sábado, dezembro 27, 2008

Mais vereadores? Para quê? *

O Senado Federal terminou de embrulhar um belo presente de Natal para os brasileiros, dia 17/12, o qual tinha sido preparado pela Câmara dos Deputados, que em maio deste ano aprovou o aumento do número de vereadores em todo o Brasil. Só ainda não está valendo porque houve alterações no Senado, o que motivou a não promulgação da chamada PEC dos Vereadores pela mesa da Câmara, o que vai fazer a matéria ser decidida pelo STF, para onde o Senado recorreu contra a decisão da Câmara, dia 19/12.

O Brasil precisa de mais vereadores, ou de vereadores mais preparados e mais comprometidos com o povo que os elege? A mesma pergunta precisa ser feita, especificamente, para Itaituba.
O nível de atrelamento do Poder Legislativo ao Poder Excutivo, em quase todo o Brasil, tem provocado um descrético muito grande do primeiro junto ao eleitor. É comum as pessoas não lembrarem em quem votaram para vereador, pouco depois de um ano da eleição. Porque será que isso acontece?

Para defenderem os "interesses dos seus eleitores", muitos vereadores que se elegem pela oposição, passam a apoiar o prefeito, logo. Não há o menor compromisso com o estatuto do partido; muito menos com a ética. A interdependência entre os poderes, na prática, configura-se muito mais numa dependência do Legislativo em relação ao Executivo. Por isso, para que aumentar o número de vereadores, mesmo sob a alegação de que não haverá crescimento das despesas das câmaras?


* - Editorial da edição 76 do Jornal do Comércio, que circulou na véspera de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário