federal pode votar nesta quarta-feira, 19, o Projeto de Decreto Legislativo 1217/04, do deputado José Roberto Arruda (PFL-DF), que determina a realização de plebiscitos para analisar a criação dos estados do Aripuanã, do Araguaia, do Xingu, de Tapajós, de Carajás, do Rio Negro, de Solimões, do Uirapuru, do Madeira e do Juruá.

O relator, deputado Gervásio Oliveira (PMDB-AP), apresentou parecer favorável. Gervásio argumenta que a atual extensão territorial de alguns estados, considerada ampla, dificulta a atuação do poder público.

A reunião começa às 9h30, no plenário 15. À tarde, a comissão faz uma homenagem aos 80 anos do poeta amazonense Thiago de Mello. Às 12 horas, será inaugurado um painel no hall da Taquigrafia e, às 18 horas, haverá uma apresentação artística e um coquetel no salão Nobre da Câmara. A homenagem foi pedida pelas deputadas Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Perpétua Almeida (PCdoB-AC).


Fonte: Agência Câmara

Curtas do Tutty Vasques

Musa do hexa
Confirmado: Fátima Bernardes vai passar 40 dias fora de casa durante a Copa do Mundo, temporada que poderá ser bem menor caso o Brasil seja logo eliminado da competição. William Bonner promete não secar a Seleção.

Oxente, pois não!
No afã de popularizar Geraldo Alckmin no Nordeste, marqueteiros tucanos chegaram a falar até em cirurgia plástica. Calculam que, com visual cabeça-chata, o candidato estaria praticamente eleito.

Acredite se quiser
Da série ‘notícias absurdas que você ainda vai ler’: “Gripe aviária cancela montagem de O lago dos cisnes.”

Digna de prêmio
Quem é a psicóloga de Edmundo? A julgar pelo comportamento civilizado do jogador durante as sessões de pancadaria no último jogo do Palmeiras pela Libertadores da América, a mulher faz milagres, é séria candidata ao Nobel da Paz.

Razão social
Chama-se Wlicio Chaveiro o advogado do caseiro Francenildo Costa. Bonito nome, né não?

Vixi Maria!
Geraldo Alckmin aprimora sotaque para ganhar votos no Nordeste. Está tendo aulas com os senadores José Agripino Maia e José Jorge.

Fora delegado!

O cerco está se fechando contra o delegado de Polícia Civil de Itaituba, Renato Barata. Hoje, foi entregue na Câmara Municipal um abaixo-assinado organizado por diversas entidades, confirmando o pedido para a saída do delegado e pedindo providências do Poder Legislativo. Amanhã o presidente Raimundo Santos Pimentel (Dico) deve apresentar o documento aos seus colegas.

O delegado Barata não tem mais clima para permancer em Itaituba. Ele teve seu nome envolvido em várias acusações de irregularidades, algumas bastante sérias. O problema é que a maioria das denúncias feitas ao SISJU são, ou anônimas, ou apresentadas por pessoas que temem represália e pedem para não ser identificadas.

Patrick Sousa (SISJU), recebeu algumas denúncias contra o delegado Renata Barata

Blog do Helenilson

Meu amigo, o respeitado tributarista Helenilson Pontes brindou-me com duas surpresas. Uma foi sua rendição à febre do bloguismo; a outra foi adicionar o meu blog aos seus links, o que aumenta minha responsabilidade. Vá em frente, amigo. A comunidade internáutica ganha com seu ingresso.

quinta-feira, abril 13, 2006

Frase:
"Experiência é o que logramos alcançar quando não conseguimos
obter aquilo que queríamos."

Anônimo
----------------------

Leitor anônimo manda o seguinte comentário a respeito da nota O MAIS IRRITADO, matéria que tratou do descontentamento do vereador João Crente com o governo municipal.

Irritamos estamos nós!

O municipio de Itaituba além de receber o laboratório de Informática para a Escola Antonio Gonzaga Barros, iria receber outro para a Escola Castelo Branco. Mas por situações técnicas, superior as nossas condições, a Secretaria Municipal de Educação, solicitou a transferencia deste ultimo, para a Escola Municipal Fernando Guilhon.
Por conta disso, revoltou-se a comunidade escolar Pres. Castelo Branco e agora até a vereadora de oposição está querendo ser a mãe da criança. MEU DEUS... independente se foi o Prefeito que conseguiu ou se foi a camara. O importante é que quem administra é o municipio de Itaituba. Todos sabemos do grandioso Projeto Municipal de Inclusão Digital da Professora Eliene Nunes de Oliveira, que além dos laboratório de Informática, pretende colocar internet em todas as Escolas e informatizar a Biblioteca, deixamos a Secretária trabalhar e vamos parar de Criar Situações pequenas, que só fazem com que percamos as poucas oportunidades que temos de desenvolver nosso municipio. Tive informação hoje, que o Laboratório que viria para o Castelo Branco ou Fernando Guilhon, nao virá mais. O MEC cancelou o envio, devido toda essa confulsão.

Vereador Ana Cativo, gostariamos de lhe disser, que se partiu de voce a iniciativa do Projeto, PARABÉNS, mas nao esqueça que o Poder Legislativo nao é orgão Executor, e deixe o Executivo Municipal trabalhar.

Robin Hood às avessas

Todo mundo está careca de saber que a carga tributária, no Brasil, é excessiva. Mesmo os carecas ficam com os cabelos em pé quando se lembram que o equivalente a quase 40% da produção total do país é desviado para os cofres públicos.

Há uma sensação generalizada de que o governo promove um ataque em pinça ao bolso do cidadão, sem uma contrapartida minimamente condizente com o que arrecada. Em resumo, é consenso que a carga tributária é alta, muito alta. Pelo menos uns 10 pontos percentuais acima da média das economias semelhantes à nossa.

Não existe vivente que discorde do fato de que os serviços de saúde, educação e segurança, entendidos como atribuições básicas do Estado e em nome dos quais, em teoria, se promove o botim tributário, são mais do que precários. Não é de hoje que se formou a convicção de que, no Brasil, tributa-se como na Suíça, mas o retorno sob a forma de bem-estar social propiciado por essa tributação se parece com o oferecido em Uganda.

Causa muito menos estridência, no entanto, o fato de que, além de ser alta, a carga tributária é muito, mas muito mal distribuída. A grita costuma aumentar quando o contribuinte se defronta, como agora, com a obrigação de fazer a declaração anual de imposto de renda. Alcançada pelas garras do leão fiscal essa parcela da população, que não chega a 10% do total, se sente vítima impotente de uma expropriação.

Não se trata de um sentimento fora de propósito. Só que, quem quiser que não acredite, esse grupo de brasileiros com alguma renda para ser taxada, do ponto de vista tributário, é privilegiado. Qualquer sistema tributário que mereça o nome obedece ao princípio segundo o qual quem pode mais paga mais. Não no Brasil. Aqui paga mais impostos quem pode menos. Talvez porque a voz das maiores vítimas quase nunca seja ouvida, disso se fala quase nada.

Se a carga tributária média anda beirando sufocantes 40% da renda, o que dizer da constatação de que, para os que recebem até dois salários mínimos, a carga vai a 49% da renda, enquanto os que ganham acima de 30 mínimos suportam uma carga de 26%? Com requintes de ineficiência: consideradas as diversas faixas de renda, a inversão obedece a uma escala perfeita, taxando mais forte na exata e inversa medida da renda. Dá a impressão de que, se algum gênio tributário fosse contratado para fazer esse serviço sujo, jamais alcançaria tal precisão.

O “milagre” acontece porque contribuições, taxas e, principalmente, impostos indiretos têm, no sistema tributário brasileiro, um peso muito maior do que os impostos diretos. Como mostra um estudo recentíssimo da Fipe/USP, realizado sob encomenda da Federação de Comércio paulista, os impostos indiretos, cobrados de forma uniforme de ricos e pobres, no consumo de produtos, respondem por 90% da carga tributária dos mais pobres e por menos de 60% do que é pago em impostos pelos mais ricos.

O santo que faz o milagre acontecer é a combinação perversa de pobreza com má distribuição de renda. Como a soma das rendas não é lá essas coisas, os governos descobrem que, para arrecadar mais, têm de cobrar impostos sobre o consumo, o faturamento, a folha de pagamento.

Isso também explica por que, no Brasil, entre outras distorções tributárias, os alimentos são tão duramente taxados, sobretudo nas regiões mais pobres, com a carga média sobre a comida chegando perto de 25%. A lógica econômica informa que, quanto mais baixa a renda, maior tende a ser, proporcionalmente, o consumo de bens essenciais, princípio que vale tanto para as pessoas e famílias como para as sociedades.

Vai daí que, se não embutirem impostos nos alimentos e outros bens essenciais, do que viverão os estados? É o fim da picada, mas faz sentido. Assim, caímos num círculo vicioso e não mais sabemos se o sistema é distorcido porque a renda é concentrada ou se a renda concentrada leva à sua distorção.

Sistemas tributárias são como impressões digitais das sociedades. Robin Hood às avessas, o sistema tributário brasileiro faz parte da famigerada lista de peculiaridades tupiniquins que contribuem para manter concentrada, década após década, a renda pessoal e regional.

Agonia e Êxtase


O blog do amigo e colaborador do meu blog, Jubal Cabral vai sair do ar e a gente vai serntir muita falta. A seguir publico a nota dele, informando a drástica decisão e o meu comentário remetido ao Jubal.

Pouco antes da Semana Santa resolvi chegar ao fim.
Tal qual a história da lagarta que se transforma em uma borboleta acabei sendo "ajudado" a sair com maior rapidez do casulo. Todos sabemos que quando a natureza é forçada ocorrem causas desconhecidas como resposta. Deformações incríveis e assustadoras.
Não sinto mais a alegria de, ao acordar, vir postar notas sobre os temas que me fascinam. E isto me magoa bastante.
Fui criador e criatura. Ajudado por meus leitores tentei sempre modificar, introduzir e manter novidades.
Não sinto a gana de lutar pra que se modifiquem as paisagens sombrias do dia a dia e do amanhã. É minha AGONIA.
Sei que tenho bons amigos. Aqui e na terra de meus antepassados. Isto me regojiza, mas não me exalta.
Vão ficar com saudades? Sim, todos nós ficamos, mas ela é passageira. Foi meu ÊXTASE.
Talvez volte um dia, quem sabe... Por enquanto ficarei com vocês.

PS:
Esta página ficará ativa até o seu aniversário: 03/maio/2006. Depois será apagada. A todos, obrigado.
Para mim este blog foi como meu primeiro amor: nunca esquecerei.
Os sentimentos tipo "Que pena", etc. não devem ser externados. Por favor.

Meu prezado amigo Jubal

Compreendo e respeito sua decisão de abandonar a blogmania. Eu mesmo, que me dedico ao Jornalismo e, hipoteticamente, deveria ter disposição para fazer a atualização do meu modestíssimo blog todo dia, vejo-me de vez quando desmotivado pelo cansaço da luta diária em busca de notícias.
Sentirei a falta desse espaço que costumei a frequentar e, quem sabe um dia, o Agonia e Extese volta a nos brindar com sua notícias segmentadas e seus comentários sempre abalizados. Contudo, não esqueça dos amigos. Enquanto não decidir seguir o mesmo rumo seu, tire um tempinho para visitar nosso espaço e dê sempre notícia.

Jota Parente

Ex-prefeito condenado a devolver mais de R$ 1,5 milhão


Blog do Jeso
Mais de R$ 1,5 milhão é quanto Edilson Botelho (foto), ex-prefeito de Itaituba, terá que devolver aos cofres públicos do municípios por irregularidades na sua prestação de contas de 1999.

A decisão foi tomada pelo TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) há poucos dias.

A maior parte da devolução a ser feita deve-se por desvio de recursos do Fundef - exatos R$ R$ 1.434.071,00. Esse crime, aliás, foi constado pelo MPF (Ministério Público Federal) e virou ação por improbidade administrativa, em tramitação na Justiça Federal de Santarém.

Botelho tem 15 dias para fazer a devolução.

Os demais furos detectados pelo tribunal foram os seguintes:

* Despesas sem comprovação - R$ 152.645,49 e

* Produto (leite) não fornecido - R$ 19.998,00.

quarta-feira, abril 12, 2006

TCU rejeita contas de pesquisa sobre energia alternativa

Fonte: O Liberal

O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou Israel João dos Santos Raiol, professor da então Faculdade de Ciências Agrárias do Pará, atual Universidade Federal Rural da Amazônia, a devolver R$ 162 mil, valor atualizado, por não prestar contas dos recursos repassados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os recursos eram destinados ao projeto Aproveitamento de Energia Solar e Eólica na Secagem de Pescado no município de Muaná (PA).

O professor foi condenado, também, a pagar multa de R$ 5 mil, e terá 15 dias para efetuar o recolhimento das dívidas aos cofres do Tesouro Nacional e do CNPq. Foi autorizada a cobrança judicial. Cabe recurso da decisão.

O TCU determinou, ainda, à Universidade Federal Rural da Amazônia, se ainda houver vínculo funcional, o desconto da dívida nos vencimentos ou proventos do professor Israel João dos Santos Raiol.
--------------------
A VOLTA DE CÉSAR
Depois de quase dois meses ausente, o vereador César Aguiar (PPS), voltou a participar das sessões da Câmara. Ele estava acompanhando seu pai, que estava em tratamento de saúde fora de Itaituba. César voltou exigindo respeito do Executivo para com o Legislativo. Ele lembrou que o atual chefe de gabinete de Roselito é o oitavo a ocupar o cargo e a de saúde é a quarta, no festival de troca de secretários do governo.
-------------------
FICO
Antônio Cardoso disse que todos os vereadores da base aliada pediram que ele continuasse como líder do governo. Pelo jeito que ele falou deverá permanecer tudo como está, ou seja: seu barco atrelado ao da administração municipal fazendo água até afundar.
-------------------
DIMINUIU
A placa colocada no Hospital Municipal anunciando a reforma e ampliação do mesmo foi modificada. Onde se lia R$ 400,00, foi apagado e pintado no lugar o valor de R$ 140,00 mil. Evidentemente, com pouco mais de um quarto do valor inicialmente estipulado não dará para fazer muita coisa.
------------------
COMPUTADORES DESVIADOS
Dez computadores que estava designados para a Escola Municipal Castelo Branco, na Vila Caçula, foram desviados. Embora o projeto elaborado, que motivou a liberação das máquinas, tenha sido direcionado a essa escola, as mesmas ganharam rumo diferente. Há uma informação dando conta de que tais computadores foram parar numa escola particular conveniada, localizada no bairro Bela Vista.
------------------
COMPUTADOR FURTADO
Ladrões arrombaram o escritório do empresário Valmir Climaco, em sua fazenda do km 7, de onde levaram diversos objetos, dentre os quais um computador no qual estavam inseridos todos os dados a respeito do controle da fazendo, como inseminação artificial e vários outros, todos dados importantíssimos. Ele recompensa quem der informações a respeito do paradeiro do equipamento.
-----------------
ATPFs serão substituídas Tamanho do Texto
O Liberal

O novo Documento de Origem Florestal (DOF), que autoriza o transporte de produtos florestais, poderá ser obtido pela rede de computadores

As Autorizações de Transporte de Produtos Florestais (ATPFs), emitidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), estão com os dias contados. No dia 1º de junho, o órgão passa a usar o Documento de Origem Florestal (DOF), o novo sistema de autorização. O superintendente estadual do órgão, Marcílio Monteiro, afirma que a novidade está em fase de testes e reduz a possibilidade de fraude, como as falsificações de ATPFs flagradas em operações recentes da Polícia Federal (PF). Agora, o próprio usuário, devidamente registrado no Instituto, vai emitir a guia de transporte, que será checada por aparelhos ligados a um sistema de informações nacionais.

Marcílio explica que a nova forma de controle dos produtos florestais se assemelha ao que vem sendo usado há tempo no sistema bancário. A comparação é com a utilização dos serviços de quem tem uma conta corrente. O produtor com plano de manejo ou desmatamento registrado no Ibama vai receber uma senha de acesso ao 'saldo' dos produtos que serão transportados e comercializados. De qualquer computador interligado à rede mundial de computadores, o usuário 'entra' no endereço eletrônico do Ibama e preenche o DOF. No documento, deve conter informações cadastrais da empresa, além da identificação do vendedor e do comprador do produto.

O superientente do Ibama destaca que a diferença nos itens a serem preenchidos está no detalhamento do destino da mercadoria: as empresas que compram os produtos florestais também devem ser registradas no Instituto. Este registro também poderá ser feito pela internet. Após o preenchimento, imprime-se o DOF. A página impressa conterá a quantidade de madeira, a empresa responsável e para onde está sendo transportada a mercadoria, além da autenticação eletrônica. Nas estradas, os fiscais usarão o 'Autotrac' para conferir se as informações são as mesmas declaradas pelo usuário via internet. São máquinas portáteis interligadas ao sistema nacional de informações do Ibama. Foram comprados 300 aparelhos do gênero para serem empregados na fiscalização na região amazônica.

terça-feira, abril 11, 2006

O mais irritado

O vereador João Pereira dos Santos (João Crente) deve soltar os cachorros contra o prefeito Roselito Soares, na sessão desta terça, na Câmara de Itaituba

segunda-feira, abril 10, 2006

Pegando fogo

Conversei com o vereador João Crente, no início da Noite, quando ele me falou que a reunião de amanhã da Câmara Municipal de Itaituba vai pegar fogo. Ele falou que os vereadores da situação cansaram de acertar as coias com o prefeito Roselito e esse não respeitar.

A situação de descrédito do prefeito é tão grande, a ponto de João Crente, há alguns dias, por ocasião do início do campeonato suburbano, ao entregar oito bolas de futebol para serem usadas na competição, fazer questão de afirmar que quem estava doando o material esportivo era ele mesmo.

MUDANÇAS À VISTA
Além da crise com os vereadores, Roselito está tendo problemas dentro de sua equipe de trabalho. A Imprensa de Itaituba noticiou no dia de hoje a provável saída de alguns secretários, sobretudo os "estrangeiros". Embora o nome de Aparecido Fredy tenha aparecido na relação dos demissionários, nada há de definido sobre ele, que é o mais poderoso. Fredy é o primeiro ministro do atual governo.

EDIR PODE NÃO SAIR CANDIDATO
O médico Edir Pires pode não se lançar candidato a deputado estadual, caso o pastor do templo central da Igreja Assembléia de Deus confirme que disputará mesmo uma vaga na Assembléia Legislativa. Como congrega na mesma denominação Edir considera que a divisão prejudicará muito sua campanha. Apesar disso, no último final de semana ele visitou algumas comunidades ao lado do deputado federal Zequinha Marinho. Edir é o candidato que aparece melhor colocado nas pesquisas informais realizadas ultimamente em Itaituba.

LADO MAIS FRACO
Polícia Federal obtém acesso a dados bancários de Francenildo
19:50

Repórter da Agência Brasil

Brasília - Wlício Chaveiro Nascimento, advogado do caseiro Francenildo Santos Costa, está agora reunido com o delegado da Polícia Federal (PF), Rodrigo Gomes, responsável pelo caso.

Nascimento informou que trataria, na reunião, da quebra oficial do sigilo bancário de seu cliente, autorizada hoje (10) pela juíza Fátima de Paula, da 10ª Vara Federal. Ela atende a pedido da PF, que também recebeu da Justiça mandado de busca e apreensão, na Caixa Econômica Federal, do computador em que o extrato de Francenildo teria sido retirado.

A polícia investiga tanto o caso de violação de sigilo de Francenildo quanto a suspeita que levou à violação. O extrato bancário publicado na revista Época mostra que desde o início do ano o caseiro recebeu R$ 38.860. Francenildo justificou a movimentação financeira afirmando ser filho bastardo de Eurípedes Soares da Silva, dono de uma empresa de ônibus em Teresina (PI), e que teria enviado o dinheiro. Soares nega ser o pai do caseiro, mas confirma que fez os depósitos.

Segundo Nascimento, a quebra do sigilo bancário, telefônico e fiscal já havia sido autorizada por Francenildo no dia de seu depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos. E não muda as investigações. "Francenildo não teve medo de ser testemunha", disse.

O advogado informou ainda que entrará amanhã (11) com uma ação por danos morais contra a Caixa Econômica Federal e o ex-presidente da instituição, Jorge Mattoso.

Ana Paula Padrão não aceita mudança de horário no SBT
FABÍOLA REIPERT

Ana Paula Padrão não gostou nada de o "SBT Brasil" ter sido mudado para as 18h30, a partir de hoje. Na sexta-feira, a apresentadora ficou em reunião até tarde da noite, no SBT, para tentar reverter a situação. Pode haver novidades hoje. Com a mudança nos horários da programação, Carlos Nascimento passa a apresentar duas edições do "Jornal do SBT": uma às 22h e outra à 0h30. Às quartas, a das 22h não irá ao ar devido à exibição do "Ídolos".
----------------------
A globalização da má notícia

08.04.2006 | Minha amiga chegou dia desses de Miami anunciando estar “naquele chamado retorno de Saturno”. Seja lá qual for a interpretação astrológica do fenômeno, não deve ser coisa boa. “Queria viver em outro país no momento.” Onde? “Num lugar em que ainda dê pra ler jornais sem sentir vergonha ou desalento ou culpa ou raiva, whatever!” Como se existisse em algum lugar do mundo jornal que se possa ler sem sentir vergonha do ser humano – ô, raça! A má notícia é hoje uma febre mundial, pandemia da Internet. Numa rápida busca em sites brasileiros de informação montei a seguinte seleção de reportagens para tentar demover minha amiga dessa idéia maluca de sair do Brasil para fugir das más notícias. Acompanhe:

Grávida é espancada em chá-de-fralda em Massachusetts;

Fotógrafo venezuelano flagra seu assassinato;

Ataque maoísta no sul do Nepal deixa pelo menos 15 mortos;

Berlusconi usa linguagem vulgar para ofender opositores na Itália;

Guerra na Colômbia pode extinguir grupos indígenas;

Chinês tenta vender sua alma na Internet;

Viúva de Elvis Presley lança linha de camas com tema mórbido;

Ninguém se entende na França;

Software que "rejuvenesce" a mente chega aos EUA;

Descobertos corpos de meninos canadenses seqüestrados;

Fidel Castro diz que se aposentar como líder não é opção;

EUA: preso por pedofilia porta-voz do serviço de Segurança Interna;

Irã realiza testes em dois novos mísseis com sucesso;

Mãe de candidato à presidência do Peru prega fuzilamento de homossexuais;

França paga 2 mil euros para imigrantes deixarem o país;

México tenta conter discriminação de obesos;

Livro para adolescentes indianos diz que burros são melhores que mulheres;

Britânico é preso após cantar canções punks;

Vídeo mostra corpo de piloto americano mutilado no Iraque;

Professora estupra aluno de 13 anos 27 vezes em uma semana nos EUA;

Itália deteve atentado em metrô;

Ataque suicida fere juiz em tribunal na China;

Ataque suicida triplo deixa 74 mortos em Bagdá;

Governo de Israel rejeita proposta de trégua do Hamas;

Gripe aviária chega à Escócia;

Mulheres-bomba morrem na Turquia;

Prefeito de Bogotá lidera manifestação contra violência;

Grupo racista russo mata estudante senegalês;

Paraguai nega financiamento de terror;

Simulação de acidente aéreo provoca pânico em Nairobi;

Nível do rio alemão sobe e alaga cidade histórica;

Desastre a caminho de San Francisco: única pergunta é quando;

Naufrágio no Mar Vermelho mata ao menos 68;

Alemanha ordena sacrifício de mais 14 mil aves;

Secas causam êxodo de 25 milhões de pessoas;

Deputado da oposição é assassinado a tiros na Guatemala;

Ou seja, não dá para fugir da má notícia trocando de cidade ou de país, a não ser que se escolha um lugar onde a informação não circule. Uma ilha deserta sem jornal, fora do alcance da web. A hipótese de voltar para Saturno, do jeito que minha amiga voltou de lá deprimida, não sei não... Melhor ela continuar em São Paulo!
Fonte: No Mínimo - Tutty Vasques
--------------------
Copa do Mundo, Holocausto, Irã

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, é louco por futebol. É também aquele sujeito que andou dizendo que o Holocausto não existiu e que Israel deveria ser varrido do mapa. E o que tem a ver uma coisa com a outra? É que, sendo um torcedor fanático, Ahmadinejad estaria planejando ir à Copa do Mundo para acompanhar de perto sua seleção, que disputará uma das duas vagas do grupo D com México, Portugal e Angola (nota do “Guardian”, em inglês, aqui).

Direito dele, pode-se dizer. A história começa a ficar mais excitante quando se sabe que o Conselho Judaico da Alemanha acredita haver fundamento jurídico para que o presidente do Irã seja preso no momento em que pisar no país-sede da Copa, onde negar o Holocausto é crime.

Desde já, essa partida promete mais emoções do que qualquer uma do grupo D.
---------------------
No gesto de três governadores, um alento

Para quem anda tão desencantado com os políticos, não deixa de ser um alento um fato, inédito, que passou praticamente em branco pela mídia: três governadores de Estado candidatos à reeleição tiveram o belo gesto de renunciar ao cargo, passando o posto ao vice, para concorrerem sem a poderosa caneta do poder.

São eles os governadores de Santa Catarina, Luiz Henrique (PMDB), de Tocantins, Marcello Miranda (PMDB), e do Amapá, Waldez Góes (PDT).

O precursor nessa matéria depois da instituição da reeleição por emenda constitucional, em 1997, foi o falecido governador tucano Mário Covas, de São Paulo: candidato à reeleição em 1998, Covas licenciou-se do cargo durante a campanha eleitoral.

Covas ficou três meses fora do governo, e reassumiu logo depois de eleito em segundo turno, no final de outubro. Luiz Henrique, Miranda e Waldez, porém, foram mais longe: ficarão ao todo nove meses longe do governo, só retornando aos respectivos palácios se reeleitos.
----------------
Sanduba milionário

Acredite se quiser:

- A loja de departamentos Selfridges, em Londres, começou a vender nesta segunda-feira um sanduíche gourmet que custa 85 libras (equivalente a R$ 320).

A notícia da BBC Brasil diz que “o sanduíche mais caro do mundo” leva foie gras, maionese de trufas negras e queijo brie de meaux, além de rúcula, pimentões vermelhos tostados, tomate-cereja e, o que salga a conta, uma carne especialíssima que chega diariamente do Chile para garantir sua qualidade.

domingo, abril 09, 2006

EM PÉ DE GUERRA

De sexta-feira até hoje, domingo, foram pelo menos três reuniões dos vereadores da base de apoio do prefeito Roselito Soares. Eles estão indomáveis e até o líder Antônio Cardoso perdeu a paciência com o alcaide.

O problema é que Roselito não demonstrou a menor capacidade de articular, pois, crise, todo governo passa. Ele não atende os pedidos, nem mesmo dos mais próximos e raramente conversa sérios com eles.

Hoje os vereadores estiveram reunidos com o Secretário Fredi até quase duas horas da tarde e de pouco adiantou. O clima de insatisfação não foi aliviado e do jeito que vai a reunião de terça-feira pode trazer surpresas desagradáveis para a administração. O governo atual vive seu pior momento político e pode pior muito se não houver aproximação.

ZEQUINHA MARINHO
O deputado federal Zequinha Marinho (PSC) está visitando Itaituba. Conversei com ele, ontem, a respeito da luta pela criação do estado do Tapajós, pois é faz parte do restrito grupo de dois (o outro é Raimundo Santos), que tem dado apoio real ao movimento. Ele ratificou sua posição favorável ao Jornal do Comércio, dizendo que o governador Jatene conhece muito bem sua posição e nem por isso virou inimigo seu. Embora Zequinha esteja correndo atrás de votos para sua reeleição, estou publicando esta informação, porque sei que ele é realmente a favor do movimento. Não podemos encher a bola daqueles pára-quedistas que só nós procuram em tempos de eleição, dizendo aqui que são a favor, mas, agindo diferente quando voltam para casa.

Será submetido ao Plenário durante a convocação extraordinária o texto final da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/04, de autoria do senador Luiz Otávio (PMDB-PA), que regulariza a situação de 55 municípios cujos processos de criação foram interrompidos por força da Emenda Constitucional (EC) 15/96. Na justificativa do projeto, o senador explica que essa emenda foi aprovada para sustar 'uma avalanche de criação de novos municípios ocorrida na década de 90' - processo favorecido pela Constituição de 1988. Com a aprovação do texto final, a PEC seguirá para análise da Câmara.
O artigo 18 da Constituição deu aos estados a competência para criar novas unidades federativas. Como enfatizou o senador, algumas dessas novas cidades não tinham condições econômicas para sustentar a autonomia político-administrativa. Outras, porém, mereciam a autonomia, na opinião de Luiz Otávio, mas foram prejudicadas pela emenda 15. Tal emenda obriga a realização de plebiscito para consulta às populações dos municípios envolvidos, quando antes era necessário ouvir apenas a população do município a ser criado.
Além disso, os requisitos e procedimentos para a criação de município, que antes eram definidos apenas por lei estadual, passaram a ser regulados por lei complementar federal, de acordo com a EC 15. Essa norma exige ainda Estudo de Viabilidade Municipal, com divulgação obrigatória antes da consulta à população.
Conflito
Quando a EC 15/96 foi promulgada, várias comunidades haviam iniciado o processo de transformação dos distritos em municípios. Algumas já haviam realizado plebiscito, seguindo as regras da legislação anterior, e outras até mesmo elegido seus prefeitos e vereadores, mas não conseguiram a homologação do processo pelo STF.
Durante a votação da matéria em Plenário, em 23 de novembro, Luiz Otávio lembrou que a proposta de emenda à Constituição foi motivada pela criação do município de Mojuí dos Campos, no Pará. O STF sustou a realização das eleições marcadas para escolher prefeito e vereadores daquela cidade, mesmo depois de a Assembléia Legislativa ter aprovado o projeto e o governo sancionado a lei criando o município, com base em plebiscito promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Com apoio de todos os líderes, a proposta de Luiz Otávio foi aprovada, em segundo turno, no dia 23 de novembro, na forma de substitutivo do senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA). Foram 60 votos a favor e um contra.
O líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), ao destacar o acordo entre governo e oposição para aprovar a proposta, afirmou tratar-se de uma homenagem ao ex-deputado Luís Eduardo Magalhães, cujo nome foi dado a um dos novos municípios criados na Bahia e que se encontra nessa situação.
A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) disse, na ocasião, que o estado de Goiás também será contemplado, pois a emenda permite regularizar

Para eleger Lula
Nota publicada aqui, ontem, às 19h11 (em itálico, acréscimos feitos hoje):

"O ex-prefeito José Serra deve estar gargalhando com o resultado da pesquisa do Instituto DataFolha.

Geraldo Alckmin, por sua vez, deve estar repetindo que a campanha só começa com o período de propaganda eleitoral no rádio e na televisão - em meados de agosto.

Nada mais falso. O período de propaganda dura 45 dias. Nos primeiros, a audiência costuma ser baixa.

Para ganhar, um candidato tem de chegar lá com alto índice de conhecimento, e bem nas pesquisas.

O indice de conhecimento de Serra era alto. E somente ele empatava com Lula ou encostava nele.

O PSDB preferiu disputar com um candidato reserva, incapaz de entusiasmar as Filhas de Maria.

O crescimento de Garotinho não deverá tirar o PMDB do seu rumo. Em mais de uma dezena de Estados, candidatos ao governo do PMDB estão aliados com o PSDB e o PFL.

Preferem, pois, que o partido não tenha candidato a presidente.

Gaotinho só não pode é crescer muito e ficar com pinta de quem irá disputar um eventual segundo turno com Lula - ah, isso não.

Ter um candidato forte a presidente seria a desgraça do PMDB.

Em resumo: o PSDB e o PMDB operam de forma acelerada e inteligente para reeleger Lula.

Acabarão conseguindo."

Cadê o Serra?
Uma medida da força de Lula na mais recente pesquisa do instituto Datafolha anotada por Carlos Marchi em O Estado de S. Paulo: 79% dos eleitores brasileiros afirmam que há corrupção no governo e 83% acham que o presidente é "muito" ou "um pouco responsável" por essa corrupção, mas nem por isso metade desses eleitores deixaria de votar nele.

Agora, uma medida da fraqueza de Alckmin: 18% dos eleitores do PSDB afirmaram rejeitar a candidatura dele. Apenas 5% dos eleitores petistas rejeitam a candidatura Lula.

Orçamento: o passo que falta
O Congresso ainda não aprovou o Orçamento do governo federal para 1996. Raros têm sido os casos de sua aprovação até dezembro do ano anterior, que seria o normal. O Executivo deve ter sua parcela de culpa nessa história.

Fora isso, o Brasil tem dado passos firmes na construção de um sistema de finanças públicas institucionalmente avançado. Tudo começou em 1986 com o fim da “conta de movimento” do Banco do Brasil. A Lei de Responsabilidade Fiscal, um dos seus pontos altos, é considerada exemplo para outros países por instituições multilaterais
------------------
Frase do dia: "Há duas coisas infinitas: o Universo e a tolice dos homens."
Albert Eisten

quinta-feira, abril 06, 2006

Baile do Rei

Dia 21 de abril será realizado o BAILE DO REI, na clube Kalamazoom, em Itaituba. Fiel ao nome, só serão interpretadas músicas de Roberto Carlos nesse baile.

Rebelilão no front de Roselito

Vereadores da base de sustentação do prefeito Roselito Soares está rebelada. Na sessão de ontem da Câmara, Brás, Viana, João Crente e Marinha Pretinha baixaram a lenha do prefeito. Maria Pretinha surpreendeu ao afirmar que essa conversa de que os secretários municipais fazem as coisas à revelia do chefe é conversa fiada. Segundo ela, o prefeito sabe de tudo e se não toma providências é porque é conivente.

PLANO DIRETOR NO FORNO
É isso mesmo. O projeto do Plano Diretor do município de Itaituba vai ser discutido pela comunidade local nas dependências do Clube de Cabos e Soldados, que é um verdadeiro forno. Como o evento vai se estender por todo o dia de sábado, 08/04, será um teste de resistência para quem se dispuser a ir lá.

Itaituba não dispõe de locais adequados para esse tipo de acontecimento. O Clube de Cabos e Soldados, além de ser muito quente, é distante dos bairros mais populosos, o que compromete o deslocamento de pessoas para lá.

BARATA PODE VOAR
Há mais de uma semana corre um abaixo-assinado em Itaituba, organizado por algumas entidades, com o objetivo de pedir a remoção do delegado de Policia Civil Renato Barato. Ele vem sendo alvo de manifestações de insatisfação por parte de um grande número de pessoas, tendo chegado denúncias a membros do SISJU a respeito do seu comportamento. Surgiu uma informação ainda não confirmada pelo delegado dando conta de que Barata já teria pedido sua transferência, antecipando à solicitação das entidades.
------------------
Meu amigo Jota Ninos, de tantos anos de latinha juntos, mandou-me um recado encorajando-me para a missão que comecei a encarar na Rádio Itaituba. Obrigado, amigão. Posso lhe assegurar qaue a barra é pesada.


Fonte: Ibama ( Divulgado no blog do Jeso )
Ibama libera manejo para região
O gerente-executivo do Ibama em Santarém, Huyghens Caetano da Fonseca, autorizou esta manhã, a exploração de 12 Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), na região oeste do Pará. Segundo ele, isso garante a matéria-prima legalizada para a indústria.

Ele declarou que todos os PMFS aprovados passaram pelo crivo da Divisão Jurídica (DIJUR), responsável pela análise dos documentos apresentados nos planos, e da Divisão Técnica (DITEC) do Ibama em Santarém, que além da análise técnica, inclui o sensoriamento remoto dos locais a serem explorados para confirmar a existência das florestas primárias passíveis de exploração.

Os planos autorizados atenderam os critérios exigidos pelo Ibama para a liberação do manejo, entre os quais a situação fundiária regular da área a ser explorada, comprovada por titulação definitiva ou por declaração do Incra.

Os PMFS são de pequena escala, e boa parte deles localiza-se em assentamentos da reforma agrária. No total, eles devem produzir cerca 33 mil m3 de madeira, em áreas que somam cerca de 1.180 ha, abrangendo os municípios de Placas, Rurópolis, Trairão e Uruará.

Deu no blog Agonia e Êxtase ( do meu amigo Jubal Cabral )
Segundo nota do site geólogo.com.br (linkado ao lado), outra junior australiana vai iniciar as atividades no Vale do Tapajós .
A Gold Aura, orientada por geólogos brasileiros está iniciando as suas avaliações de áreas auríferas no Tapajós. A empresa atua, principalmente, na Austrália e Nova Guiné.

Como uma junior que dispunha de, somente, 1 milhão de dólares australianos no banco, em dezembro, ela deve estar desesperada em busca de novos financiamentos ou parceiros. Talvez seja por isso que a empresa tenha priorizado o Tapajós que é prolífico em áreas de ouro.
A empresa deve ter estudado os bons resultados de outras australianas como a Troy Resources, Serabi e a Ashburton que investem no Brasil.

TCU condena Milanez
O TCU (Tribunal de Contas da União) julgou irregulares as contas de Milanez Pinheiro, ex-prefeito de Aveiro, e o condenou a pagar R$ 98.452,58, valor atualizado, por não prestar contas de recursos repassados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).A verba tinha a finalidade de contribuir para a manutenção das escolas públicas municipais e municipalizadas que atendessem a mais de 20 alunos no ensino fundamental.O ex-prefeito foi condenado, também, a pagar multa no valor de R$ 3 mil e terá 15 dias para comprovar o recolhimento das dívidas aos cofres do Tesouro Nacional e do FNDE.Foi autorizada a cobrança judicial. Cabe recurso da decisão.O ministro Guilherme Palmeira foi o relator do processo. Fonte: TCU

Meu comentário: O vizinho município de Aveiro tem dado muito azar na escolha dos seus governantes. Primeiro foi Leon, que fez alguma coisa em seu primeiro governo; depois Altamiro. Leon voltou após Altamiro e foi um desastre. Mas, nada comparado com o que viriam a fazer Malanez Pinheiro e Reginaldo Maia. Esses dois saquearam os cofres públicos. Agora , a prefeita Gorete Xavier tem oportunidade de mudar essa impressão. Há algumas reclamações pontuais, mas, parece que está se comportando melhor que seus antecessores, apesar das acusações do de deslavado nepotismo.

terça-feira, abril 04, 2006

DE VOLTA AO RÁDIO

Caros amigos leitores do blog.
Informo que decidi aceitar o desafio de tentar dar um rumo à Rádio Itaituba. É isso mesmo: vou tentar dar um jeito nessa querida emissora, que se encontra hoje na UTI, quase desenganada.

Não sei fazer milagres. Quem conhece o meu trabalho sabe que o faço com seriedade e é isso que farei lá, contando com o apoio dos que restaram da equipe.

Trata-se de um patrimônio deste município, que me sinto no dever de não deixar desaparecer, quase sem deixar vestígios. Peço que torçam muito por mim, pois a missão será das mais árduas. Volta, porque fazer rádio é uma das minhas maiores paixões

AABB, campeã do primeiro turno da Copa Ouro de Futsal

Piratas usam até crianças

04/04/2006 - 16h38
Folha Online

Um e-mail criado recentemente mostra que os piratas virtuais estão dispostos a usar todo e qualquer tipo de estratégia para enganar internautas e espalhar vírus. Neste caso, a mensagem foge do lugar comum --uso do nome de empresas e instituições financeiras--, divulgando informações sobre o falso desaparecimento de uma criança de quatro anos.

O tom desesperado do e-mail --algo que ajuda a comover--, mostra a total falta de caráter dos criadores da mensagem. "Vamos ajudar um pai desesperado", "que Deus abençoe todos os colaboradores" e "repassem [o e-mail] por misericórdia" são algumas das frases usadas. Quando o usuário clica em um link para visualizar a imagem do garoto desaparecido, instala involuntariamente em seu PC o cavalo de tróia Downloader.ACR.

Esta tática leva o nome de phishing scam e tem como objetivo roubar informações dos usuários --com acesso a dados bancários, piratas podem realizar transferências financeiras. "Os phishings induzem os usuários a clicar em links para ver fotos, preencher cadastros ou até mesmo baixar alguma atualização de programa. Na dúvida, a melhor opção é nunca clicar no endereço sugerido", afirma Patrícia Ammirabile, da empresa de segurança McAfee. A mensagem com o título "Filho Desaparecido! Ajudem!" identifica os pais da criança como Paul e Thais. O falso desesperado diz que seu filho sumiu "ontem à tarde", em Guarulhos, quando brincava na rua.

vereador Brás Viana retorna de Brasília


O vereador Brás Viana retornou de Brasília, onde manteve alguns contatos e fez diversas reivindicações, conforme informou hoje, da tribuna da Câmara de Itaituba. Viana disse que esteve nos ministérios dos Transportes, Minas e Energia e alguns outros.

A VIOLÊNCIA CONTINUA

Cadê a Policia, minha gente?
Está ficando difícil viver na cidade de Itaituba. A violência cresce a cada dia e a inoperância da Polícia, também. Ontem, mesmo, um jovem de um agência de viagem local foi assaltado, do qual foram levados mais de 15 mil reais, sendo que pouco mais de um mil em dinheiro e o restante em chegues, em plena luz do dia. Semana passado um senhor foi assaltado na porta de sua casa, no pequeno bairro da Vila Caçula. Valha-nos quem?!!! Diria o comendador Mário Sobral.

Juiz anula ato que cassou vice-prefeito

Em sentença no último dia 30, o juiz Edivaldo Saldanha Sousa anulou todos os atos da Câmara Municipal de Nova Progresso que cassou o mandato do vice-prefeito Márcio Scheles de Lima.Determinou, de imediato, a reintegração do médico no cargo. O magistrado deu uns "cascudos" nos vereadores pela burrice cometida. "Foi no mínimo absurdo o procedimento e a decisão do legislativo municipal", disse na sentença.

O vice perdeu o mandato na Câmara por "falta de decoro parlamentar" cometido na campanha eleitoral de 2004, quando teria oferecido dinheiro (R$ 50 mil) a Edson Medeiros Maia, para que renunciasse sua candidatura a vice-prefeito na chapa do PT, que foi derrotado.- O procedimento do legislativo foi para apuração de irregularidade prescrita no artigo 4º, X, do Decreto-Lei 201/67, ou seja, falta de decoro no exercício do cargo. É de se perguntar: que cargo, se o impetrante [Márcio Sheles] era apenas candidato quando da suposta infração - observou o juiz.E emendou:- Vejo que os edis desprezaram pressupostos, quedando-se pela imediatismo, cedendo a parcialidades e querelas políticas, violando princípios constitucionais do devido processo legal, da ampla defesa e do contraditório, ao escolher a via inadmissível e incorreta para acolhimneto e processamento da deúnica e, por fim, aplicação da punição ao impetrante, suprimindo o juízo competente, à semelhança de um tribunal de exceção.

Não. Na sentença, o magistrado não chamou quadrúpedes os vereadores. Mas faltou pouco. Muito pouco.- Verifica-se que os edis procuraram concluir o processo de forma que sequer atentaram para erros banais. Vejamos: foi aprovado relatório de cassação por "falta de decoro parlamentar". Como assim? Sequer o impetrante era membro do poder legislativo, como pode ter cometido alguma falta como parlamentar.Guerra abertaA volta de Márcio Scheles ao cargo coloca mais gasolina na guerra política aberta que ele trava com o prefeito Tony Fábio (PPS). Ano passado, Márcio entrou com uma ação judicial contra Tony por crime ambiental e conseguiu afastá-lo do cargo por uma semana.A cassação do vice pela Câmara, nas mão do prefeito, foi o troco dado.
Fonte: blog do Jeso

sábado, abril 01, 2006

Frase do dia

"O vício inerente ao capitalismo é a distribuição desigual de benesse; o do socialismo é a distribuição por igual das misérias"-- Winston Churchill

Esse Jáder um dia cai

Dois ministros opinam que Jáder Barbalho cometeu peculato
O LIberal

O ministro Eros Grau, do Supremo Tribunal Federal (STF), acompanhou, ontem, integralmente, o voto do ministro Marco Aurélio de Mello, relator do inquérito 2052 que apura a desapropriação fraudulenta da Vila Amazônia, no Estado do Amazonas, pelo hoje deputado federal Jáder Barbalho (PMDB-PA), quando Jáder era ministro da Reforma Agrária do governo José Sarney. Segundo o ministro-relator, há fortes indícios sobre a materialidade e a autoria do crime de peculato, quando o então ministro Jáder Barbalho homologou o acordo para o pagamento da indenização, através de uma portaria ministerial.

O julgamento do Inquérito 2.052, que tramita há anos no STF, foi novamente suspenso, ontem, após um pedido de vista do ministro Ricardo Lewandowski, recém-empossado no Supremo. O julgamento do caso foi retomado ontem com a apresentação do voto-vista do ministro Eros Grau. Além de Jáder, também são investigados pela prática de crime de peculato Antônio César Pinho Brasil e Antônio Cabral de Abreu.

Desta forma, os ministros Marco Aurélio de Mello e Eros Grau votaram pelo recebimento da denúncia contra Jáder Barbalho e pela prescrição da pretensão punitiva para Antônio Cabral de Abreu. O julgamento será retomado quando o ministro Lewandowski apresentar o seu voto-vista.

O julgamento de Jáder Barbalho havia sido interrompido a 1º de setembro do ano passado, pelo pedido de vistas do ministro Eros Grau. O relator, ministro Marco Aurélio, recebeu a denúncia quanto aos dois primeiros acusados e declarou a prescrição com relação a Antônio Cabral de Abreu. O inquérito investiga suposto desvio de dinheiro público no processo de desapropriação do imóvel rural Vila Amazônia, por possível supervalorização de sua indenização.
O processo de desapropriação ocorreu em 1988, no período em que Barbalho foi ministro da Reforma Agrária, e envolveria a participação de funcionários graduados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do extinto Ministério da Reforma e Desenvolvimento Agrário (Mirad).

O ministro Marco Aurélio observou a existência de dados reveladores de indícios sobre a materialidade e a autoria do crime. Ele ressaltou que, segundo a acusação, coube a Jáder Barbalho a aprovação do acordo para o pagamento da indenização; a Pinho Brasil, na época secretário de Assuntos Fundiários, o afastamento dos laudos de avaliação do imóvel feito pelo Incra; e a Cabral Abreu a contribuição para a realização do acordo que possibilitou a supervalorização da indenização do imóvel.

Sobre a alegação de prescrição do crime de peculato em relação a Jáder Barbalho e Pinho Brasil, o relator ponderou que a causa de aumento de pena prevista no parágrafo 2º do artigo 327 do Código Penal projetou o prazo prescricional para 20 anos, tendo em vista que a pena máxima para o crime é de 12 anos. Segundo o dispositivo, a pena será aumentada em um terço quando os autores dos crimes contra a Administração Pública forem ocupantes de cargo em comissão ou de função de direção ou assessoramento de órgão da administração direta, sociedade de economia mista, empresa pública ou fundação instituída pelo Poder Público.

Quanto ao acusado Cabral de Abreu, o ministro declarou a prescrição punitiva do Estado, de acordo com o inciso II, do artigo 109 do Código Penal (quando a pena máxima do crime for de 12 anos, a prescrição ocorre em 16 anos). O ministro observou que Cabral de Abreu não era funcionário público e a passagem de 16 anos entre 3 de fevereiro de 1988 e 2 de fevereiro de 2004 caracterizava o lapso prescricional.

Ação do Incra diz que área desapropriada em 1989 é resultado de grilagem
A área desapropriada pelo hoje deputado federal Jáder Barbalho (PMDB-PA), quando era ministro da Reforma e Desenvolvimento Agrário, em 1989, ainda hoje é apontada como grilada em ação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que corre na 1ª Vara da Justiça Federal do Amazonas. A indenização paga aos donos da área, que são de Belém, como Jader, também é controversa. O valor final superou em mais de 30 vezes aquele proposto pela vistoria do Incra nas terras. Como ministro, Jáder assinou um termo de acordo indenizando os herdeiros de Luiz do Vale Miranda e o engenheiro civil Antônio Cabral Abreu em Cz$ 416.403.677,85 (R$ 15.125.522,00, em valores corrigidos pela tabela de precatórios do Tribunal de Justiça de São Paulo). O valor foi pago em três de fevereiro de 1988.

A área, denominada Vila Amazônia, tem 78.270 hectares, e fica no município de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus. A Vila Amazônia também ocupa uma área contígua de 221.730 hectares no Estado do Pará. Em 1990, os proprietários pediram uma nova indenização ao Incra, afirmando que as terras ficaram improdutivas devido à primeira expropriação. O caso continua sendo investigado pela Polícia Federal do Amazonas, a pedido do Incra, que o relacionou na lista de suspeitos em relatório sobre a grilagem na Amazônia editado em 1999.

O relatório aponta que, além dos títulos em nome de Luiz Miranda e Antônio Abreu, foram encontrados no cartório de Parintins diversos títulos definitivos da mesma área expedidos há 50 anos pelo governo estadual e pela prefeitura da cidade para agricultores. Os agricultores ingressaram na Justiça com uma ação para ganhar a terra por usucapião.
A desapropriação foi viciada e encontra-se em grau de apelação na Justiça Federal, em curso no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Segundo o Incra, ganhando a causa, o Instituto ingressará com uma ação para anular a indenização paga. 'Foi feito um termo de acordo. Se esse acordo lesou o patrimônio, isso pode ser um fundamento para a ação', alega um procurador do Incra que acompanha o caso.

A proposta do Incra para a indenização era de pagar, com base em levantamentos da Caixa, do Banco da Amazônia e da Fundação Getúlio Vargas, indenização de Cz$ 7.543.426,45 (R$ 449 mil hoje), em 27 de outubro de 1987. O instituto chegou a emitir o TDA (Título da Dívida Agrária) para fazer o pagamento.

Telegrama - Num telegrama dirigido ao Incra do Amazonas, com data de 17 de dezembro de 87, o então ministro Jáder Barbalho ordenou que o processo que tratava da desapropriação fosse encaminhado a Brasília. O ministro estaria atendendo ao apelo dos herdeiros, que propuseram um acordo. Na representação, os herdeiros pediram Cz$ 313.120.000,00 (R$ 13,2 milhões hoje). 'Na tentativa extrema de evitar questionabilidade judicial, esperamos obter o acordo', afirma o texto, assinado pelo advogado Silvio Romero de Miranda Leão. Em 19 de janeiro de 1988, Jáder baixou portaria autorizando a confecção do acordo pelo Departamento de Administração do Ministério. Aí o valor da terra disparou dos R$ 449 mil iniciais para os R$ 15 milhões finais pagos na sequência, em fevereiro. 'Não havia necessidade de o Incra ter pago essa ‘Babilônia’ de dinheiro por negócio que seria resolvido por um valor bem menor, até mesmo com uma ação de usucapião', disse um procurador.