quarta-feira, novembro 25, 2009

Ana Júlia vem aí

A governadora Ana Júlia tem visita agendada para Itaituba, domingo próximo. Um dos compromissos dela será inaugurar a nova orla fluvial de Itaituba, que está pronta faz tempo, mas, que estava aguardando a decisão dela para ser entregue oficialmente à população.

Por enquanto, a Prefeitura não conseguiu resolver o problema da água da Sonda.

Ontem, o presidente da Câmara, Hilton Aguiar, disse que está sendo providenciado tudo para que o chafariz tenha água, domingo. Ele afirmou que será colocada uma bomba para jogar águar para o chafariz. Isso, porque a vazão da água está longe de ser, sequer, parecida com a que existia até a Prefeitura mandar fazer um trabalho de limpeza no poço.

Os vereadores de oposição deverão falar sobre o assunto, na sessão de hoje, mostrando que essa medida é paliativa e visa a enganar a população, pois dificilmente a tal bomba continuará ligada depois que a governadora for embora.

Outra coisa que a oposição prentende fazer é solicitar uma análise da água que está jorrando do poço. Os vereadores desconfiam que a mesma não tem composição idêntida à anterior.

3 comentários:

  1. Anônimo11:36 AM

    Mas que idéia estapafurdia : BOTAR UMA BOMBA PARA PUXAR AGUA PARA A GOVERNADORA VER ?
    ´´E bom lembrar ao Presidente da Camara que a Governadora já morou em Itaituba e, com certeza tomou banho na sonda, afinal era o ponto de encontro na época !!!
    Pelo amor de Deus, alguém impeça esta loucura, chamem o Jubal, o Mario Miranda e outros que podem ajudar a resolver o drama.
    Mas querer ENGANAR a Governadora, aí é demais.
    O Observador

    ResponderExcluir
  2. Para seu conhecimento e a pedido da Comissão preparei um Laudo Minero-Ambiental do que ocorreu.
    Está nas mãos da Comissão de Acompanhamento.

    ResponderExcluir
  3. Caro Parente,

    Estou encaminhando abaixo a Nota de Repúdio emitida pela Comissão de Acompanhamento e Entrega da Obra de Urbanização da Frente da Cidade de Itaituba, demonstrando sua indignação quanto a perda da maior atração do Projeto Orla.

    NOTA DE REPÚDIO

    A Comissão de Acompanhamento e Entrega da Obra de Reurbanização da Frente da Cidade de Itaituba e outras entidades abaixo representadas vêm a público repudiar com veemência a falta de cumprimento integral da construção do projeto Orla, visto que sua maior atração, a fonte termo-mineral sulfurosa da Sonda, foi irresponsavelmente perdida durante a implantação do empreendimento. As ações desastrosas do governo estadual e municipal demonstraram muito bem a falta de compromisso com a história e a cultura do povo itaitubense.
    O poço da Sonda se constituía em um importante patrimônio turístico e medicinal da região de Itaituba, tendo sua origem no início do século passado, através de uma pesquisa geológica feita pelo então Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil SGMB, sob a orientação do pesquisador Pedro de Moura que iniciou sua perfuração em 27/12/1929 concluindo o mesmo em 10 de setembro de 1930.
    O projeto urbanístico, aprovado em audiência pública por entidades representantes da sociedade civil organizada, trazia como principal atração a fonte termo-mineral sulfurosa denominada Monteiro Lobato, existente na Praça do Centenário cujo aproveitamento se faria através de um equipamento de balneoterapia projetado para fins terapêuticos, visto que os componentes diluídos na água da fonte possuíam propriedades medicinais.
    As irregularidades técnicas e administrativas vistas inicialmente no processo de limpeza do poço, e depois nas tentativas de sua recuperação são gritantes e absurdas, fora os danos causados ao meio ambiente, pois a água sulfurosa que jorrava espontaneamente na superfície da Praça do Centenário agora esta se infiltrando no lençol freático da área central da cidade contaminando os poços existentes às suas proximidades.
    Apesar das denúncias feitas ao Ministério Público, através de três procedimentos feitos pelos membros da comissão de acompanhamento da obra, as diligências para apuração dos fatos e das responsabilidades dos envolvidos, se limitaram a meros ofícios cobrando documentos para se amontoarem nas prateleiras daquela empoeirada instituição.
    Sabemos da importância do resgate dessa fonte para a sociedade itaitubense e conclamamos a todos aqueles que de fato amam essa terra, a cobrar uma posição de nossas autoridades com relação ao cumprimento integral do projeto Orla, principalmente com relação a sua atração principal que é a da nossa fonte termo-mineral sulfurosa da Sonda – Monteiro Lobato.
    É revoltante ver como a nossa terra está sendo dilapidada por pessoas descomprometidas, sem que nós tenhamos uma reação. Vejam em que estado se encontra o único prédio de valor histórico de nossa cidade, que é o prédio da antiga prefeitura. Será que nós vamos ter que esperar que ele venha abaixo para cobrar uma providência das autoridades?

    Itaituba, 25 de novembro de 2009

    Associação dos Filhos de Itaituba - ASFITA

    Grupo de Apoio a Mulher de Itaituba - GAMI

    Ordem dos Advogados do Brasil – Itaituba - OAB

    Rotary Club de Itaituba

    Sindicato da Construção Civil de Itaituba

    Associação Comunitária do Bairro Bom Jardim

    Mário José de Miranda – Autor do Projeto

    ResponderExcluir