quinta-feira, maio 22, 2008

Informe JC

Viana nervoso I
O discurso mais nervoso da sessão de quarta-feira passada, 14/05, foi do vereador Brás Viana, da base de apoio ao prefeito Roselito Soares. Ele subiu visivelmente à tribuna para desabafar. Viana disse que embora seja da base, não sabe babar prefeito. Falou, também, que quem decide os rumos do seu mandato é ele. Para Viana, a máquina da administração municipal está parada. Disse que conversou com Euclides Alves, secretário de Infra-Estrutura, questionando-o sobre a buraqueira que existe nas ruas da cidade. Como resposta recebeu a informação de que o problema é a falta de óleo diesel para tocar a usina de asfalto.

Viana nervoso II
Viana foi mais longe: informou que vai apresentar um requerimento na próxima sessão da Câmara, através do qual pedirá informações do prefeito Roselito Soares sobre o dinheiro repassado pelo Bradesco. Ele quer saber o que está sendo feito com o mesmo. O vereador pediu aos seus colegas que votem a favor de seu requerimento. O motivo da irritação do vereador tem nome: a atenção que alguns pré-candidatos, os quais não são detentores de mandatos estão recebendo. Citam-se os casos de Diomar Figueira e Hilton Aguiar, que seriam os pré-candidatos preferidos da primeira dama Margarete Soares. Tem ainda o ex-chefe de gabinete Raimundo José Raimundo Gonçalves, que goza de grande prestígio na alta cúpula.

Tem mais gente insatisfeita
Embora somente Viana tenha vociferado sua insatisfação com essa situação, a coluna ouviu reclamações de mais de um vereador da base. Eles estão conseguindo se conter, por enquanto. Caso o prefeito não converse e acima de tudo, demonstre a eles que não é bem assim, novos atos de rebeldia deverão acontecer nos próximos dias.

Ele vai falar a favor
Conversa de pé-de-ouvido do vereador Antônio Cardoso com César Aguiar: Na próxima sessão o Viana vai estar falando bem do prefeito. É só esperar para ver. Vamos esperar até terça-feira para ver o que acontece.

Juiz vai eleitoral vai entrar de férias
O juiz Arnaldo Albuquerque, presidente da 34ª Zona Eleitoral, entrará em férias no começo de junho. Ele pediu ao Tribunal de Justiça do Estado mais trinta dias a que tem direito. Caso haja deferimento de seu pedido, ele ficará sessenta dias ausente de Itaituba.
A juíza Diana Cristina Ferreira da Silva deverá assumir o comando da Justiça Eleitoral de Itaituba na ausência do titular.

Em boas mãos
Ronaldo Serrão foi uma ótima escolha do prefeito Roselito Soares para comandar a Comtri. Ele ficou por mais de dois anos à frente da Cadeia Pública de Itaituba, e saiu de lá pela porta da frente, por causa do bom trabalho que realizou num lugar que é sempre um barril de pólvora. Se forem dadas condições, Ronaldo poderá desempenhar um bom trabalho. Ele não tem pretensões políticas, age com bom senso, relaciona-se bem com as pessoas e tem competência. Estava mais do que na hora, pois a Comtri estava acéfala.


O constrangimento de Botelho
O ex-prefeito Edílson Botelho poderia ter evitado o vexame que passou quarta-feira, 14/08, na saída do Fórum de Itaituba, no finalzinho da tarde. Ele foi lá para uma audiência que poderia ser de conciliação, no processo que move contra Sueli Sousa, coordenadora do Sintepp. Como o Fórum fica muito perto da sede do sindicato, e por causa da grande capacidade de mobilização que a categoria tem, quando ele saiu do prédio foi recebido com uma grande manifestação contra. Vários profissionais da educação portavam cartazes de protesto, mostrando fotos do ex-prefeito riscadas com um grande X. Foi uma situação de fato vexatória para alguém que já foi carregado nos braços do povo, não faz muito tempo.

Audiência será dia 5 de junho
A audiência pública para tratar da problemática do transporte hidroviário no trecho Itaituba-Santarém-Itaituba será dia 5 de junho. Foi o que informou o vereador Paulo Gasolina (DEM), que articula a mesma. Na ocasião, além dos donos de barcos e lanchas, deverá estar presente um diretor da Arcon, que é a responsável pela fiscalização do serviço.

Dia do ACS
O vereador Manoel Diniz lembrou na sessão da Câmara do dia 14 passado, que se celebrava naquela data o dia do ACS. Ele ressaltou a importância desse auxiliar do serviço público de saúde através das visitas domiciliares. Segundo disse o vereador, que é médico, depois da criação dos Agentes Comunitários de Saúde muitos dos problemas foram sanados por causa das orientações que eles levam aos bairros e às comunidades. Diminuiu drasticamente, por exemplo, a incidência de diarréia em crianças, que provocava muitas mortes. A lembrança do médico e vereador foi oportuna e fez justiça a esses dedicados servidores, que atuam, na maioria das vezes, de forma anônima.

Trânsito complicado
Uma leitora do Jornal do Comércio, que tem carro, pediu para que a coluna levantasse a questão da mão dupla no trecho da Travessa Paes de Carvalho, entre a Rua Hugo de Mendonça e a Avenida Getúlio Vargas. Ela sugere que a engenharia da Comtri faça um estudo para decidir se deve continuar ou não a mão dupla, uma vez que na hora de dobrar na esquina da Paes de Carvalho com a Getúlio Vargas o espaço é relativamente apertado para fazer a curva, sobretudo quando coincide de um carro grande ir na direção da orla e outro vir para dobrar.

São Bartolomeu
O empresário do ramo do transporte aquaviário, Rosinaldo Marinho Alves, proprietário do barco São Bartolomeu, que faz a linha Itaituba-Santarém-Itaituba, vai colocar, em breve, uma nova embarcação nesta linha, provavelmente no lugar da que é usada atualmente. O nome continuará sendo São Bartolomeu, mas, oferecerá muito mais conforto para os seus passageiros. O novo barco terá casco de ferro, capacidade para 320 passageiros e camarotes confortáveis. O pensamento de Rosinaldo é inaugurar o novo São Bartolomeu no mês de julho. No momento estão sendo instalados os equipamentos, pois o restante do barco está pronto. Rosinaldo e sua equipe prestam um serviço de boa qualidade aos que se utilizam do seu barco, serviço esse que vai ser aprimorado cada vez mais com as melhores condições da nova embarcação. Quem viaja de barco nesse trecho, agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário