presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira que o deputado Ricardo Berzoini deixou o comando da campanha de reeleição e a direção do PT porque não conseguiu explicar a origem do dinheiro que supostamente seria usado na compra do dossiê contra os tucanos.
A explicação para a queda de Berzoini foi dada durante a gravação, no Palácio da Alvorada, em Brasília, do programa “Roda Viva”. O programa vai ao ar na TV Cultura nesta segunda à noite. Estavam presentes à gravação o ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos, o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, e o coordenador da campanha, Marco Aurélio Garcia.
“Chamei o presidente do partido lá em casa e falei: quero saber quem fez esta burrice, para não usar a palavra que eu estou pensando agora. Você (Berzoini), como presidente do partido, tem obrigação de dar uma resposta à sociedade. Ele não o fez, e na quarta-feira eu o afastei da coordenação da campanha”, disse Lula.O presidente reafirmou ter sido o maior prejudicado pelo episódio do dossiê. Disse ainda não saber a origem do R$ 1,75 milhão que seria usado na operação de compra dos documentos nem quem foi o "arquiteto dessa sandice".
Para Lula, formar a equipe é "como escalar uma seleção". Segundo ele, a escolha se dá a partir das qualidades demonstradas pelas pessoas. "Na medida em que a opinião pública julgou que José Dirceu e Antonio Palocci não podiam mais ficar nos cargos, eles foram afastados", disse. Segundo o presidente, as investigações continuam e o papel dele é garantir que o Ministério Público e a Polícia Federal tenham liberdade total para desempenhar bem suas funções.
“Ensandecido”Lula classificou de "ensandecida" a postura de seu adversário, Geraldo Alckmin (PSDB), no debate realizado na TV Bandeirantes. Para o presidente, o ex-governador parecia querer vencer a guerra "com uma única batalha."
"Eu estranhei o comportamento do meu adversário porque sempre foi uma pessoa tranqüila, leve. Ele estava ensandecido naquele programa. Eu acho que ele pensou que poderia resolver o problema da guerra com uma única batalha", disse Lula.
Para o presidente, Alckmin desconsiderou o público naquele domingo à noite. "Fiquei chateado porque ali estava um governador do Estado e um presidente da República. É preciso saber o que a gente passa para as pessoas que estão sentadas no sofá", afirmou. "Não gostei, mas também não me queixei porque campanha é assim, desfigura as pessoas".
Alckmin
O “Roda Viva”, que vai ao ar às segundas-feiras, entrevistará o candidato Alckmin no próximo domingo. O programa será adiantado em um dia, uma vez que, na próxima segunda, haverá um debate entre Lula e Alckmin na TV Record.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário