domingo, agosto 13, 2006

Almir lidera com folga disputa para Governo

A pesquisa Ibope, divulgada neste sábado (12), aponta a intenção de voto dos paraenses para Governo do Estado, Senado e Presidência da República. Ao todo foram entrevistados 812 eleitores, em 41 municípios paraenses, incluindo a capital. A pesquisa foi feita entre os dias 8 e 10 de agosto e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará, sob o protocolo 12686/2006.

Na pesquisa estimulada para Governo do Estado, o candidato Almir Gabriel, da coligação União pelo Pará (PSDB, PFL, PTB, PL, PP, PPS, PV, PTC, PRTB, PRP, PTdoB, PAN, PMN, PHS, PSC), aparece com 46% da intenção de votos.

A candidata Ana Júlia Carepa, da Frente Popular Muda Pará (PT, PCdoB, PDB, PTN, PRB), tem 26%, seguida de Edmilson Rodrigues, da Frente de Esquerda (PSOL, PCB), com 8% e de José Priante, do PMDB, com 6%. Os candidatos Lena Raiol, do PSDC e Atnágoras Lopes, do PSTU, aparecem com 2% e 0% da intenção de votos, respectivamente. Brancos e nulos somam 5%; não sabem ou não opinaram, 7%.

Se forem considerados apenas os votos válidos, Almir soma 52%, seguido de Ana Júlia com 29%, Edmilson, tem 9%, Priante, 7%, Professora Lena, 3% e Atnágoras, 0%. A margem de erro estimada da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Almir levaria segundo turno disputando com qualquer candidato
No caso de um segundo turno entre o candidato do PSDB e a candidata do PT, os números seriam: Almir, 55%, Ana Júlia, 37%, Brancos e Nulos, 5%. Não sabem ou não opinaram, 3%.
Almir Gabriel também venceria as eleições com 63% dos votos, se tivesse o candidato do PSOL, como adversário no segundo turno. Edmilson Rodrigues somaria 25%. Brancos e nulos, 7%; não sabem ou não opinaram, 5%.

Se o oponente de Almir Gabriel fosse José Priante, do PMDB, ele levaria o segundo turno das eleições com 65% das intenções de votos. Priante ficaria com 19%. Brancos e nulos, 11%; não sabem ou não opinaram, 5%.

Priante lidera rejeição

O Ibope perguntou, aos eleitores entrevistados, em qual candidato eles não votariam de jeito nenhum. Priante liderou a rejeição, com 30%; seguido de Atnágoras e Edmilson, ambos com 28% cada; depois, aparece Professora Lena, com 25%; Ana Júlia teve 23% de rejeição e Almir Gabriel somou 19%. Não sabem ou não opinaram, 10%.

Maioria dos eleitores acredita em vitória de Almir
O Ibope perguntou aos eleitores que eles achavam que seria o Governador eleito do Pará. Almir Gabriel aparece em primeiro, com 57%; Ana Júlia vem em seguida, com 15%; Edmilson Rodrigues tem 7%; Priante soma 4%, Professora Lena, 1%; não sabem ou não opinaram, 17%. O candidato do PSTU, Atnágoras Lopes, não foi citado.

Governo de Jatene tem 58% de aprovação
Segundo a pesquisa do Ibope, 58% dos entrevistados aprovam o governo de Simão Jatene (PSDB), 33% desaprovam; e 9% não sabem ou não opinaram.
Mário Couto lidera disputa para o Senado

Pesquisa estimulada sobre a disputa por vaga no Senado Federal aponta liderança de Mário Couto (PSDB) com 27%; seguido de Luiz Otávio (PMDB), com 21%; Mário Cardoso (PT) apareceu com 8%; Neide Solimões (PSOL) teve 2%; Vasconcelos (PSTU) somou 2%, também; e Wilkens (PDT), 1%. Brancos e nulos, 11%, não sabem ou não opinaram, 27%.

Na disputa pela presidência, Lula é preferido
Pesquisa estimulada sobre quem o paraense votaria para a Presidência da República aponta vantagem de Lula (PT), com 54%; seguido de Geraldo Alckmin (PSDB) com 21%; Heloísa Helena (PSOL), com 12%; Ana Maria Rangel (PRP), com 2%; Cristovam Buarque (PDT) aparece com 1%; Luciano Bivar (PSL) tem, também, 1%; José Maria Eymael tem 0%. Brancos e nulos, 2%, não sabem ou não opinaram, 5%.
Fonte: O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário