sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Informe JC

Roselito conversa com Wilmar I
Segunda-feira, 21 de janeiro, o prefeito Roselito Soares recebeu em seu gabinete, Wilmar Freire, presidente do diretório municipal do PDMB, em Itaituba, para mais de uma hora de conversa. Foi no final da tarde, quando o movimento na sede da municipalidade era apenas interno, o que fez com que os dois tivessem bastante tempo para conversar sobre diversos assuntos.

Roselito conversa com Wilmar II
Um dos tópicos do diálogo que muita gente pagaria para ter assistido foi uma possível renovação de contrato de publicidade dos veículos de comunicação dos quais Wilmar é o proprietário, que inclui TV Tapajoara, TV Eldorado e Rádio Itaituba. Nada ficou definido, mas, a porta não foi fechada, nem pelo prefeito, nem pelo empresário.

Roselito conversa com Wilmar III
Mas, o que todo mundo quer saber, mesmo, e que só a coluna ficou sabendo e revela agora, com exclusividade, foi o que os dois falaram sobre política. Pois é! Conversa vai, conversa vem, a certa altura Roselito fez a seguinte proposta a Wilmar, esse, na condição de presidente do PMDB: Contratar uma pesquisa do IBOPE, com a aquiescência do prefeito e do pré-candidato do partido de Wilmar, o empresário Valmir Climaco, para ver quem é quem no jogo da sucessão; quem o povo realmente quer ver sentado na cadeira de prefeito a partir do dia 1º de janeiro de 2008.

Roselito conversa com Wilmar IV
A proposta do prefeito Roselito Soares consiste em, conhecendo-se o resultado da pesquisa do IBOPE definir que, quem estiver acima de 15 pontos disparados à frente do outro (só vale para Valmir e Roselito) será candidato a prefeito de Itaituba, cabendo ao segundo colocado entre os dois, indicar o nome do vice. Por enquanto não foi tomada nenhuma decisão, mas, que a proposta do prefeito é tentadora, isso ninguém pode negar. Será que o Valmir topa?
É uma quadrilha...

...E com muita gente, com posições definidas. É assim que a Polícia Civil define o bando que planejou e executou o assalto à compra de ouro D’Gold, semana passada. Presos, mesmo, por enquanto, somente duas pessoas, um homem e uma mulher. Mas, espera-se que a Polícia ponha as mãos nos demais integrantes, incluíndo o pessoal mais graúdo que, segundo consta, tem até advogado pelo meio.

Puxa-encolhe I
É assim que se pode chamar o lengalenga em que se transformou a saída de Rose do DSEI. A exoneração, faz dias, foi publicada no Diário Oficial; porém, a confusão parece longe de acabar.

Puxa-encolhe II
Esta semana Valmir Climaco resolveu ir para o ataque, concedendo entrevistas a respeito do problema. Ele disse que desafia, tanto Rose, como qualquer pessoa de Itaituba, incluindo empresários, para provar que algum dia ele recebeu um litro de gasolina para fazer campanha. Isso, porque na primeira ocupação dos índios, uma das lideranças disse que Valmir queria o cargo para alguém de sua confiança, para conseguir se beneficiar do mesmo, através da doação de cestas básicas.

Puxa-encolhe III
A verdade é que essa briga não teve vencedores. De uma lado, Rose perdeu um bom emprego; faltou-lhe mais jogo de cintura; de outro, Valmir, embora tenha o ego masssageado por mostrar força, sofre um inevitável desgaste político com o episódio. O tamanho anda não se sabe.

Proibição estranha
Estranha, muito estranha, é o mínimo que se pode dizer da proibição da entrada da reportagem da TV Eldorado na Funasa, onde estavam os índios da etinia munduruku. Cheirou à manipulação clara por parte de algum político interessado em tirar partido da situação.

Eva Gomes será candidata I
Eva Gomes, esposa do empresário Orismar Gomes (Supermercado Liberdade) disse à ao Informe JC, que está mesmo disposta a se lançar candidata a vereadora na eleição de outubro próximo. Na manhã de sábado, 26/01, ela conversou com o pré-candidato a prefeito pelo PMDB, Valmir Climaco, que ficou pra lá de animado com o diálogo. Ele ligou para a coluna para dizer que já está certo o apoio do PMN à sua candidatura, com as benções de Benigno Reges, depois que foi confirmado que Ângela Reges assume mesmo o DSEI, no lugar de Rose.

Eva Gomes será candidata II
A reportagem do JC conversou com o casal Eva e Orismar, que ainda não chegou aos 100% de acordo sobre a candidatura. Eva disse que vai mesmo disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Itaituba; Orismar - sem dúvida a maior liderança política do bairro da Liberdade - afirmou que é muito cedo para falar em candidatura, que é preciso reunir a família, que sempre esteve unida em torno de um único nome. Mas, o que deu para sentir é que a decisão de Eva é mesmo firme.

Não foi consultado
Fechado com o PMN, partido cuja liderança central é Benigno, Valmir espera contar com apoio de todo o partido. Mas, Orismar Gomes, que é uma voz muito forte dentro do PMN, não ficou satisfeito porque não foi ouvido por Benigno, pois disse que tinha ficado acertado, que deveria ser uma decisão de consenso do partido e não de forma unilateral, como a que foi tomada, apoiar fosse qual fosse o lado na próxima eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário