quinta-feira, agosto 10, 2006

Jacareacanga - Disputa política exige reforço policial

A disputa política entre dois grupos rivais no município de Jacareacanga levou a polícia a enviar reforço para aquela cidade, a fim de evitar conflitos. A cidade está dividida entre os que apóiam e os que fazem oposição ao prefeito Carlos Veiga e, com a aproximação as eleições, o clima voltou a ficar tenso, com ameaças de ambos os lados.

Para evitar violência, a Superintendência de Polícia Civil do Baixo Amazonas determinou à Delegacia de Polícia de Itaituba que envie policiais civis para aquele município, para que investiguem as ameaças e evitem confrontos físicos.

O delegado em Itaituba, Nelson Silva, enviou para Jacareacanga um grupo de policiais liderados pelo delegado Renato Barata. Eles têm a missão de ouvir os relatos de ameaças e investigar se há risco de uma disputa física ou armada entre os grupos políticos rivais.

O reforço na segurança também ocorre porque o município possui uma população constituída por indígenas de várias etnias. Os indígenas têm vida política ativa a muitos fazem parte dos poderes Executivo e Legislativo. A polícia tem relatos de espancamentos de índios ocorridos no município e algumas pessoas denunciaram que estão sendo ameaçadas.

Hoje chega à cidade o Procurador Federal da Fundação Nacional do Índio (Funai),Luís Rogério Damasceno, que realiza hoje mesmo uma audiência pública para discutir o problema. Ele foi informado de que existem conflitos entre índios e brancos e que os índios estão sendo incentivados a ingerirem bebidas alcoólicas e irem para a cidade armados.
O Estado do Tapajós

Nenhum comentário:

Postar um comentário