Lixo
Gerson Huller, que ocupa uma diretoria na Seminfra, concedeu uma longa entrevista ao Jornal Eldorado, na qual falou de uma campanha que Prefeitura vai fazer para tentar conscientizar a população sobre o modo de acondicionar o lixo domiciliar para ser coletado pela equipes de limpeza pública.
Multa
Gerson tem razão quando chama atenção para o fato de que muita gente coloca o lixo de qualquer jeito, dificultando a coleta. Disse ele, que depois da campanha a Prefeitura vai aplicar multas em quem não colocar seu lixo corretamente, em recipientes adequados na frente de casa.
Quem ama cuida
A campanha, um remake da que aconteceu em 2007, tem lá seu sentido, mas, falta a Prefeitura fazer sua parte, pois quem ama, não cuida da cidade do jeito que Itaituba está sendo tratada, com lixo para todos os lados. A Prefeitura precisa, primeiro, dar o bom exemplo, para depois cobrar da população.
Saco plástico I
Uma coisa que chamou atenção na entrevista de Gerson Huller foi quando ele sugeriu que as pessoas usem sacos plásticos para colocar o lixo, o que foi uma idéia muito infeliz dele, pois o saco plástico, inventado em 1862, pelo inglês Alexander Parkes, é um dos mais conhecidos problemas ambientais do mundo. Além do que, todos sabem que com os milhares de cães que vivem nas ruas de Itaituba, dos quais os donos não cuidam e a Prefeitura não os recolhe, não ficará um só saco plástico de lixo que não seja destroçado.
Saco plástico II
Abandonados em aterros sanitários ou lixões, como sugeriu Gerson Huller, os sacos plásticos impedem a passagem da água, retardando a decomposição de materiais biodegradáveis e dificultando a compactação de detritos. Quanto ao próprio saco plástico, os estudos ainda não definiram com precisão quanto tempo levam para se decomporem, mas, sabe-se que é superior a 100 anos.
O X da questão
Como os carros papa-lixo não estão mais fazendo a coleta, pois não foi renovado o contrato com a Clean Service, fica difícil para os garis colocarem o lixo de camburões e outros recipientes nas caçambas e caminhões, que são muito mais altos. No papa-lixo isso era feito com facilidade. Mas, esse é um problema que a Prefeitura tem que resolver. Não pode se colocar culpa nas pessoas por usarem tais recipientes.
Santarém na Copa?
O Vice-governador do Pará, Odair Corrêa está tentando incluir Santarém no roteiro da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. Semana passada ele desembarcou na Pérola do Tapajós, acompanhado da Coordenadora do GP COPA 2014, Lúcia Penedo, do diretor da ABIH, Carlos Freire e o representante da Praice. O motivo da visita consistiu na vistoria da rede hoteleira, situação de trafegabilidade, infra-estrutura turística e principalmente, as condições do estádio Barbalhão. O esforço do Vice-governador Odair Corrêa é fazer de Santarém a sede de treinamento de uma das seleções que vai disputar a Copa do Mundo em 2014.
Gleba patrimonial
Não se sabe se o motivo é porque Jacareacanga tem 98% de seu território sob jurisdição da União, cheio de reservas indígenas, além de outros tipos de unidades de conservação. A verdade é que o município não dispõe de uma gleba patrimonial, até hoje, embora tenha dado entrada no pedido, junto com Trairão e Novo Progresso, em 1994, os quais conseguiram. Agora, o prefeito Raulien de Queiroz vai pedir, de novo, que a União libere a bendita área, sem a qual não dá para regularizar um só terreno, por menor que seja.
BASA
O vereador Hilton Aguiar (PSC), presidente da Câmara Municipal, disse na tribuna, que está preocupado com o fato do Banco da Amazônia ter dinheiro para emprestar, mas, estar colocando um monte de dificuldades para que agricultores e empresários de Itaituba tenham acesso ao crédito. Disse Hilton que o gerente do BASA, em Itaituba, Alessandro Souza Pereira, deverá ser convidado para ir até a Câmara, conversar com os vereadores sobre o assunto.
SINSERMI
O servidor público municipal Francisco Sabino, agente de trânsito da Comtri, informou à coluna que é candidato a presidente do Sinsermi, que é o sindicato dos funcionários da Prefeitura de Itaituba. Sabino disse que procurou fazer composição com diversos setores do quadro de servidores, para que fosse montada uma chapa forte. Além da sua, mais três chapas devem concorrer no pleito que deverá acontecer em abril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário