sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Luis Pagot – O Homem da Br 163

Luis Pagot, conhecido em Mato Grosso por seu arrojado e competente interesse em fazer as coisas com as quais se envolve acontecerem, tem a sua frente o maior desafio de sua brilhante trajetória de vida.
Homem de confiança do grande empresário do ramo agrícola e hoje governador de Mato Gross o, Blairo Maggi, Luis Pagot trabalhou nas empresas do Grupo Amaggi por 12 anos, presidindo inclusive a Hermasa,com sede em Itacoatiara, no Amazonas, que transporta toda a soja que vem dos campos de Mato Grosso, até Porto Velho e em barcaças da Hermasa pelo Rio Madeira chegam ao Porto de Itacoatiara e Santarém para daí ganharem o mundo através de navios graneleiros.
Quando Blairo Maggi elegeu-se governador, foi buscar Luis Pagot em suas empresas e fez dele o homem forte de seu governo, ocupando a Casa Civil, distribuindo ordens e cobrando resultados no perfil empresarial, e depois como Secretário de Infra-Estrutura, fazendo um grande programa de asfaltamento em consórcio com os agricultores levando asfalto aos mais distantes pontos do Estado de Mato Grosso, ampliando significativamente a malha viária pavimentada e beneficiando a população. Ganhou o apelido de Trator, tamanha sua força de trabalho e obstinação na busca de seus objetivos.
Todo o Centro Oeste sabe que a melhor alternativa para o escoamento da produção de grãos que fartamente se produz na região é a Br 163 e isto, hoje, se inviabiliza pelo não asfaltamento desta importante rodovia, e o setor produtivo do Mato Grosso clama pela conclusão desta obra que aumentaria significativamente os ganhos e ampliaria a rentabilidade financeira dos produtores.
Quando Blairo Maggi foi intimado a apoiar o Presidente Lula em sua campanha presidencial no último pleito fez somente uma exigência para prestar seu importante apoio....Que Luis Pagot assumisse a presidência do DNIT e tivesse carta branca do Governo Federal para tocar este importante projeto do asfaltamento integral da BR 163.
Fechado o acordo, Lula ganhou a eleição com o apoio de Blairo e Luis Pagot assumiu a presidência do DNIT para consolidar esta obra que é importante para o Pará, muito importante para Mato Grosso, porém, mais importante ainda para o Brasil que vai ganhar um corredor de exportação com alta agregação de valor.
Luis Pagot concedeu informações que 300 milhões de Reais já estão alocados, sem contingenciamento, para que ainda este ano sejam iniciadas as obras de asfaltamento de quatro trechos da BR 163 totalizando algo em torno de 200 Km. dos quase 1000 Km. que faltam ainda serem asfaltados.
É um bom começo, mas quem conhece Luis Pagot de perto sabe que desta vez a Br 163, a Santarém-Cuiabá, tem tudo para ser asfaltada, para ser a redenção do desenvolvimento econômico do Oeste do Pará.
Itaituba ganha muito, pois será aqui o principal porto para escoamento desta produção agrícola, uma vez que não se justifica rodar os 350 km até Santarém, se aqui já se pode usar o modal aquaviário, diminuindo custos e aumentando lucros. Grande parte da produção da Zona Franca de Manaus fará o sentido inverso, lotando as carretas que chegam com soja e voltarão levando produtos manufaturados. È um novo momento econômico, de grandes alternativas para nossa região e que estão hoje nas mãos de um homem chamado Luis Pagot....O homem da Br 163.

Celso Trierweiler é advogado em Itaituba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário