domingo, junho 01, 2008

Eles são rápidos

Quando o assunto é de seu interesse, tanto deputados federais quanto senadores são muito rápidos. Basta olhar para o caso da PEC 333/04, a chamada PEC dos vereadores, que estava meio adormecida na Câmara Federal.

Como foi amplamente noticiado, ela foi aprovada no decorrer da semana que terminou ontem, por meio de acordo de lideranças. Isso aconteceu porque essa matéria é do mais alto interesse deles.

Agora a PEC está no Senado.

Pasmem os senhores! Embora ela tenha sido aprovada quarta-feira passada, foi imediatamente mandada para o Senado, que cogitou até aprová-la ainda no decorrer da semana que terminou.

Não aprovou, mas quase com certeza fará isso durante a semana que está começando.

O PT tem interesse em votar diversas matérias do Executivo que estão encalhadas na Casa. DEM e PSDB, dentre outros, querem aprovar a PEC dos vereadores. Então, os dois têm moeda de troca para que a votação de matérias de interesse de ambos sejam votadas.

Por que a pressa?

Porque vereador é o melhor cabo eleitoral que um deputado federal ou um senador tem. Vereador vai atrás dos votos., Aprovando a PEC dos vereadores os legisladores de Brasília ficarão de bem com eles.

Se isso acontecer, eleitor itaitubense, prepare-se para eleger mais seis vereadores, pois saltará das onze atuais para dezessete o números de cadeiras na Câmara Municipal de Itaituba.

Brevemente eu estarei colocando uma enquete para saber a opinião dos leitores a respeito do aumento do número de cadeiras na CMI. Como há uma outra em andamento, preciso esperar que ela seja concluída. Mas, faço uma provocação aos leitores, pedindo que comentem o que acham desse aumento, tanto em nível local, principalmente, assim como em nível nacional.

O Congresso garante que vai aumentar o número de vereadores, diminuindo as despesas das câmaras através da limitação que foi imposta na votação da PEC dos vereadores. Você acha que isso vai acontecer? vai diminuir a despesa de cada câmara? Eles, do Poder Executivo e do Poder Legislativo, não vão encontrar meios de burlar a lei, como fazem com tantas outras coisas, para aumentar o repasses?

Dê sua opinião.


Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário