O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), recuou ontem no debate sobre a PEC que cria mais de 7 mil vagas para vereadores. De acordo com a Folha, o senador começou a falar em um debate mais amplo devido à repercussão negativa do assunto com a opinião pública.
O comentário de Garibaldi mostra o tamanho da distância entre a realidade do Congresso e a das ruas. A emenda foi aprovada numa madrugada perto do Natal, criando 7 mil vagas no Legislativo (o mais desmoralizado dos Poderes) e ainda sem o artigo que reduzia as despesas das Câmaras Municipais. Mesmo diante desse cenário, Garibaldi precisou esperar o projeto chegar ao público para identificar uma repercussão negativa. O Congresso brasileiro é mesmo inacreditável.
--------------------------
Comentário: Eu engrosso o coro dos que querem saber o porquê de tanto empenho para aumentar o número de vereadores em todo o Brasil. Ao mesmo tempo, sei que a resposta não é difícil de ser encontrada.
Os vereadores são os cabos eleitorais mais próximos dos deputados federais e dos senadores, além de terem um custo mais baixo. Ninguém serve de ponte entre eles e o eleitorado tão bem quanto os vereadores. Então, para nós eleitores sobra pagarmos a conta desse aumento do número de vagas nas câmaras.
Minha opinião não muda nada, mas, sou contra.
Jota Parente
Nenhum comentário:
Postar um comentário