quarta-feira, janeiro 16, 2008

Mais um vereador do Pará perde o mandato

Mais um mandato de vereador foi cassado na manhã de hoje (15) pela Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA). Trata-se do vereador Joareis Rodrigues Sousa, do município de Vitória do Xingu, eleito em 2004 pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) em 28 de setembro de 2007.

O vereador foi cassado por infidelidade partidária, de acordo com a Resolução 22.610/2007 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que define que o mandato pertence ao partido e não ao político. É o terceiro caso de infidelidade julgado no Estado. Os juizes acompanharam, à unanimidade, o voto do relator, juiz José Maria Teixeira do Rosário.

O requerimento objetivando a decretação da perda de mandato eletivo do vereador de Vitória do Xingu foi feito pelo PT representado pelo Diretório Municipal do Partido, alegando que a desfiliação ocorreu sem justa causa, assegurando, ainda, que o vereador não apresentou justificativa para o ato de infidelidade.

De acordo com a Resolução TSE n.º 22.526/07, no sistema representativo adotado no Brasil, os mandatos eletivos são outorgados aos partidos políticos e não aos candidatos. Comprovada a desfiliação partidária do vereador e sua filiação ao PMDB por motivos de ordem pessoal e dissidentes daquelas enumeradas artigo 1º da Resolução TSE 22.610/2007, foi decretada a perda do cargo de vereador do Município de Vitória do Xingu ocupado por Joareis Rodrigues de Sousa.

O Juiz relator determinou, ainda, que o presidente da Câmara de Vereadores daquele Município emposse o suplente que estiver na vez e tenha sido eleito pelo Partido dos Trabalhadores, para seu imediato cumprimento.
TRE/PA
-----------------------
Comentário do blog: A moda está pegando, e pelo jeito, não tarda a chegar a Itaituba, cuja Câmara Municipal tem apenas os vereadores Cebola (PP), Severiano Gomes (PMN), Ana Cativo (PT) e Antônio Cardoso (PSDB) (de licença), continuam nos partidos pelos quais se elegeram. Os demais têm todos os motivos para se preocuparem.

Um comentário:

  1. Caro Jota, os pedidos para perda de mandato parlamentar encerraram-se no dia 7 deste mes.
    Resta saber se algum partido o fez. Se não...fica tudo como dantes.

    ResponderExcluir