“Eu acho que o ano de 2007 foi bom, tanto para o setor madeireiro, quanto para a pecuária. O boi, fazia oito anos que não tinha reajuste. Ano passado melhorou. Na madeira saíram alguns projetos de manejo para a região, nós também estamos tocando projetos no Amazonas e eu acredito que foi um ano de regular para bom”, disse o empresário Valmir Climaco.
Um dos problemas para que não sejam liberados mais projetos é a falta de documentação da terra. Onde existem títulos os projetos são liberados. Na nossa região saíram alguns projetos em 2007. O avanço aconteceu depois que o licenciamento passou para a responsabilidade do governo do Estado. Para este ano de 2008, quem tiver projetos protocolados, que tenham anexados documentos que comprovem a existência de título definitivo vai conseguir liberá-los.
No caso da Madeireira Climaco, Valmir diz que sua empresa trabalha 100% com exportação. Tudo que produz vai para países da Europa, Ásia e Estados Unidos. O baixo valor do dólar em relação ao real já chegou a ser um problema mais sério. Hoje o mercado teve que se adaptar a essa realidade que parece que veio para ficar. Embora os exportadores reclamem que o câmbio da moeda norte-americana está baixo, o preço da madeira tem subido em dólar, o que tem feito a compensação. O maior volume de negócios é feito com países europeus, seguindo-se os asiáticos e por último os norte-americanos.
“ Eu tenho certeza que o setor mineral continua sendo o mais importante para a economia, pois Itaituba ainda produz uns 250 quilos de ouro por mês, fora o que a Serabi produz; depois vem o madeireiro e a pecuária. O que também tem ajudado nossa economia é o fato do ouro ter subido muito de preço no mercado internacional”, afirmou Valmir.
Em 2006 foram feitas muitas demissões no setor madeireiro. Em 2007 elas diminuíram e com a liberação de alguns planos de manejo algumas empresas até voltaram a contratar. No caso da Madeireira Climaco, Valmir informa que está criando mais de 100 novos empregos em Novo Aripuanã, no Amazonas e pelas expectativas, também deverão acontecer admissões em Itaituba no ano que está começando.
Garimpo Bom Jesus -”A gente tem o Garimpo Bom Jesus, no qual fizemos uma parceria com o Dadinho, no ano passado, tendo sido investidos lá mais de R$ 2 milhões. Precisamos fazer outros investimentos e por isso resolvemos fazer uma parceria com a empresa Durável, cujo presidente é o geólogo Sérgio Aquino, ex-Serabi. Este ano a gente deve adquirir equipamentos modernos para extrair o ouro com mais facilidade. É uma parceria que vai ser boa, tanto para os parceiros do Canadá, como para a gente daqui de Itaituba. Acreditamos que este é o momento, pois o ouro alcançou seu melhor preço nos últimos 50 anos, conforme me falou o Dirceu Frederico. Está difícil tirar o ouro, mas o preço está muito bom”, disse Valmir.
Denúncias e campanha - Inevitavelmente a conversa termina enveredando pela política. Nesse momento Valmir fala das denúncias veiculadas por um canal local de televisão. “Foram calúnias muito fortes que saíram sobre o nosso nome. Mas, isso foi a mando do prefeito, até porque quem fez é assessor do prefeito. Se você for olhar na folha de pagamento da Prefeitura consta o nome dele e da mulher dele. Isso faz parte do esquema de campanha do prefeito Roselito Soares, que na campanha de 2004 mandou dar tiros na rua tentando por a culpa na gente. Nós nunca contratamos um cabo eleitoral para falar dos outros quando fomos candidato. Chamamos nossos advogados para que sejam tomadas as devidas providências. Vamos pedir provas do que foi dito, quando esse assessor disse que a gente paga apresentadores e repórteres de televisão, quando ele disse que a gente mandou ele dar um tiro na própria perna. Tudo isso tem que ser apurado. Além disso, o prefeito lançou essa compra de votos legalizada pela Câmara, que é o Cartão Baruquita, que começa a funcionar exatamente no ano da eleição”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
EDITAL Prezados (as) Senhores (as): CLIENTES CPF/CNPJ CONTRATO QUADRA LOTE EDITAL Prezados (as) Senhores (as): CLIENTES CPF: CONTRATO QUAD...
-
O Presidente da COOPERATIVA SUSTENTAVEL DE PRODUÇÃO MINERAL CNPJ 45.610.812/0001-97, no uso de suas atribuições conferidas pelo Estatuto Soc...
-
EDITAL Prezados (as) Senhores (as): CLIENTES CPF/CNPJ CONTRATO QUADRA LOTE EDITAL Prezados (as) Senhores (as): CLIENTES CPF: CONTRATO QUAD...
A madeira exportada é proveniente de projetos de manejo aprovados pelo IBAMA ou pela SEMA?
ResponderExcluir