A tromba d’água com duração de dez minutos que se formou em frente ao município de Santarém, no oeste do Pará, por volta das 10h30, levou dezenas de famílias ribeirinhas a procurarem abrigo. O fenômeno foi presenciado principalmente pelos moradores do bairro Salé, que fica em região alagadiça, no final da rua 24 de Outubro.
O susto foi grande. Alguns moradores preferiram não ver os estragos que a tromba d’água poderia deixar e se esconderam no momento de sua formação. Foi o caso da comerciante Vera Sousa. Ela conta que preferiu correr para dentro de casa em busca de lugar seguro. “Eu senti muito medo por morar na beira do rio”.
As nuvens escuras, carregadas, e a velocidade dos ventos chamaram a atenção dos funcionários de uma universidade próxima ao rio Tapajós. A professora Carmem Célia, ainda muito nervosa, tenta explicar o que testemunhou. “Era uma coluna e ia girando. Na parte abaixo do meio, a coluna girava com grande velocidade. Era assustador”.
O fenômeno não provocou estragos nem deixou feridos. A Defesa Civil do Estado recomenda, em especial aos moradores de comunidades localizadas nas áreas mais baixas, a buscarem abrigos para evitar alagamentos, considerando que a previsão é de fortes chuvas para as próximas horas.O Departamento de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia, com sede em Manaus, explica que o fenômeno começou no oceano Atlântico.
Devido à baixa umidade relativa do ar, os ventos fortes que atingiram até 25 quilômetros por hora foram deslocados para Santarém.A Coordenadoria da Defesa Civil do Pará emitiu um alerta preventivo para os municípios de Santarém, Monte Alegre, Óbidos, Alenquer e localidades próximas para a possibilidade de tempestades e vendavais estimados em 30 a 50km/h nas próximas horas.
O alerta é para que os moradores dessas áreas, que possuam pouca ou nenhuma proteção contra raios, busquem abrigos em locais seguros. Em caso de necessidade, a Defesa Civil de Santarém pode ser acionada pelos telefones (91) 9122-7211 e 9145-5793 e através do Corpo de Bombeiros, no 193.O monitoramento do tempo está sendo realizado com maior freqüência para que alertas preventivos sejam feitos sempre que necessários. (Diário do Pará)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
EDITAL Prezados (as) Senhores (as): CLIENTES CPF/CNPJ CONTRATO QUADRA LOTE EDITAL Prezados (as) Senhores (as): CLIENTES CPF: CONTRATO QUAD...
-
O Presidente da COOPERATIVA SUSTENTAVEL DE PRODUÇÃO MINERAL CNPJ 45.610.812/0001-97, no uso de suas atribuições conferidas pelo Estatuto Soc...
-
EDITAL Prezados (as) Senhores (as): CLIENTES CPF/CNPJ CONTRATO QUADRA LOTE EDITAL Prezados (as) Senhores (as): CLIENTES CPF: CONTRATO QUAD...
Fenômenos desse tipo naquela região, são mais comuns do que pareçe.
ResponderExcluirA Climatologia explica.
Em frente à cidade de Santarém, há um grande espelho d'água, e as correntes de vento, que seguem justamente pelo curso dos grandes rios (Amazonas e Tapajós) levando a água evaporada pelos mesmos e pela floresta em forma de nuvens, se encontram onde também se encontram os rios.
Isso, aliado a umidade relativa do ar baixa, e uma variação brusca da pressão atmosférica, provocou o fenômeno.