terça-feira, janeiro 15, 2008

Recuperar a saúde é o maior desafio da vida de Nelson

Nelson Furtado da Silva trava a batalha mais difícil de sua vida: recuperar a saúde para voltar a viver em sua cidade natal, Itaituba, ao lado da família e dos amigos. Nos campos de futebol ele foi um vitorioso, tanto como jogador, quanto como treinador.
No meio do ano passado ele teve que viajar para Belém, para se tratar, pois estava com a saúde bastante abalada. Aqui foi diagnosticado que teria sérios problemas hepáticos e cardíacos. Na capital, depois de alguns exames, constatou-se que tinha mesmo era uma insuficiência renal que precisava ser tratada imediatamente.
Nelson, então foi para Manaus, onde iniciou o tratamento, através de três sessões semanais de hemodiálise, que pouco tempo depois apresentaram resultados satisfatórios, melhorando sua qualidade de vida. Uma recuperação total só pode acontecer por meio de um transplante.
No final do ano Nelson obteve uma licença médica para vir para as festas de Natal e Ano Novo em Itaituba, quando pôde rever a família e os amigos. Na ocasião ele recebeu a reportagem do Jornal do Comércio para uma conversa a respeito de sua vitoriosa carreira futebolística e sobre sua saúde.
A carreira - Ainda bastante franzino, com apenas 15 anos ele tornou-se titular do Auto Esporte. Isso aconteceu no dia 22 de março de 1969. Houve resistência de alguns atletas, que não acreditavam que aquele garoto pudesse dar conta do recado. foi graças ao apoio do então goleiro Pubinha que Nelson entrou em campo. Mas, antes, chateado com a reação contrário de alguns, chegou a jogar a camisa do Auto no chão, dizendo que não jogaria mais pelo time azulino. Nelson entrou em campo naquele dia e nunca atuou por outra equipe de Itaituba. Sua posição de origem era meio-campo. Foi improvisado de lateral-direito, onde se consagrou como o maior jogador dessa posição em Itaituba e um dos melhores de toda esta região.
Em 1976 Nelson foi para o Fluminense de Santarém, pelo qual se sagrou campeão daquele ano. Não era fácil jogar naquele time, lembra ele, pois era uma verdadeira seleção. Pinheiro, que jogou em Itaituba, Laurinho e Bendelak foram alguns dos seus companheiros naquele memorável equipe. Mas, embora tivesse futebol de sobra para ir bem além de Santarém, Nelson voltou para sua terra logo depois desse título. Por ser o filho mais velho, teve que começar cedo a ajudar na manutenção da casa, interrompendo a progresso de uma promissora carreira.
Além de vitorioso como jogador, Nelson Furtado também conseguiu resultados expressivos como treinador, tanto do Auto Esporte, como da seleção de Itaituba. Essa função ele passou a exercer quando ainda jogava no Auto. Depois que parou, em 1988, virou treinador de futebol de vez. Em 1990 foi bicampeão pelo Auto, já como comandante no banco. Ele só parou quando passou a enfrentar problemas de saúde, que o impediram que continuasse fazendo o que tanto gosta.
A saúde - “Eu tenho muita vontade de viver, de recuperar minha saúde para voltar para minha terra e criar meus filhos e meus netos. Tenho 53 anos, quase todos vividos em Itaituba. Estou passando por um momento em que tenho que cuidar da minha saúde. Saí daqui numa situação complicada. Hoje você vê como estou melhor. Eu tenho certeza que vou vencer. A medicina avança a cada dia que passa e é nisso em Deus que eu espero. Eu tenho muitas saudades da minha terra. Também espero que em breve nossa cidade tenha esse serviço de hemodiálise, para que pessoas como eu não precisem ir para outra cidade para fazer tratamento. Eu repito que eu tenho uma vontade enorme de viver e por isso tenho certeza que vencerei, com a ajuda de Deus todo Poderoso a quem tenho entregado toda minha vida”.
Apoio - “Eu conheci um vereador em Manaus, Sidomar Abitibol, que foi à minha casa me oferecer apoio. Isso é difícil acontecer até na cidade da gente, imagina fora. Pois ele foi e cumpriu o que prometeu. Ele tem uma associação, cujo carro me apanha toda segunda, quarta e sexta, levando-me para o hospital e de volta para casa. São mais de oito quilômetros de distância. Esse apoio tem sido fundamental para que o meu tratamento aconteça sem maiores dificuldades.
Posted by Picasa

Um comentário:

  1. Anônimo4:54 PM

    Meu amigo Nelson, meu treinador no Auto Esporte Campeão de ...88?

    Um forte abraço!

    Jailson Aleixo

    www.jailsonaleixo.glogspot.com

    ResponderExcluir