segunda-feira, setembro 18, 2006

Rapaz ferido por queda de palanque no AM ficará paraplégico

O Estado de S. Paulo
MANAUS - Um índio da etnia tikuna de cerca de 25 anos, atingido pela queda do palanque onde o governador Eduardo Braga (PMDB), candidato à reeleição, discursava no dia 15, está paraplégico. O palanque estava armado em Benjamim Constant, a 1.126 quilômetros de Manaus, onde, além de Braga, o candidato ao senado Gilberto Mestrinho (PMDB) também fazia campanha. No acidente, os dois candidatos e outras quatro pessoas se feriram. O governador fraturou o pé esquerdo.

O rapaz, segundo uma fonte do hospital João Lúcio, na zona leste de Manaus, deve continuar internado por tempo indeterminado, pois deverá ser submetido a uma cirurgia, na tentativa de fixar sua coluna.

Segundo a fonte, ele sofreu traumatismo raquimedular entre a 12ª vértebra torácica e a 1ª vértebra lombar. Nesta segunda, deve fazer exame de ressonância magnética para averiguar a extensão da lesão. Hoje, ele não controla mais a urina e fezes.
A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) informou que às 15 horas desta segunda sai o primeiro boletim médico sobre o estado de saúde do indígena, mas confirmou que ele está paraplégico.

Em algumas etnias, o fato de um indígena ter uma doença irreversível nos membros, como paralisia, é considerado como um critério de exclusão da tribo. A assessoria da Susam informou que o tratamento de saúde do indígena será feito em Manaus, mas depois ele deverá ser enviado à comunidade onde vive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário