sábado, abril 21, 2007

Seria alarme falso?

Como acontece em quase todos os feriados, a maioria das lojas abriu, neste 21 de de abril, em Itaituba. Muitos preferiram dar folga aos funcionários e descansar.

Estava indo tudo muito bem, até que por volta de 9 horas da manhã surgiu a informação de que a sub-delegacia do Trabalho de Itaituba estava com uma equipe nas ruas, autuando quem estivesse com seu estabelecimento aberto.

Foi um corre-corre para fechar lojas. Até mesmo quem estava trabalhando somente com pessoas da família, como Luis Gomes, que estava em sua loja, LG Materiais Elétricos, trabalhando juntamente com sua esposa Célia, fechou. Preocupado com a possibilidade de ser autuado, baixou as portas.

Há cerca de três meses o delegado do trabalho no Estado do Pará, Jorge Farias, esteve por alguns dias em Itaituba, tendo reunido com a Associação Empresarial e com a CDL. Ficou mais do que claro nesses encontros, que os empresários poderiam abrir seus estabelecimentos, desde que cumprissem a legislão trabalhista, que determina que cada funcionário tenha direito ao pagamento de horas extras trabalhadas e a um dia de descanso semanal.

Como poucos dias antes dessas reuniões a sub-delegacia local tinha ameaçado multar quem abrisse domingo ou feriado, esse assunto, que já tinha gerado discussão na Câmara Municipal, foi o mais discutido com o delegado, que fez todos os esclarecimentos.

No caso de hoje, o blog não conseguiu encontrar equipe alguma fazendo fiscalização. O vereador César Aguiar, em contato com o blog disse que estava tentando confirmar se a sub-delegacia estava mesmo autuando, pois, se isso estivesse ocorrendo iria usar a tribuna na sessão de terça-feira para tratar da questão e denunciar a sub-delegacia para Belém.

Pode ter sido alarme falso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário