Alguns acontecimentos me fazem vir aqui para externar minha insatisfação com o caminho que os jovens estão traçando em nossa cidade, sei que não é uma particularidade local, mas o fato é que o rumo tomado é cada vez mais decepcionante. Moro a vinte e quatro anos nessa cidade, onde cresci e aprendi a dar valor às coisas e as pessoas que aqui vivem. Hoje vendo os acontecimentos, concluo que os valores foram invertidos e o respeito pelo bem comum não existe mais.
O fato ocorrido na escola Gonzaga Barros, onde vândalos destruíram a antena de transmissão do tele-centro, somente pelo "prazer" de destruir, é revoltante. Um instrumento voltado para a educação de jovens e a comunidade em geral, destruído? Porque? Essa pergunta não quer calar.
É fato que poucos jovens tiveram a oportunidade de sair da cidade para concluir seus estudos e retornarem médicos, odontólogos, advogados, etc. Mais o fato de nos, a maioria, não termos tido essa oportunidade, nunca nos deu o direito de destruirmos o que é publico, o que é bem comum.Infelizmente os tempos estão mudando e a falta de políticas publica voltadas ao jovem está o tornando um "marginal", um problema social.
O porque disso? Será que as bases educacionais não atendem a realidade vivida pelo jovem? Será que a estrutura familiar esta desmoronando? Essas perguntas são feitas diariamente a quem se importa com o futuro de seus filhos. Infelizmente a atitude a ser tomada independe da vontade dos atingidos, pois a falta de representatividade, a falta de visão e principalmente a falta de esperança, faz com que a formação dos jovens fiquem entregue a própria sorte. São raros os feitos destacados por um jovem que venha a contribuir para a sociedade local. Pelo contrário, o que vemos nos telejornais é que cada dia o jovem está mais envolvido nos crimes, tornando a sociedade cada vez mais discriminadora.Urgentemente apelo aos jovens que estão lendo esse repúdio, para que possamos nos organizar e tentar mesmo que de forma discreta, amenizarmos e contribuirmos para que o os rumos que nossa juventude possa traçar sejam mais dignos.
Meu muito obrigado.
Danilo Góes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário