quinta-feira, janeiro 17, 2008

Situação complicada

Não está nada fácil a permanência de Raimundo Rosivaldo à frente da Funasa, em Itaituba. Apesar de toda a pressão de lideranças indígenas, o blog apurou hoje, de uma fonte de Brasília, que a situação de Rose está colocada na mesa do chefão do órgão, na capital federal.

Havia possibilidade de diálogo até hoje, antes de entrevistas de alguns índios, acusando o empresário Valmir Climaco, virtual candidato do PMDB à Prefeitura de Itaituba de querer se beneficiar do órgão, tirando de lá cestas básicas para tentar carrear votos. A situação se complicou e agora o que se sabe é que o diálogo ficou impossível.

4 comentários:

  1. Anônimo8:48 PM

    Parente,
    Daqui de Belem, de onde acompanho seu blog para saber das coisas do sudoeste do Estado, não vou entrar no mérito se essa pessoa deve ou não ficar no cargo, porque não conheço os detalhes dessa confusão. Minha intenção é despertar a discussão por um outro ângulo.

    Nos países onde as máquinas públicas funcionam direito, troca-se basicamente o primeiro escalação da administração pública. Em alguns, muda alguma coisa do segundo escalão. Infelizmente, no nosso Brasil, muda tudo, de cabo a rabo, cada vez que muda o governo.

    Se cargos como esse que está sendo tão disputado fosse ocupado por funcionário de carreira devidamente qualificado, nada disso estaria acontecendo aí, assim como ocorre em quase todo o País. Quem sabe um dia a gente chega lá.

    Elinelson Borba

    ResponderExcluir
  2. Anônimo8:50 PM

    Olha, Parente, muito me admira o Valmir está brigando por uma cargo como esse da Funasa. Acho que nessa briga quem mais perde é ele, mesmo que o Rose não fique no cargo.

    Marcos Aurélio Brito Jr.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8:55 PM

    Parente, esses índios amansam fácil. Lembra do caso do Raulien? Quando ele estava para voltar para a chefia da Funai eles fizeram o maior barulho porque não queriam. Hoje em dia, se falarem que ele vai sair, eles vão querer briga a favor dele. Se o Rose sair, podes crer que eles esquecer logo logo.

    Paschoal dos Santos Neto

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2:10 PM

    Amigo Parente,
    Em conversa com o Vereador e uma das maiores lideranças dos povos Munduruku, Isaías Crixí, fui informado por ele que a maioria dos verdadeiros líderes e caciques indígenas desconhece essa manifestação que está sendo feita por eles aqui em Itaituba. Isaías Crixí garantiu que isso está causando preocupação em Jacareacanga por que eles não sabem exatamente o que está acontecendo. O vereador afirmou que enquanto isso as aldeias estão sem medicamento nos postos de saúde e sem dinheiro pra comprar combustível para as voadeiras. O vereador afirma ainda que esse movimento está sendo feito por funcionários e conselheiros da saúde que usufruem de recursos particularmente. Isaías diz estar revoltado porque o dinheiro da saúde indígena está sendo usado para sustentar essa manifestação e que o Rose estaria usando os indígenas para permanecer no cargo. Ainda segundo o vereador não são os caciques nem as principais lideranças que estão no disei e a saúde nas aldeias está em péssima situação. A gravação desta conversa que tive com o vereador está comigo a sua disposição.

    Eliel Sodré.

    ResponderExcluir