Val-André-Mutran - Direto de Brasília, para o Jornal do Comércio
Se depender dos cinco parlamentares eleitos pela região sul paraense a 53ª Legislatura terá uma marca: a criação de dois novos estados em território paraense. Giovanni Queiroz (PDT), Zequinha Marinho (PMDB), Asdrúbal Bentes (PMDB), Bel Mesquita (PMDB) e Wandenkolk Gonçalves (PSDB), são entusiastas da criação do Estado de Carajás, e o deputado Lira Maia (PFL), este último eleito pelo oeste do estado, disse que lutará pela criação do Estado de Tapajós. Juntos, esses parlamentares representam mais de 1/3 da bancada paraense em Brasília e, somados, obtiveram quase 430 mil votos.
O deputado federal Giovanni Queiroz, autor do projeto de decreto legislativo que autoriza a realização de plebiscito que autorizaria a criação do estado de Carajás através de votação popular afirma: “há possibilidade que o mesmo entre em pauta no Plenário ainda este ano”.
A deputada federal Bel Mesquita (PMDB), que vai exercer seu primeiro mandato, foi mais cautelosa: “temos que ampliar esta discussão. A sociedade precisa ser informada dos motivos relevantes para a criação do novo estado”.
Ex-secretário de Políticas Institucionais do Governo Estadual, Wandenkolk Gonçalves (PSDB) acredita que, “além de representar um marco histórico (a eleição de cinco deputados pela região), essa bancada será ouvida e participará de todas as grandes decisões que afetem a região.
Não é só a criação do Estado”, explicou. Asdrúbal Bentes segue para seu 5º mandato. Experiente, lembrou que a primeira proposição para a criação do Carajás foi de sua autoria. “Tenho todo o interesse nesta luta. Os governantes não conhecem os reais problemas do sul e do sudeste do Pará”, acusou.
Um dos articuladores da criação de uma Frente Parlamentar para discutir a redivisão territorial do Brasil, composta por quase 130 deputados de vários estados, Zequinha Marinho (PMDB) avaliou como um “recado” o resultado das urnas. “Os eleitores estão amadurecendo e compreendendo que apenas com o voto a criação do novo estado será possível”. Eleito pelo oeste paraense, o deputado Lira Maia (PFL), ex-prefeito de Santarém diz que “a união faz a força”. Trabalharemos juntos para a criação do Estado de Tapajós e de Carajás”, garantiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário