As vaias ao prefeito Roselito Soares começaram logo após a chegada a Itaituba, da comitiva do candidato ao governo do Estado, Almir Gabriel, ainda no aeroporto quando o nome do prefeito foi anunciado pelo serviço de som.
O prosseguimento muito ampliado dos apupos poderia ter sido evitado, se Roselito tivesse uma assessoria competente, ou, se não fosse teimoso. Mas, não. Ele foi para o comício realizado na esquina da Travessa 13 de Maio, com a 9ª Rua do bairro Bela Vista, disposto a provar que o episódio do aeroporto tinha sido orquestrado por opositores de seu governo. Só piorou as coisas.
Quando o animador do comício anunciou o nome do prefeito, as vaias tomaram conta do público que acompanhava os pronunciamentos. Não foi obra de um grupo de pessoas treinadas para constranger Roselito. Foi uma ação coletiva espontânea, que não foi arrefecida, nem mesmo diante dos pedidos de Almir Gabriel, que visivelmente constrangido, tentou criar clima para que o prefeito pudesse falar. Mas, não conseguiu. Soltaram foguetes tentando abafar as vaias e só piorou a situação
Mesmo assim, Roselito Soares usou o microfone por aproximadamente três minutos, mesmo não sendo possível compreender o que dizia debaixo de sonoras vaias. Foi constrangedor para todos os que se encontravam no palanque e para os seguidores do prefeito.
PIOR QUE DO BOTELHO
A vaia de Roselito foi muito, mas, muito pior que a sofrida por Edilson Botelho, então prefeito de Itaituba, na eleição para o governador de 2000. Naquela ocasião, adversários de Botelho organizaram uma grande torcida contra, distribuindo mais de dois mil apitos que foram usados quando o ex-prefeito foi anunciado.
No caso de Roselito Soares, não. As vaias foram espontâneas. Seu desgaste erão tão evidante antes do comício de ontem, que seus adversários chegaram à conclusão de que não precisariam fazer nenhum esforço para piorar a situação.
Para os aliados do prefeito, a culpa pelo alto índice de rejeição é da imprensa de Itaituba, que critica a administração municipal, diariamente.
PÚBLICO
Os partidários do candidato Almir Gabriel estimaram em oito mil o número de pessoas presentes no comício de ontem. Adversários dizem que não havia mais de duas mil. A verdade é que não há nenhuma projeção confiável. Talvez houvesse mais do que duas mil, mas, com certeza ficou bem longe das oito mil pessoas.
BRIGAS
Houve alguns entreveros, envolvendo pessoas ligadas a Roselito e simpatizantes de candidatos locais. O mais sério deles envolveu o motorista da Prefeitura, que é lotado na equipe do gabinete do prefeito e Clemerson, que faz parte da equipe do candidato a deputado federal Dudimar Paxiúba.
Essa briga prosseguiu hoje pela manhã, no Hotel Apiacás, onde o motorista conhecido por Odilon agrediu Clemerson, que ainda chegou a pegar um facão do carro onde estava, mas foi contido por pessoas de seu grupo.
A briga foi parar na delegacia. Lá foram registradas pelos menos dez queixas contra Clemerson, que contra-atacou, registrando queixa contra Odilon. O candidato Dudimar Paxiúba, que é advogado, foi à delegacia de Polícia para dar apoio ao seu pessoal.
COBRANÇAS
A equipe de campanha de Almir Gabriel cobrou de Dudimar, porque viu muros pintados apenas com seu nome. Queria saber porque não constavam os nomes do candidato ao governo e ao Senado, pelo menos.
Simples, respondeu o candidato itaitubense. Vocês mandaram algum recurso, ou, ao menos uma lata de tinta para pintar muros, para que eu pudesse fazer isso que me cobram?
Também houve reclamações pelo fato de Dudimar estar participando de reuniões e vir recebendo ajuda de Valmir Climaco, ao que ele retrucou que é desse empresário que vem obtendo algum tipo de apoio para sua campanha.
SUBIU NO PALANQUE
O candidato a deputado federal pelo PV, Dudimar Paxiúba, relutou bastante em subir no palanque, porque o prefeito Roselito Soares se encontrava lá. Sua equipe de trabalhou o convenceu de que era importante que ele aproveitasse a oportunidade para falar ao público presente sobre sua proposta política, independente de quem estivesse no palanque. Ele entendeu, foi lá e deu seu recado.
EDIR
O candidato Edir Pires (PSC), pediu votos para seu candidato a deputado federal, Zequinha Marinho. Ouviu vaias que o incomodaram. Para tentar melhorar, pediu votos, também, para Dudimar. Aí foi aplaudido.
Se não falasse o nome de Zequinha Marinho, ficaria muito mal com os dirigentes da Igreja Assembléia de Deus, que o apoiam.
Nã tinha jeito. Se corresse o bicho pegaria; se ficasse o bicho comeria.
CANDIDATOS DE FORA
O candidato ao governo do Estado, Almir Gabriel, determinou que todos os candidatos falassem, incluindo os de fora. Assim se fez e assim deve ser, se esse procedimento for adotado em todos os municípios onde houver um comício do qual ele participe.
LEVITANDO
Dois políticos de Itaituba, adversários do prefeito Roselito Soares demoraram muito a dormir ontem à noite, saboreando a desgraça do alcaide. Valmir Climaco, que perdeu a eleição passada para o atual prefeito e Peninha, com quem Roselito rompeu há poucos meses levitaram em suas camas de tanto contentamento.
CREMAÇÃO
A conversa nos meios políticos de Itaituba, hoje, era a sonora vaia que o prefeito levou ontem. Falava-se que ele estava morto, politicamente, e que ontem aconteceu a cerimônia de cremação de seus restos mortais políticos.
CAMINHADA CANCELADA Estava prevista para as 7h30 de hoje, uma caminhada com Almir Gabriel e comitiva pela frente da cidade. Não aconteceu. Embora não tenha havido nenhuma explicação para o cancelamento, presume-se que o temor de novas manifestações contra Roselito teria motivado a decisão de cancelar o compromisso.
------------------
Comentários enviados a respeito da notícia acima.
Val-Mutran
Jota ouvir dizer que o governo do Joselito está sendo investigado na surdina por administração temerária e outras "coisonas"!?
7:59 PM
Dayan Serique
O quê esperar do povo senão essa soora vaia a pessoa de Roselito soares? Itaituba repudia esse dublê de prefeito. Se renunciasse Itaituba agradeceria...
12:34 AM
Lúcio Freire
Amigo Jota, as vaias só vieram confirmar as últimas pesqueisas de opinião sobre o governo de Roselito. Depois dizem que nós a imprensa, estamos perseguindo o homem.Lúcio Freire - Provincia do Tapajós
Jota ouvir dizer que o governo do Joselito está sendo investigado na surdina por administração temerária e outras "coisonas"!?
ResponderExcluirO quê esperar do povo senão essa soora vaia a pessoa de Roselito soares? Itaituba repudia esse dublê de prefeito. Se renunciasse Itaituba agradeceria...
ResponderExcluirAmigo Jota, as vaias só vieram confirmar as últimas pesqueisas de opinião sobre o governo de Roselito. Depois dizem que nós a imprensa, estamos perseguindo o homem.
ResponderExcluirLúcio Freire - Provincia do Tapajós
Parente, pouco tarde, mais quero aproveitar o espaço para informar-lhe que em nem um momento a equipe do Cand. Almir Gabriel chamou a atenção do Cand Dudimar Paxiúba, com relação a falta dos nomes dos cand majoritários nas pinturas dos muros. Se tivesse que chamar a atenção, teria que chamar vários candidatos, pois nem todos estão pintando os nomes dos majoritários. Após a visita da comitiva dos majoritários esse problema está sendo sanado, pois agora sim o recurso para comprar tinta está sendo providenciado.
ResponderExcluirNo mais a campanha segue a todo vapor, cada dia acontecendo mais e mais adesões. UM abraço
João Paxiúba.