domingo, novembro 05, 2006

JC Circulando a partir de hoje

A 29ª edição do Jornal do Comércio está circulando desde hoje. Os destaques publico no blog agora.

Democratização da Informática chega a Itaituba

Milhares de pessoas em Itaituba, principalmente jovens, assistem de longe a evolução da informática, tão longe que para alguns o computador continua sendo uma geringonça para lá de estranha. São os excluídos do progresso tecnológico que tem como conseqüência a exclusão do mercado de trabalho. Algumas escolas da sede do município já oferecem acesso de seus alunos ao computador. Mas, o número ainda é pequeno.
Uma iniciativa do governo federal que visa a democratizar o acesso à informática é o Projeto Cidadão.Com, que desembarcou em Itaituba recentemente com a entrada em funcionamento do primeiro núcleo, no bairro Santo Antônio. O projeto foi idealizado e encaminhado pela vereadora Ana Cativo (PT), juntamente com a comunidade que tem a responsabilidade de fazê-lo funcionar.
“O Projeto Cidadão.com tem por objetivo dar oportunidade aos que não têm condições de pagar para estudar numa escola de informática. É uma escola gratuita que ampara essa parcela da população que se vê alijada de ter acesso ao conhecimento da informática. É um projeto do governo federal que deve contemplar todas as escolas, mas, que permite a elaboração de projetos fora de sala de aula, envolvendo comunidades, como é o caso do bairro Santo Antônio” disse a vereadora.
Ana Cativo prossegue lembrando que quando esteve em Brasília, no mês de março deste ano, levou em mãos os projetos das escolas Castelo Branco, Haroldo Veloso e S. Francisco do Piracanã. Duas dessas escolas, Castelo Branco e Haroldo Veloso já receberam os computadores e, mais esse projeto do bairro Santo Antônio, que não está agregado a nenhuma escola convencional.
Qualquer comunidade pode ter acesso ao Projeto Cidadão.com. Basta que esteja devidamente legalizada, com todos os documentos em dia, para que o projeto possa ser encaminhado. Sendo aprovado, o governo manda a verba para que os computadores sejam comprados no próprio município, conforme ocorreu com o bairro Santo Antônio. Tanto computadores como os móveis foram adquiridos no comércio de Itaituba.
O Santo Antônio é um dos bairros mais carentes de Itaituba, o que torna ainda mais importante a implementação do projeto, o qual já começou a possibilitar a qualificação, sobretudo de jovens que buscam o primeiro emprego, os quais se deparam sempre com a mesma pergunta: “tem curso de informática”?
Os professores são voluntários que dedicam algumas horas semanais em favor daqueles que estão ávidos por mais conhecimento. Essa atitude é fundamental para o sucesso do projeto, pois a comunidade não teria como arcar com o pagamento de salários para os mesmos. Quando a primeira turma for formada, o aluno que mais se destacar passará a dar aulas aos novatos e assim vai continuar sendo feito até que o quadro de professores formados na própria escola esteja completo.
Toda a responsabilidade pelo andamento do projeto é da Associação Comunitária do Bairro Santo Antônio. Da mesma forma será com outros bairros ou comunidades que conseguirem ter acesso ao mesmo. Ana Cativo disse que no início tem dado um suporte, conseguindo papel, tinta e outras necessidades básicas para que a escola possa funcionar. Mas, em curto prazo, quer tirar esse vínculo com seu gabinete, pois a finalidade é a comunidade caminhar com as próprias pernas, pois a escola é sua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário