terça-feira, junho 03, 2008

Jogos Aberto do Pará

O Departamento de Desporto da Secretaria Municipal de Educação está com as providências todas adiantadas para a realização da fase regional dos Jogos Abertos do Pará, pólo Itaituba, cujas competições estão marcadas para os dias 20, 21 e 22 de junho. O evento começará dia 19, mas, nesse dia haverá somente a abertura, na quadra do Chapéu do Povo.

Os confrontos entre os municípios envolvidos começarão na manhã do dia 20, tendo sido escolhidos pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), o próprio Chapéu do Povo e o ginásio da Associação Atlética Cearense. Um detalhe que o torcedor precisa saber para acompanhar os jogos é que todos eles serão realizados durante o dia. Só haverá uma partida pela parte da noite se por algum motivo uma delas for interrompida e tiver que ser completada.
Até o momento está confirmada a participação de cinco equipes, incluindo Itaituba, a sede do evento. Placas, Rurópolis, Aveiro e Trairão já informaram à SEEL que virão a Itaituba.

Jacareacanga mandou dizer, num primeiro momento, que virá com todas as modalidades, mas, por enquanto não confirmou oficialmente sua presença. Novo Progresso não mandou nem notícias. Talvez fique de fora, ao passo que Jacareacanga deverá mesmo participar.

Foram escolhidos três locais para hospedar as delegações visitantes. Serão as escolas São Francisco das Chagas (Piracanã), D. Pedro ( Liberdade) e Mão Cooperadora I (Bela Vista). Segundo Álvaro Queiroz, coordenador local do evento, provavelmente serão usados apenas dois desses locais, porque alguns municípios só comparecerão com duas modalidades, trazendo delegações pequenas. Entretanto, se for preciso, a terceira opção estará pronta para ser utilizada. Álvaro disse que ainda não está fechado o número de atletas, técnicos e dirigentes de fora que chegarão a Itaituba. Contudo, tudo indica que serão em torno de 270.

Toda a logística do evento também está providenciada, não só de parte da Prefeitura, como por meio de parcerias com outros órgãos ou com a iniciativa privada. No caso do transporte, um dos mais sérios itens a serem cuidados, o 53º BIS confirmou que vai ceder um ônibus para transportar as delegações dos locais onde ficarão, até as praças esportivas, e vice-versa. Álvaro informou que manteve contato com responsáveis pelas vans que estão fazendo transporte coletivo na cidade de Itaituba, os quais se comprometerem em ajudar. O deslocamento das delegações para Itaituba é por conta de cada uma delas. Contudo, se alguma delas não tiver recursos para vir, a Prefeitura de Itaituba bancará a vinda, para não atrapalhar os jogos. A delegação da SEEL deverá ficar em um hotel, devendo essa despesa e mais a alimentação da mesma ser custeada pela Prefeitura de Itaituba. A conta ainda não está cem por cento fechada, todavia, a projeção aponta para uma despesa de aproximadamente R$ 40.000,00

Itaituba vai participar com equipe de 86 pessoas, incluindo atletas, técnicos e dirigentes, disputando todas as modalidades que são: futsal (masculino e feminino); handebol (masculino e feminino), voleibol (masculino e feminino); basquetebol masculino, tênis de mesa (masculino e feminino) e atletismo (masculino e feminino). A arbitragem será da SEEL, que mandará dez árbitros, que se juntarão aos que serão indicados pelas equipes, um de cada, exceção feita a Itaituba, que indicou dois, um de voleibol e outro da basquete, os quais atuarão sempre como segundo árbitro.

A solenidade de abertura vai constar de apresentações culturais desfile de grandes atletas locais do passado, incluindo ex-jogadores de futebol. Os discursos serão limitadíssimos, atendendo recomendação da SEEL, que pediu o menor número possível de oradores. Segundo Álvaro Queiroz, só falarão a secretária de educação, professora Usalda, o prefeito Roselito Soares e um orador do governo do Estado, integrante da delegação da SEEL. Nada de palavra franqueada, para evitar delonga desnecessária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário