sábado, junho 21, 2008

Iniciativa Ímpar

Classifico de uma importância impar a inicitaiva d... Classifico de uma importância impar a inicitaiva do Parente em entrevistar o Zé Carneiro que é uma fonte inesgotavel de uma história rica recheada de luta, dificuldade e bravura na exploração de ouro no Tapajós.

Serve o depoimento de Zé Carneiro de fonte de pesquisa e estudo para estudantes, pesquisadores, antropologos etc, que pesquisam a evolução dos ciclos economicos na região e o homem e em especial o ciclo do ouro.

Em meu modesto entendimento Zé Carneiro essa figura lendária do Alto Tapajós, deveria ser constituido pelo poder público em especial as Secretárias de Educação, Mineração, para proferir palestras, mostrar sua ótica sobre as questões de mineração, garimpagem e até sobre impactos ambientais na lavra do ouro, além de histórias da evolução do homem garimpeiro do apogeu ao declício acentuado do ouro na região.

Parente, a breve e leve brisa que envolve-nos através de voce com a história de Zé Carneiro prenuncia-se como uma tempestade de lindas e ricas historias para a posteridade. De tudo o que contam do inicio da corrida do ouro no Tapajós sendo o precursor Nilson Pinheiro dá-nos um entendimento folclorico e/ou irreal; a história de Zé Carneiro mesmo situada em tempos depois, é contada por ele proprio digna de credito.

Parabens Parente e ilações elogiosas a OUROMINAS pelo apoio... Zé Carneiro não merece somente nosso respeito, merece ser imortalizado em vida, para a posteridade.

Walter Tertulino Azevedo

--------------------------
Amigo Walter,

É para pessoas como você, que se preocupam com a preservação de nossa memória, que a gente procura fazer esse tipo de trabalho para o qual é preciso paciência. Espero que você tenha tido oportunidade de ler a primeira parte do relato do José Carneiro. Se não teve, o blog coloca-se à sua disposição para viabilizar o acesso ao material.

Caso o amigo tenha alguns nomes de garimpeiros antigos, famosos ou anônimos, gostaria d pedir que os passasse para tentarmos manter contato.

Abraços

Jota Parente

2 comentários:

  1. Anônimo5:22 PM

    Caro Parente,
    Com a publicação da história do garimpo na região do Tapajós, que vc está disposto a fazer, ninguém jamais poderá dizer que nunca se fez nada para registrar essa histária tão rica e que precisa que as gerações atual e futura tenham conhecimento e respeitem esses corajosos homens quem são os responsáveis pela existência deste município.
    Não precisamos de monumentos, festas ou outras honrárias para homenageá-los. Temos uma obrigação básica: respeitá-los!
    Parabéns Parente!

    Adilson Araújo

    ResponderExcluir
  2. Parente, sobre outros vultos da garimpagem no Tapajós minha memória no momento alcança outra importante figura que por sinal é cunhado do Zé Carneiro, CHICO ARACATY, que depois de ter construido um imperio economico dentro do Rio Pacu (Porto Rico) com quase uma dezena de aviões monomotores e um Bandeirante/ Embraer, segundo cometários vive nas regiões inóspitas do Suriname em dificilima situação. Chico Aracaty figura simples, é lembrado por ter ajudado inumeras pessoas a alcançarem projeção economica invejavel, e que depois abandonaram o velho garimpeiro.

    ResponderExcluir