quinta-feira, julho 19, 2007

Associações do interior repudiam ACP

REDIVISÃO- As entidades alegam que posição do órgão não representa a de toda classe empresarial
Diário do Pará

Vinte associações comerciais do interior do Pará divulgaram ontem nota de repúdio em relação à campanha desencadeada pela Associação Comercial do Pará (ACP) contra a redivisão territorial do Estado. A entidade recebeu muitas críticas pela tentativa de passar a idéia de unidade de toda classe empresarial em torno de seus próprios interesses.

O documento afirma que a ACP não representa toda a classe empresarial paraense, pois cada município possui sua própria associação comercial e nenhuma delas possui filiação ou qualquer vínculo com a ACP. Segundo a nota, a mobilização da ACP não representa os anseios do empresariado do Pará, apenas a de um grupo de empresários, especialmente da capital. “A ACP não consultou nenhuma das outras associações comerciais do Estado sobre a sua campanha contra a criação de novos Estados, portanto, não poderia de modo algum falar por todo o empresariado paraense. Portanto, não pode ser entendido como o pensamento da classe empresarial do Estado”, diz a nota.

Ao todo, 20 associações assinam a nota, entre elas a de Ananindua, Alenquer, Altamira, Canaã dos Carajás, Itaituba, Juruti, Marabá e Santarém. As entidades manifestam abertamente seu apoio à criação de novos Estados no Pará e em toda a Amazônia, por entender que é um anseio de populações de regiões que só são lembradas pela classe política em época de eleição.

A nota explica que a redivisão do Pará “é um projeto estratégico de desenvolvimento para um Estado com dimensões continentais e que até hoje não conseguiu dar uma resposta administrativa eficiente às regiões mais distantes da capital, que sofrem com a falta de infra-estrutura a serviços essenciais básicos, como saúde, educação e até mesmo energia elétrica”. Procurado pelo DIÁRIO, o presidente da Associação Comercial do Pará, Altair Vieira, reafirmou o posicionamento da entidade. “Não temos nenhum sentimento de separatismo.

A nossa posição é essa e é a mesma que vamos manter”, afirmou. Segundo ele, toda a diretoria da ACP é contrária à redivisão do Estado. “Existe uma comissão firme e organizada que está à frente da luta contra a redivisão. Nós entendemos que cada associação tem um tipo de pensamento, mas a ACP vai lutar por meio de todos os mecanismo e em todas as frentes contra o separatismo”, enfatizou

Nenhum comentário:

Postar um comentário