A quem interessa? I
A discussão pública da competência de cada um dos órgãos de trânsito é interessante e é bom que o cidadão fique sabendo o que cada um pode e o que não pode fazer. Contudo, talvez fosse melhor um entendimento mais rápido entre os responsáveis pelos mesmos, pois quando se informa que a Comtri não tem poderes para fazer isso ou aquilo, quem gosta são os desordeiros do trânsito, que andam ressabiados com a fiscalização rigorosa que tem sido feita.
A quem interessa? II
O trabalho ficará ainda mais eficiente no dia que o Detran mandar alguns agentes de trânsito para Itaituba, para que junto com a Comtri seja feito um trabalho constante de fiscalização. Então, em vez de discutir em público, é melhor que Diretran e Comtri se entendam e tirem suas diferenças, sejam elas sobre a competência de cada um, ou, de vaidades afetadas. Se alguém cometer algum excesso no desempenho do seu trabalho, aí o cidadão que paga os salários de todos eles tomará as providências legais.
A quem interessa? III
O que a comunidade quer é que haja um trânsito bem ordenado, no qual as pessoas que usam seus veículos apenas como meio de transporte possam trafegar com tranqüilidade. Por tanto, que a Prefeitura e o governo do Estado se entendam na questão da assinatura do novo convênio, que foi renovado na saída do ex-governador Simão Jatene, mas, que veio como se Benigno Reges ainda fosse o prefeito. A população não quer saber apenas quem manda aqui, ou acolá. Quer é que funcione, que haja controle.
SEMMA
Que o geólogo Elias Leão é um técnico competente, ninguém discute. Mas, apesar disso e de já haver sido baixada portaria efetivando-o como titular da SEMMA, ainda se ouve falar que o prefeito Roselito Soares continua pensando em algum nome político para o cargo. Quem conhece o trabalho do Elias torce para que isso não seja verdade, pois, embora tenha um estilo bem discreto, ele vem conduzindo muito bem a Secretaria de Mineração e Meio Ambiente. Os dividendos políticos o prefeito poderá ter se deixá-lo trabalhar.
Convênio
Poderá ser assinado em agosto o convênio entre a Prefeitura de Itaituba e o governo do Estado, por meio da Sectam através do qual a SEMMA será autorizada a fazer o licenciamento ambiental para a atividade de garimpo dentro da circunscrição do município de Itaituba. É possível que essa competência seja expandida no futuro, permitindo a Sectam que a SEMMA venha a expedir licenças, também, para municípios vizinhos que têm garimpos, como Jacareacanga, Trairão e Novo Progresso.
Repercutiu
Teve grande repercussão a entrevista do empresário Valmir Climaco, pré-candidato do PMDB à Prefeitura de Itaituba, veiculada na edição passada do Jornal do Comércio. Na Prefeitura de Itaituba o JC circulou de mão em mão. Repercutiu até mesmo fora dos limites de Itaituba. A prefeita Gorete Dantas não gostou do que leu a respeito da sucessão em Aveiro.
Prorrogado
O prazo para o encerramento da coleta de assinaturas pró Estado do Tapajós foi prorrogado até o dia 30 de agosto. Para Itaituba a data limite é 25 de agosto, porque as folhas com o abaixo-assinado terão que ser encaminhadas a Santarém para serem embaladas e levadas para Brasília, onde serão entregues ao presidente da Câmara Federal Arlindo Chinaglia. Se você é a favor e ainda não assinou, faça isso o mais rápido possível.
Desemprego
É muito sério o problema da falta de emprego em Itaituba. Milhares de jovens tentam conseguir o primeiro emprego, enquanto outros que já trabalharam e estão desempregados buscam uma nova oportunidade no mercado de trabalho e não conseguem. Para se ter uma idéia do tamanho desse problema, basta ver o que aconteceu na seleção de funcionários para o Supermercado Duvalle, que está para ser inaugurado. Sem fazer campanha pela mídia foram recebidos pela empresa, mais de dois mil currículos. Teve gente que pediu até pelo amor de Deus para ser empregado. Claro que essa empresa só pôde absorver uma pequena parcela dessa mão de obra oferecida.
Bombeiros
Até agora não se viu nenhum gesto concreto do governo do Estado no sentido de dar mais amplas acomodações para o grupamento do Corpo de Bombeiros de Itaituba. Por enquanto a corporação continua instalada nas acanhadas dependências de 13ª Rua, próximo da Transamazônica. É bom a gente começar a cobrar do governo, pois nem precisas consultar a população por meio do Plano Territorial Participativo para saber que todo mundo considera essa uma obra da mais absoluta prioridade. Ou será que vai ter que ser feita uma planária para discutir o assunto?
Dutra I
O Jornal do Comércio está articulando a vinda do renomado jornalista Manuel Dutra para promover um encontro com radialistas, repórteres, jornalistas e assessores de imprensa, marcando os dois anos do jornal de uma maneira diferente. Durante doze horas – uma sexta-feira à noite e um sábado de manhã e de tarde – ele transmitirá um pouco do seu vasto saber aos seus colegas de Itaituba e da região que se interessarem em ampliar seus conhecimentos. As datas estão ainda sendo definidas, mas deverá ser no final do mês de setembro.
Dutra II
Manuel José Sena Dutra graduou-se em jornalismo no começo dos anos 70, no período mais crítico da ditadura militar que tolheu a liberdade de expressão no Brasil. Durante muitos anos foi gerente da Rádio Rural de Santarém e correspondente do jornal O Estado de S. Paulo. Mais tarde continuou seus estudos, fazendo mestrado e doutorado em comunicação social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário