Se a questão da escolha do nome para o ginásio poliesportivo de Itaituba estava confuso, hoje, essa confusão aumentou muito mais.
A primeira tentativa, informal, de batizar a nova praça de esportes, de Litão, referência ao prefeito Roselito Soares, não deu certo. A reação da oposição foi rápida e firme. Com a ameaça do assunto ir parar no Ministério Público, a idéia foi abandonada.
A Prefeitura optou, então, pelo nome de Intimahã Couto, que foi um respeitado jogadora de futebol em Itaituba, além de ter sido vereador. Também fez parte de uma das mais tradicionais e maiores famílias do município.
Ocorre que a Prefeitura fez quase tudo, mas, esqueceram os assessores do prefeito Roselito Soares, de enviar um projeto de lei para a Câmara, propondo que o Poder Legislativo aprovasse o nome do ginásio, pois o Poder Executivo não pode simplesmente mandar confeccionar a placa e colocar no logradouro, nesse, ou em qualquer outro.
Para complicar de vez as coisas, o vereador Luis Fernando Sadeck dos Santos, o Peninha (PDMB), deu entrada em um projeto de lei, propondo o nome de Nelson Furtado, outro respeito nome do esporte itaitubense, que morreu ano passado.
Muitos membros da família Couto foram convidados para a sessão de hoje e lá estiveram, na expectativa de que o projeto do Executivo fosse votado. Para decepção de todos eles, não havia tal projeto.
O vereador César Aguiar, líder do governo na Câmara, falou com o presidente Hilton Aguiar a respeito do assunto, pressionando-o a colocar o projeto de leito da Prefeitura em votação, deixando o do vereador Peninha de escanteio. Hilton disse que Peninha tinha se adiantado e que não pode atropelar o regimento da Casa.
O imbróglio está formado e há promessa de muita discussão na sessão de amanhã, quando o projeto de Peninha, que foi lido hoje e encaminhado para a respectiva comissão, poderá ser colocado em discussão e em votação, enquanto que o projeto de lei do Executivo deverá ser apresentado.
Isso é lamentável, porque se tratam de dois nomes que merecem o maior respeito de todos, os quais não deveriam estar sendo envolvidos nessa disputa, que virou briga política de situação e oposição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário