quinta-feira, maio 22, 2008

Nada aconteceu depois

Artigo de José Waterloo Leal

Na noite do dia 22 de novembro de 2007, com o plenário da Câmara Municipal de Itaituba repleto de representantes da sociedade organizada deste município, aconteceu a audiência pública, provocada por requerimento do vereador César Aguiar, onde as empresas de mineração, atuantes nesta região, foram convocadas para prestar esclarecimentos sobre as denúncias, á época, de estarem atuando de forma prejudicial aos interesses do povo e dos governos municipal, estadual e federal.
A reunião foi muito proveitosa, as cobranças recaíram sobre a Itaituba Indústria de Cimento do Pará S/A – ITACIMPASA, (antiga CAIMA) e SERABI Mineração Ltda., que por sua vez, de forma atenciosa, enviaram os senhores Marcílio Jaques Brotherhood e Ulisses Melo, diretores Executivo e Financeiro, das respectivas empresas.
Os resultados da audiência não foram satisfatórios, destacadamente quando a SERABI, de certa forma, confirmou a transferência de sua sede gerencial para a cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará e a ITACIMPASA, não conseguiu esclarecer as divergências no recolhimento dos impostos, que prejudicam os cofres públicos. A insatisfação foi acentuada, quando as duas empresas, admitiram não possuírem programas sociais de atenção às sociedades impactadas pelos dois empreendimentos.
Ao final da audiência, ficou definido que a SERABI seria convocada para que no dia 03.12.2007, apresentar proposta de projetos sociais e informações convincentes que seu escritório de Itaituba, não estava sendo desativado ou esvaziado de decisões. Da mesma forma, a ITACIMPASA, teria as mesmas obrigações em um dia de janeiro de 2008, a ser definido, para prestar contas à sociedade Itaitubense.
Nada disso aconteceu e hoje 20 de maio de 2008, tudo continua como antes e o povo dessa terra, aguarda e contabiliza negativamente, a inércia da Câmara, que não dá continuidade ao processo democrático necessário e urgente.
Vereador César Aguiar, e daí!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário