O major Carlos Marcelo Souza (foto), ex-comandante do 15° Batalhão da Polícia Militar, sediado em Itaituba, pode ser expulso da corporação. O governador Simão Jatene baixou decreto ontem, 18, determinando a instauração de um conselho para julgar “a capacidade” do oficial da PM “de permanecer no serviço ativo” ou não.
Determinou ainda o afastamento do PM do “exercício de suas funções” até a decisão do conselho.Como comandante da PM em Itaituba, o major Marcelo cometeu irregularidades caracterizadas como “graves”, segundo o IPM (Inquérito Policial-Militar) apurou em maio de 2004.
Falcatruas que possibilitaram o enriquecimento ilícito do militar. “Adquirido, em virtude das condutas ímprobas, patrimônio além do que poderia auferir mediante percepção de vencimentos como comandante do referido Batalhão”, menciona o decreto.
A esposa do oficial, Rita de Souza, é também mencionada no IPM como beneficiária das fraudes (ver abaixo).JustificaçãoDe acordo com o decreto, o oficial PM terá que apresentar a sua declaração de bens e valores.
Quem fará a análise do documento é o Conselho de Justificação, quem tem como presidente o coronel PM Carlos Alberto Modesto da Cunha e os tenentes-coronéis Luiz Brito dos Santos (interrogante e relator) e Sérgio Santiago Gibson Alves (escrivão).
O conselho tem até o dia 18 de agosto (30 dias) para conclusão dos procedimentos e decidir pela expulsão ou não do major PM.
As fraudes
1 - Para proveito próprio ou da Srª. Rita Luiza Andrade de Sousa, à época, esposa do major Marcelo, condicionava e/ou exigia, indevidamente, de policiais militares subordinados, em razão da função de Comandante do 15º BPM, quantia em dinheiro para deslocá-los da sede do 15º Batalhão de Polícia Militar no município de Itaituba/PA para Destacamentos e Companhias subordinados ao Comando do aludido BPM em localidades de garimpo ou outros municípios;
2 - Acertou ilegalmente com fornecedores de suprimentos da Polícia Militar de que estes deveriam realizar o depósito de quantia em dinheiro na conta corrente da Srª Rita Luiza, relativo ao produto que deveria ser fornecido e entregue em espécie no 15º BPM, contrariando, destarte, contrato administrativo celebrado entre a Administração Pública e os fornecedores;
3- Exigiu e/ou recebeu pagamento ou outra vantagem indevida de comerciantes, para proveito próprio em troca de policiamento ostensivo, utilizando recursos humanos e materiais da Polícia Militar, às proximidades dos estabelecimentos comerciais, visando oferecer-lhes segurança diferenciada dos demais comerciantes;
4 - Desviou, para fins próprios e outros, a doação de aproximadamente 67,582 m3 de madeira do IBAMA, que recebeu, em razão da função de Comandante, para ser utilizados em benefício do 15º BPM. O mesmo teria feito com o suprimento de gêneros alimentícios e de combustível.
Fonte: blog do Jeso
-----------------
Comentário mandando por leitor anônimo
Parente.
Quem teve a coragem de publicar as denúncias que as mulheres de soldados e cabos faziam contra o major Marcelo foi o repórter Francisco Amaral, na época, correspondente do jornal Estado do Tapajós em Itaituba. Foi com base nas matérias de Amaral que o comando da PM mandou investigar as denúncias contra o então comandante da PM, cujo processo disciplinar está em fase final.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
EDITAL Prezados (as) Senhores (as): CLIENTES CPF/CNPJ CONTRATO QUADRA LOTE EDITAL Prezados (as) Senhores (as): CLIENTES CPF: CONTRATO QUAD...
-
O Presidente da COOPERATIVA SUSTENTAVEL DE PRODUÇÃO MINERAL CNPJ 45.610.812/0001-97, no uso de suas atribuições conferidas pelo Estatuto Soc...
-
EDITAL Prezados (as) Senhores (as): CLIENTES CPF/CNPJ CONTRATO QUADRA LOTE EDITAL Prezados (as) Senhores (as): CLIENTES CPF: CONTRATO QUAD...
Parente.
ResponderExcluirQuem teve a coragem de publicar as denúncias que as mulheres de soldados e cabos faziam contra o major Marcelo foi o repórter Francisco Amaral, na época, correspondente do jornal Estado do Tapajós em Itaituba. Foi com base nas matérias de Amaral que o comando da PM mandou investigar as denúncias contra o então comandante da PM, cujo processo disciplinar está em fase final.
Luiz Carlos
This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.
ResponderExcluir»