terça-feira, julho 24, 2007

JC circulando

A partir de seus horas de amanhã o Jornal do Comércio estará nas ruas e nas bancas. Eis algumas matérias que chegarão aos leitores e que o blog antecipa.

CONTROLE REMOTO - Adelson Sousa

SALÁRIO ATRASADO - A turma da Tv Muira-quitã, a repetidora da Globo/Liberal em Itaituba não anda muito satisfeita com os constantes atrasos salariais. Este mês o pagamento saiu depois do dia quinze e parcelado. A emissora tem uma grande quantidade de anunciantes, mais de quarenta, e fica difícil justificar esses atrasos no pagamento do salário dos funcionários da televisão do grupo Valmir Climaco.

EGOISMO - É elogiável o bom relacionamento entre os profissionais dos meios de comunicação de Itaituba. Mas, é lamentável a disposição dos diretores em não fazer a cobertura quando a emissora concorrente (na parte comercial) promove algum evento. E vejam que praticamente todas se envolvem na promoção seja de festivais torneios ou excursões. Aliás, que esse fato das emissoras promoverem eventos é discutível, pois extrapolam seu papel na área de comunicação e acabam inibindo as entidades ligadas a cada setor, cultural, esportivo ou turístico, de realizar estas promoções. Demonstram assim o egoísmo e a falta de sensibilidade necessária para incentivar as instituições e entidades a se fortalecerem para organizar e promover eventos no município.

COBERTURA - Curioso o fato de prefeituras como de Trairão, Novo Progresso, Jacaeacanga e Rurópolis manterem publicidade em Itaituba. A prefeitura local mantém por que a divulgação é para o povo daqui. Mas as demais, fica um pouco sem sentido, parece que os atuais prefeitos serão candidatos por aqui. Mas não deixa de ser interessante no sentido de comprovar que Itaituba se consolida como município pólo da região, concentrando as atenções dos demais municípios do sudoeste paraense. Elogiável também os eventos culturais promovidos nestes municípios e que a cada ano tem atraído mais pessoas.

EXPERIÊNCIA - E para a cobertura, principalmente das ações das administrações, tem seguido com freqüência da TV Tapajoara, Pedro Filho ou Weliton com o Perninha para Jacareacanga. Da TV Cidade Dourada Pierre e Picachu ou Dhias para o Trairão e o Diego ou José Barros, com um dos cinegrafistas, para Rurópolis. Estes últimos, sempre contam com o reforço do Casagrande. Temendo os perigos da estrada a direção da emissora apelou para o experiente (há mais de trinta anos dirige nessa estrada) Casagrande para levar o carro com a equipe.

RÍTIMO - O estilo do coordenador de jornalismo da Tapajoara Weliton Lima de fazer reportagens ritmadas com parágrafos curtos e por frase, ao que parece, intencionalmente ou não, vem conquistando adeptos. André Farias da Tv Eldorado, Junior Ribeiro da Tv Itaituba e agora Queiroz Filho da própria Tapajoara estão realizando suas reportagens com a gravação do Off ritmado.

FILME - A participação do Filme Tempo Menino do cineasta Emanuel Loureiro, em um evento estadual, não ganhou a necessária projeção nas televisões locais. A Tapajoara deu maior cobertura. Ficou devendo apenas a exposição também do repórter cinematográfico José Mario Dutra (o amor da Edileuza), que trabalhou como cinegrafista e é comandante do Studio K, onde parte da edição do filme foi finalizada.

RÁDIOS – Itaituba é um caso atípico com relação à consolidação dos meios de comunicação. Ao que parece, por aqui chegaram primeiro as emissoras de televisão e depois o radio. Com isso, as emissoras de rádio não conseguiram grande projeção. Mesmo assim temos três, sendo duas Mas, a Rádio Itaituba 850 Khz, mais do segmento comercial e a Rádio Clube 960 Khz ligada ao segmento evangélico e a Rádio FM 10.9 Mhz Alternativa que é do segmento comunitário.

LOCUTOR DA MADRUGADA - O Estúdio Ômega sob o comando do radialista R Lopes, este ano sua estréia na cobertura sonora das festividades de Nossa Senhora de Santana, a padroeira católica dos itaitubenses. Nesta sua primeira grande empreitada R Lopes contou com o reforço na locução do Ilson Machado, que sempre assumia depois das dez da noite.

ASSESSORIA - Ilson Machado, também vem realizando um bom trabalho na Assessoria de Comunicação da Prefeitura na edição e áudio da publicidade oficial, além de ser o mestre de cerimônia. Machado comanda, por exemplo, a edição do Itaituba em Ação que tem ainda a Graziela na apresentação, Henrique e o Pinto como cinegrafistas, a Marilene na Redação e o Brito no apoio e iluminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário