quinta-feira, novembro 09, 2006

S. Luís do Tapajós irá sediar o I Festival do Tambaqui

Fonte: Itbnet
Matéria de Marilene Silva

Com mais de mil habitantes, a centenária Vila de São Luis do Tapajós depois do ciclo da seringa e de ter sido um entreposto comercial dos regatões que trocavam mercadorias com os ribeirinhos, viveu uma fase de refluxo e hoje tem sua vocação econômica voltada quase que exclusivamente para agricultura de subsistência e também para a pesca artesanal.

Por revelar atrativos de rara beleza como as praias que ornamentam o rio tapajós, as corredeiras do Parque Nacional da Amazônia, as cachoeiras e o Campo dos Perdidos, uma área desértica formada por dunas e vegetação rasteira, a Vila de São Luis do Tapajós foi inserida no Proecotur como área de excelência para a prática do turismo, segmento econômico que pode gerar emprego e renda para a comunidade caso sejam feitos investimentos de infra-estrutura pelo poder público municipal.

De ponto referencial para a pesquisa de contaminação do mercúrio, a vila redescobriu o seu valor e sua importância no espaço regional e agora se mostra exuberante e hospitaleira para com os visitantes. E a exibição pública acontecerá no período de 11 a 12 de novembro no Primeiro Festival do Tambaqui, um evento organizado pela prefeitura de Itaituba através da Secretaria Municipal de Turismo em parceria com a Associação de Barraqueiros daquela localidade.

Para a jornalista Tomázia Oliveira que nasceu na vila, este evento além de ser um atrativo turístico, representa também um resgate da história e da cultura dos ribeirinhos que têm muitas histórias pra contar, ou seja, conversas de beira de rio num lugar sossegado e com muitas coisas para se apreciar. Na programação do Primeiro Festival do Tambaqui elaborada pela comissão organizadora tem apresentação de danças folclóricas, exposição de standers dos pescadores, escolha da garota tambaqui, jogos de vôlei e futebol entre comunidade e visitantes e claro, o tambaqui servido de várias maneiras e gosto. É só ir lá pessoalmente e conferir. Fonte: Marilene Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário