terça-feira, janeiro 15, 2008

Controle Remoto

Na folha
O Controle Remoto foi procurado por uma fonte, que pediu que fosse investigado se é verdade que há gente do meio televisivo que está na folha de pagamento da Prefeitura Municipal de Itaituba. Numa primeira sondagem a informação foi confirmada. Mas, estamos aguardando ter acesso à folha de pagamento, o que não é tarefa fácil. Estamos apurando.

Cizânia I
Os profissionais da comunicação, que atuam em Itaituba precisam pensar bem no que vão fazer este ano. A possibilidade de haver divisão entre a classe é muito grande, em face da campanha política que se avizinha. De um lado, os que fazem matérias levantando as deficiências do governo municipal; do outro, os que claramente defendem o prefeito. É preciso agir com o máximo de profissionalismo, mesmo diante de uma situação tão complicada como essa.

Cizânia II
Só para refrescar a memória dos que já militavam na imprensa local na época, e para informar aos mais novos, já tivemos tempos, nas décadas de 80 e 90, em que alguns colegas compravam a briga de seus patrões, indispondo-se com o outro lado e até correndo riscos maiores. Algum tempo depois, estava tudo bem entre os adversários políticos de outrora e tudo mal para o repórter, jornalista, apresentador ou outra função qualquer que desempenhasse. Então, vale a pena para o profissional de comunicação comprar briga dos outros? Portanto, que cada um se preocupe apenas em fazer o seu trabalho, da melhor maneira possível.

Melhores
Jornal do Comércio e Rádio Itaituba vão escolher os melhores do campeonato itaitubense de futebol do ano passado. A votação vai acontecer no próximo sábado no programa Debatendo. Serão convidados dirigentes, treinadores e a equipe esportiva da emissora.

Debatendo
O programa Debatendo, que é apresentado todo sábado por Jota Parente, das 10 horas ao meio-dia, pela Rádio Itaituba, vem se consolidando no horário. É um espaço dedicado à discussão de assuntos mais picantes da cidade. Sábado passado o advogado Dudimar Paxiúba esteve falando a respeito dos problemas legais do Cartão Baruquita e sobre a falta de promotores na Comarca de Itaituba. É o rádio AM dando muito espaço para o jornalismo, em vez de ficar apenas jogando conversa fora.

Cadê a FM?
Chegou a ser falado que a FM Liberal poderia funcionar em período de experiência até o dia 15 de dezembro; depois, seria no começo deste ano. Até agora não se tem visto nada nesse sentido. Enquanto isso, a população aguarda para saber qual vai ser a linha de atuação desse novo veículo.

Memória
O ano foi 1994. Visita do então governador Jader Barbalho, que estava prestes a se desligar do cargo para concorrer ao Senador da República. O prefeito de Itaituba era Wirland Freire.
A visita foi muito produtiva, durante a qual foram assinados convênios entre o governo do Estado e o Município, sob os olhares do vice-governador Carlos Santos que viria a assumir o governo com a saída de Jader.
Vários assessores da Prefeitura acompanharam a comitiva de Jader até o aeroporto na hora do retorno para Belém. Estava indo tudo como mandava o scrip, até que um dos dois aviões da comitiva caiu no Lago do Piracanã, logo após a decolagem, acidente no qual houve duas vítimas fatais e alguns feridos.
Durante as buscas, o telejornal Focalizando esteve sempre presente, deixando a população itaitubense informada de todos os detalhes e servindo como fonte de informação para diversos veículos de comunicação de Belém e de outras cidades.
Numa dessas reportagens, o cinegrafista José Pinheiro, mais conhecido como Zequinha, com uma Câmera Panasonic PV, novinha foi para o local em busca de novidades. E trouxe. Mas, não a novidade que a direção da emissora e os telespectadores esperavam. O que aconteceu foi que Zequinha se desequilibrou dentro da canoa onde estava e foi para a água com câmera e tudo. Nem notícia, nem câmera, pois ela não prestou para mais nada. Aqueles eram tempos em que a TV Tapajoara não dispunha de muitos equipamentos. Por isso, aquela câmera, apesar de simples, fez muita falta. Mas, Zequinha vai ser sempre lembrado, também, por esse fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário