quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Luto por Luis Alberto

Meu irmão, Luis Alberto Parente de Sousa (foto), morreu, subitamente, no início da noite de hoje, quarta-feira, no Hospital Regional de Santarém, vítima de infarto. Deixa viúva, Sheila, e três filhos, Fabrício, Luana e Teotônio Neto. Tinha 55 anos de idade.

Luis Alberto era funcionário da Embrapa, faltando muito pouco tempo para se aposentar. Morava na cidade de Belterra, onde era pessoa muito querida. Luis era envolvido em diversas atividades sociais da comunidade belterrense.

ELE MUDOU A VIDA DA FAMÍLIA
No começo dos anos 70 Luis Alberto foi para Castanhal, para fazer o curso de técnico-agrícola. Só voltou no final do ano, porque não havia condições dele ou de meu saudoso pai Tote bancar a passagem para as férias do meio do ano.

Quando chegou, Luis disse para papai, que estava tudo errado. Aquele modo de trabalhar, praticando a agricultura rudimentar, não tinha futuro. Falou que a saída seria trabalhar com a produção de mudas de citros, sobretudo laranjeira, para vender para toda a região do planalto.

Assim foi feito. Quando ele retornou para Castanhal, deixou um viveiro preparado e a partir dali a vida de toda a família mudou em um curto espaço de tempo, pois papai passou a auferir bons lucros com a venda das mudas, e poucos anos depois, também, com a produção do pomar que plantou, o qual mais tarde viria a ser uma segura fonte de subsistência para todos.

Luis Alberto madrugava para cuidar de seu viveiro, conhecido em toda a região. Ele produzia mudas de diversas espécies, incluindo algumas de outros continentes.

Sua obra não ficou completa, pois tão novo, ainda tinha muita coisa para fazer. Mas, nesses 55 anos de vida, ele deixou sua marca de trabalho.

Eu não gostaria, de forma alguma, de estar escrevendo este texto. Porém, o faço, como minha última homenagem a esse irmão, do qual vivi tantos anos distante e o qual demorava a ver, em virtude de estar eu em Itaituba e ele em Belterra, mas, nem por isso, o amava menos do que aos outros irmãos.

Que eu, minha maezinha de quase 82 anos, meus irmãos, os filhos de Luis, sua esposa e toda a nossa família, encontremos forças para superar este momento tão difícil. Vai ficar uma saudade imensa, para sempre.

Meu irmão, descanse em paz!
Posted by Picasa

12 comentários:

  1. Anônimo11:25 AM

    ola jota, meus sentimentos pela perda. Parente é meu visinho e estou muito triste com o acontecido.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6:10 PM

    Primo, solidarizo-me neste momento de dor da família.
    Jefferson Luiz(Belem)

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9:09 AM

    Meu amigo Parente:
    Junto-me a você, neste momento de dor e saudade. Deus, em que nós acreditamos, com seu Divino Espírito Santo, há de nos dar consolo e forças para superarmos tamanha perda.

    Santino Soares

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10:29 AM

    Parente, meu imenso pesar por tão sentida perda para voce, e para o vasto circulo de amizades de seu irmão. Que o Grande Arquiteto do Universo, dê à familia o conforto necessário para superarem a imensa saudade que está acometendo a todos de sua familia.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo12:14 PM

    Querido amigo,gostaria de prestar minhas condolencias a você ,sua família e à familia deste grande homem que foi Luiz Parente. Sem dúvidas perdemos um Bom homem, mas ganhamos um bom anjo...Que Deus possa lhes dar conforto e forças nesta hora táo dificil.
    Abraços ...
    Nelma Mary.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6:20 PM

    Parente,

    receba minha solidariedade neste momento de sofrimento que passas com o falecimento de teu irmão.
    Não conheço essa dor, pois ainda tenho vivos todos os meus irmãos, mas imagino o teu sofrimento.
    Coragem e força a ti e teus familiares.

    Piteira

    ResponderExcluir
  7. Jota Parente.
    Receba as minhas mais sinceras condolências.
    A perda de um ente querido tão próximo e tão jovem, é uma das mais duras provações a qual, nós, pobres mortais estamos sujeitos.
    O desaparecimento de Luis vai contra as leis da natureza.
    Força amigo.
    Sua energia, tenho certeza, ajudará o consolo dos que amaram de verdade o Luis Alberto.
    Sinto muito.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo9:22 AM

    Caro Parente,
    Lamento pelo brusco falecimento de seu irmão, receba, junto aos seus familiariares, nossa solidariedade nesta hora dificil, mas inexorável.Não nos cabe discutir os designios do Criador.
    Abraços
    Vilson Schuber

    ResponderExcluir
  9. Anônimo3:24 PM

    Parente, estava viajando que recebi a noticia do brusco falecimento do Luiz, tudo aquilo que você postou na nota "Luto por Luis Alberto" é a prova inconteste do que o Luiz representou para nossa família, quebrou um paradígma da forma da produção agrícola prática pelo nossou saudoso pai, foi protagonista de uma mundança radical an forma de trabalhar e nelhorar a qualidae de vida da nosso familia. Seus conhecimentos trazidos da Ecola Agrócola foram irradiadores, a vozinhança que morava no entorno de casa no Cipoal começou a copiar a experiencia práticada pelo paapai e também propsperarm. Essa mudança de atitude utilize em todos os locais que viajo dusctinto a agricultura familiar. A famóloa perde pela perseverança e pelo exemplo de cidadão que era, perde a Embrapa porque perdeu seu melhor técnico em silvicultura, perde a academia proque ele era um dos primcipais aliado na hora derealizarem pesquisa em Santarém e na região e perde a sociedade porque perdeu um grande amigo e parceiro, companheiro de todos os momentos.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo8:34 PM

    Caro amigo Parente,
    Estive ausente de Itaituba por mais de uma semana e propositadamente alheio a tudo.
    Portanto, somente hoje tomei conhecimento do brusco falecimento de seu irmão, Luis Albeto.
    Uno-me a todos para também enviar-te votos de pesar e sinceras condolências. Recentemente perdi um de meus irmãos (o mais velho: Haile Paxiúba). A dor é tamanha.
    Que Deus te reconfortes e te dê a força necessária para superares a mais ingrata das dores: a dor da saudade.

    Abraço fraterno.

    Dudimar Paxiúba

    ResponderExcluir
  11. Olá Jota, que o Grande e Maravilhoso Deus, conforte o teu coração, dando a você forças para superar essa perda, uma lacuna que ficará vazia no seio da familia, mas preenchida sempre no coração todos, que Deus em Cristo o abençoe sempre

    Gilson Vasconcelos
    www.gilsonvasconcelos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Amigo, meus sentimentos.

    Não sabia que era teu irmão. Paz em sua alma.

    ResponderExcluir