sexta-feira, novembro 27, 2009

NOTA DE REPÚDIO

O blog recebeu e publica a nota de repúbio a seguir. Até porque, tanto este blog, quanto o Jornal do Comércio têm dedicado grande espaço a esse assunto, por considerá-lo relevante. Entendo que a orla está sendo inaugurada com uma atrofia, que é o não funcionamento correto da fonte da Sonda.

A Prefeitura, no sentido de dar uma satisfação para a opinião pública, e para a governadora, mandou instalar uma bomba para bombear água para o chafariz, sendo essa uma medida paliativa, depois que irresponsavelmente, foi destruído o poço original da Sonda.

Até quando essa bomba vai funcionar?

O que é ainda mais lamentável, é que o vice-prefeito Sílvio de Paiva Macedo, filho de Itaituba, que esteve prefeito interino por vários dias, avalize esse ato, posto que não se manifestou contrário ao mesmo.

Jota Parente
------------------------------

A Comissão de Acompanhamento e Entrega da Obra de Reurbanização da Frente da Cidade de Itaituba e outras entidades abaixo representadas vêm a público repudiar com veemência a falta de cumprimento integral da construção do projeto Orla, visto que sua maior atração, a fonte termo-mineral sulfurosa da Sonda, foi irresponsavelmente perdida durante a implantação do empreendimento. As ações desastrosas do governo estadual e municipal demonstraram muito bem a falta de compromisso com a história e a cultura do povo itaitubense.

O poço da Sonda se constituía em um importante patrimônio turístico e medicinal da região de Itaituba, tendo sua origem no início do século passado, através de uma pesquisa geológica feita pelo então Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil SGMB, sob a orientação do pesquisador Pedro de Moura que iniciou sua perfuração em 27/12/1929 concluindo o mesmo em 10 de setembro de 1930.

O projeto urbanístico, aprovado em audiência pública por entidades representantes da sociedade civil organizada, trazia como principal atração a fonte termo-mineral sulfurosa denominada Monteiro Lobato, existente na Praça do Centenário cujo aproveitamento se faria através de um equipamento de balneoterapia projetado para fins terapêuticos, visto que os componentes diluídos na água da fonte possuíam propriedades medicinais.

As irregularidades técnicas e administrativas vistas inicialmente no processo de limpeza do poço, e depois nas tentativas de sua recuperação são gritantes e absurdas, fora os danos causados ao meio ambiente, pois a água sulfurosa que jorrava espontaneamente na superfície da Praça do Centenário agora esta se infiltrando no lençol freático da área central da cidade contaminando os poços existentes às suas proximidades.

Apesar das denúncias feitas ao Ministério Público, através de três procedimentos feitos pelos membros da comissão de acompanhamento da obra, as diligências para apuração dos fatos e das responsabilidades dos envolvidos, se limitaram a meros ofícios cobrando documentos para se amontoarem nas prateleiras daquela empoeirada instituição.

Sabemos da importância do resgate dessa fonte para a sociedade itaitubense e conclamamos a todos aqueles que de fato amam essa terra, a cobrar uma posição de nossas autoridades com relação ao cumprimento integral do projeto Orla, principalmente com relação a sua atração principal que é a da nossa fonte termo-mineral sulfurosa da Sonda – Monteiro Lobato.

É revoltante ver como a nossa terra está sendo dilapidada por pessoas descomprometidas, sem que nós tenhamos uma reação. Vejam em que estado se encontra o único prédio de valor histórico de nossa cidade, que é o prédio da antiga prefeitura. Será que nós vamos ter que esperar que ele venha abaixo para cobrar uma providência das autoridades?

Itaituba, 25 de novembro de 2009
Associação dos Filhos de Itaituba - ASFITA
Grupo de Apoio a Mulher de Itaituba - GAMI
Ordem dos Advogados do Brasil – Itaituba - OAB
Rotary Club de Itaituba
Sindicato da Construção Civil de Itaituba
Associação Comunitária do Bairro Bom Jardim
Mário José de Miranda – Autor do Projeto

4 comentários:

  1. Caro Parente,
    Em primeiro lugar, gostaria de agradecer o espaço cedido em seu conceituado Blog, para divulgação dessa nota de repúdio. O governo do estado e o prefeito Roselito mostraram com todas as letras a sua intenção de enganar a população de Itaituba utilizando pessoas da terra que se deixaram usar como fantoches para dissimular seus atos inescrupulosos. A cultura da mentira utilizada pelo governo é tão forte, que eles acabam se convencendo de que a mentira é uma verdade. Infelizmente a coisa não para por aí. O vice prefeito Sílvio Macedo arbitrariamente e intempestivamente ordenou a colocação de um monumento ao violeiro no jardim da orla, sem autorização da Câmara Municipal e do autor do projeto, sob a alegação de quem mandava na cidade era o prefeito. Eu pergunto ao senhor vice prefeito que se diz filho da terra. E o monumento da Bíblia que também foi retirado do local pela prefeitura, não vai ser colocado de volta? Será que essa administração só lembra da boêmia?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6:17 PM

    Parente, pena que não estarei aí para acompanhar a visita da governadora e participar do protesto. Aqui no Paraná essa governadora tem uma pessima reputação, dada as notícias sobre o que ocorre no Pará especialmente neste governo. Espero que as associações e o povo de nossa querida cidade demonstrem o quanto estão insatisfeitos com os atos inescrupulosos do governo do Estado e do governo municipal.

    Um grande abraço ao DR. Mário Miranda

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7:14 PM

    Tomate nela (ana júlia), nele (roselito) e neles (puxa-sacos)

    ResponderExcluir
  4. Quando a cidade que amamos é terrivelmente violada...


    Fico extremamente decepcionado com o poder público quando este é o único responsável pela violação.

    É desta forma que me sinto quando volto a minha terra depois de muitos anos, meses ou dias não importa o tempo que passe. Minha indignação maior é ver um filho desta cidade participar do momento da concepção da ideia de violar sua própria casa. Não fazer nenhum esforço para impedir que se cometesse a destruição de uma parte importante desta cidade. A Sonda pra mim, tem a importância de um membro de nosso corpo, um braço, uma perna, enfim o coração, órgão vital na atração turística, meio ambiente, laser e na saúde das pessoas, desde sempre soube que a água da Sonda tinha alto teor de enxofre, componente importante no tratamento da pele.

    Eu pergunto aos meus conterrâneos – O Prefeito e o vice se importam com isso?

    Um filho de Itaituba mesmo nunca faria isso, ou será que faria? Deixo com vocês a resposta. Se é que vocês me entendem!

    Temos que dar uma resposta à altura a estas pessoas que nunca pensam no bem-estar dos filhos dessa terra tão boa, na eleição do ano que vem.

    Se eles não respeitaram os profissionais contratados por esta prefeitura pra fazer um projeto urbanístico da Orla, irão respeitar o povo de Itaituba? Não há compromisso com o povo, não há mais espírito público, somente ganância. Ganância em se promover em detrimento dos anseios do povo de minha terra. Esse forasteiro (mato-grossense) que conseguiu convencer a maioria dos eleitores com uma conversa “bonita”, conversa pra “boi dormir” e enganar os mais desavisados, fez tudo isso que repudio com todas as minhas forças.

    O meu desabafo não é por pretensão política até porque eu nunca fui um, mas acompanho. Meu Pai, foi político em Itaituba há muito tempo atrás, foi e sempre será um homem honrado, a maior parte de sua vida pública foi dedicado a esta cidade de Itaituba com trabalho honesto e primando pelo bem-estar das pessoas.

    O ministério Público em Itaituba está omisso, não encaminha nenhuma das denúncias feitas pelos membros da comissão de acompanhamento da Obra da Orla.
    Volto a dizer a todos os filhos nascidos e os não nascidos nessa terra, que pelo conhecimento que tenho, a Sonda NUNCA MAIS será a mesma. O equilíbrio natural que existia de – Pressão, Temperatura e Vazão foi alterado completamente. A temperatura, vazão, pressão da água hoje, é totalmente diferente da original. A Sonda de hoje pra fazer a água subir precisa de bomba elétrica, a Sonda original nunca precisou de uma bomba elétrica pra jorrar. Esta é a grande diferença.

    Altair Sebastião Viana da Silva.
    Engenheiro

    ResponderExcluir