domingo, fevereiro 11, 2007

Deu no Fantástico

Acabo de ver uma reportagem interessante no Fantástico, que tratou dos problemas ambientais da Amazônia.

Os artistas globais que foram ao Acre para gravar a minisérie Amazônia demonstraram grande preocupação com a destruição da floresta. Cristiane Torloni quase chorou, Juca de Oliveira deu um depoimento bastante forte.

O Fantástico noticiou que os artista iniciaram um movimento, com direito a página na internet e tudo, desejando chegar a um milhão de assinaturas para encaminhar um documento para as autoridades pedindo que façam parar de uma vez por todas o desmatamento na região.

Até aí, tudo bem. É muito bom que gente tão exposta na mídia libere seu grito em favor dessa causa. Mas, só uma coisinha que chamou atenção deste blogueiro: em nenhum momento, nem a produção da matéria, nem os artistas globais lembraram que aqui vivem em torno de 25 milhões de brasileiros. É impressionante essa cegueira que há com relação ao nosso povo.

Concordo que não se deve apenas destruir e já me manifestei fartamente sobre isso; mas, será que somos considerados criaturas inferiores?

Pelo modo como se desenvolveu a reportagem, o importante é salvar floresta, não importando a gente que vive nela.

Não esqueço que, quando coordenava o departamento de jornalismo da TV Tapajós de Santarém, afiliada da Rede Globo, recebemos a visita de uma senhora de idade, gente importante do WWF, com recomendações expressas da nave mãe para dar toda cobertura à distinta senhora. O WWF tem um peso e tanto na Globo.

É, meus amigos. É assim que somos tratados. Se achar que deve, manifeste sua opinião pelo blog, concordando ou discorcando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário