quinta-feira, abril 06, 2006

Rebelilão no front de Roselito

Vereadores da base de sustentação do prefeito Roselito Soares está rebelada. Na sessão de ontem da Câmara, Brás, Viana, João Crente e Marinha Pretinha baixaram a lenha do prefeito. Maria Pretinha surpreendeu ao afirmar que essa conversa de que os secretários municipais fazem as coisas à revelia do chefe é conversa fiada. Segundo ela, o prefeito sabe de tudo e se não toma providências é porque é conivente.

PLANO DIRETOR NO FORNO
É isso mesmo. O projeto do Plano Diretor do município de Itaituba vai ser discutido pela comunidade local nas dependências do Clube de Cabos e Soldados, que é um verdadeiro forno. Como o evento vai se estender por todo o dia de sábado, 08/04, será um teste de resistência para quem se dispuser a ir lá.

Itaituba não dispõe de locais adequados para esse tipo de acontecimento. O Clube de Cabos e Soldados, além de ser muito quente, é distante dos bairros mais populosos, o que compromete o deslocamento de pessoas para lá.

BARATA PODE VOAR
Há mais de uma semana corre um abaixo-assinado em Itaituba, organizado por algumas entidades, com o objetivo de pedir a remoção do delegado de Policia Civil Renato Barato. Ele vem sendo alvo de manifestações de insatisfação por parte de um grande número de pessoas, tendo chegado denúncias a membros do SISJU a respeito do seu comportamento. Surgiu uma informação ainda não confirmada pelo delegado dando conta de que Barata já teria pedido sua transferência, antecipando à solicitação das entidades.
------------------
Meu amigo Jota Ninos, de tantos anos de latinha juntos, mandou-me um recado encorajando-me para a missão que comecei a encarar na Rádio Itaituba. Obrigado, amigão. Posso lhe assegurar qaue a barra é pesada.


Fonte: Ibama ( Divulgado no blog do Jeso )
Ibama libera manejo para região
O gerente-executivo do Ibama em Santarém, Huyghens Caetano da Fonseca, autorizou esta manhã, a exploração de 12 Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), na região oeste do Pará. Segundo ele, isso garante a matéria-prima legalizada para a indústria.

Ele declarou que todos os PMFS aprovados passaram pelo crivo da Divisão Jurídica (DIJUR), responsável pela análise dos documentos apresentados nos planos, e da Divisão Técnica (DITEC) do Ibama em Santarém, que além da análise técnica, inclui o sensoriamento remoto dos locais a serem explorados para confirmar a existência das florestas primárias passíveis de exploração.

Os planos autorizados atenderam os critérios exigidos pelo Ibama para a liberação do manejo, entre os quais a situação fundiária regular da área a ser explorada, comprovada por titulação definitiva ou por declaração do Incra.

Os PMFS são de pequena escala, e boa parte deles localiza-se em assentamentos da reforma agrária. No total, eles devem produzir cerca 33 mil m3 de madeira, em áreas que somam cerca de 1.180 ha, abrangendo os municípios de Placas, Rurópolis, Trairão e Uruará.

Deu no blog Agonia e Êxtase ( do meu amigo Jubal Cabral )
Segundo nota do site geólogo.com.br (linkado ao lado), outra junior australiana vai iniciar as atividades no Vale do Tapajós .
A Gold Aura, orientada por geólogos brasileiros está iniciando as suas avaliações de áreas auríferas no Tapajós. A empresa atua, principalmente, na Austrália e Nova Guiné.

Como uma junior que dispunha de, somente, 1 milhão de dólares australianos no banco, em dezembro, ela deve estar desesperada em busca de novos financiamentos ou parceiros. Talvez seja por isso que a empresa tenha priorizado o Tapajós que é prolífico em áreas de ouro.
A empresa deve ter estudado os bons resultados de outras australianas como a Troy Resources, Serabi e a Ashburton que investem no Brasil.

TCU condena Milanez
O TCU (Tribunal de Contas da União) julgou irregulares as contas de Milanez Pinheiro, ex-prefeito de Aveiro, e o condenou a pagar R$ 98.452,58, valor atualizado, por não prestar contas de recursos repassados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).A verba tinha a finalidade de contribuir para a manutenção das escolas públicas municipais e municipalizadas que atendessem a mais de 20 alunos no ensino fundamental.O ex-prefeito foi condenado, também, a pagar multa no valor de R$ 3 mil e terá 15 dias para comprovar o recolhimento das dívidas aos cofres do Tesouro Nacional e do FNDE.Foi autorizada a cobrança judicial. Cabe recurso da decisão.O ministro Guilherme Palmeira foi o relator do processo. Fonte: TCU

Meu comentário: O vizinho município de Aveiro tem dado muito azar na escolha dos seus governantes. Primeiro foi Leon, que fez alguma coisa em seu primeiro governo; depois Altamiro. Leon voltou após Altamiro e foi um desastre. Mas, nada comparado com o que viriam a fazer Malanez Pinheiro e Reginaldo Maia. Esses dois saquearam os cofres públicos. Agora , a prefeita Gorete Xavier tem oportunidade de mudar essa impressão. Há algumas reclamações pontuais, mas, parece que está se comportando melhor que seus antecessores, apesar das acusações do de deslavado nepotismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário