terça-feira, junho 26, 2007

Os forasteiros estão chegando

Enquanto alguns empresários gastam o tempo reclamando que a situa-ção está as-sim, assado, que não está nada boa, que nada presta, os forasteiros estão chegando, investindo muito dinheiro em empreendimentos que estão se estabelecendo em Itaituba e ocupando os espaços vazios.

Alguém está errado! Será que o pessoal que está vindo de fora não fez uma pesquisa de mercado, antes de gastar seu rico dinheirinho? Certamente, a resposta é: pesquisou, pois seria arriscar demais investir no escuro. Então, se eles se sucedem com uma freqüência cada vez maior é porque prevêem um bom retorno para seus investimentos.


Para lembrar apenas os mais recentes, posso citar o Centro Avançado de Odontologia, implantado pelo Dr. Cássio Tanuri, a Clinort, do Dr. Jorge Alberto Ramos, o Supermercado DuValle, na esquina da Transamazônica com a 33ª Rua, cuja obra está em fase de conclusão e pode ser inaugurado em julho e um outro supermercado, cuja construção foi recentemente iniciada, que fica um pouco abaixo do Posto Dado.


A situação não está para brincadeira. Ninguém está em condições de fazer graça, pois a economia não vive um momento primoroso. Contudo, vale bem o ditado que diz: a vida é mais dura para quem é mais mole. Dessa forma, quem não tem competência não se estabelece. Isso serve, até para quem está estabelecido, pois pode chegar alguém mais competente e tirar seu lugar. Assim é a vida. Não adianta ficar botando a culpa nesse ou naquele.


Você, que vive reclamando da situação. Que tal empregar seu tempo para se reciclar num desses treinamentos que a Associação Empresarial promove de vez em quando! O que você acha de em vez de destilar pessimismo diante do quadro econômico, alimentar pensamentos positivos e buscar soluções para as suas dificuldades?


É importante que seja dito, que existe, sim a turma da reclamação. Mas, Itaituba também tem muitos empresários bem sucedidos, que em vez de ficarem botando defeito em tudo, evoluem, modernizando seus estabelecimentos comerciais, preparando-se para enfrentar uma concorrência mais acirrada. Esses continuarão crescendo, pois se adaptam às mudanças que estão sempre acontecendo. Esses sabem que a vida é como uma corrida de fórmula um: os carros mais ajustados chegam sempre na frente.


Existem algumas dicas que você já ouviu centenas de vezes, mas esqueceu de adotá-las no seu dia-a-dia. Elas lhe podem ser muito úteis.
1.A razão de existir da sua Empresa é, e sempre será: o Cliente.
2. Jamais esqueça o Cliente e jamais deixe que ele te esqueça.
3. As melhores armas de Marketing não custam absolutamente nada: cortesia, simpatia e honestidade. Os Clientes adoram isso.
4. Ouvir os Clientes vale mais que as mais caras pesquisas.
5. O que importa não é só a primeira impressão, mas a segunda, a terceira, a quarta...
6. Lembre-se: quem não tem criatividade para conquistar o Cliente está morto.
7. Evite criar normas que, embora te previnam dos Maus Clientes, acabam por afastar os Bons.
8. Nunca prometa o que não pode cumprir.
9. A melhor hora para começar, é agora.
10. Saia sempre na frente. Os bem-sucedidos erram muito, mas são valorizados pela iniciativa.


Lembre-se: se você abre uma Empresa, unicamente, com o objetivo de ganhar dinheiro, com certeza, não irá atingir essa meta. Mas se você abri-la com o propósito, de Conquistar, Satisfazer e Encantar o seu Cliente, com certeza os resultados virão naturalmente e se reverterão em lucros e benefícios.
Marilene silva - bacharel em Direito


----------------


Este artigo foi publicado na mais recente edição do Jornal do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário