sexta-feira, julho 30, 2010

Ireno diz que lutar pelo Estado do Tapajós é um de suas metas

Ireno Brito, ou, Ireno da Marsam (PSB) é um dos candidatos a deputado estadual de Itaituba. Será sua segunda incursão como candidato. A primeira aconteceu em 2004, quando fez parte da chapa encabeçada por Afábio Borges, na condição de vice. Ireno é o segundo entrevistado na série de entrevistas que o Jornal do Comércio está fazendo com todos os candidatos de Itaituba a deputado estadual e a deputado federal.

JC – O que lhe motiva ser candidato a deputado estadual?

IM - Vivo em Itaituba há trinta anos, tempo durante o qual construí uma história neste município e na região. Tenho procurado participar da vida da minha comunidade, contribuindo da maneira que tem sido possível para o seu desenvolvimento. Sou filiado a um partido, o PSB, o qual me confiou a missão de trabalhar para tentar conquistar uma cadeira na Assembléia Legislativa do Estado do Pará. Resolvi topar o desafio proposto pelo meu partido, tanto da parte do diretório regional, quanto dos companheiros de Itaituba

Uma das razões que me levaram a aceitar esse desafio é o isolamento a que sempre estivemos condenados, tanto por questões geográficas, uma vez que estamos a quase novecentos quilômetros de distância de Belém, em linha reta, quanto pelo isolamento político que nos é imposto por aqueles que, mesmo conseguindo votos em Itaituba, nada fazem para ajudar este município.

JC – Alguma vaidade nessa candidatura?

IM – Não, de forma alguma. Minha candidatura nada tem de vaidade pessoal. Se assim fosse ela já nasceria errada. Ela nasceu do meu convencimento da necessidade de que Itaituba não pode mais continuar sem um representante na Assembléia Legislativa para que este município seja lembrado não apenas com pequenos favores do governo do Estado, seja ele de que lado for. Como diz o ditado, quem não é visto não é lembrado. É exatamente isso que ocorre com o nosso município de Itaituba. Não é visto na capital do Estado porque não tem um deputado estadual para representá-lo. Por isso, estou colocando meu nome à disposição do eleitorado para ser esse representante.

O isolamento a que me refiro não é um problema exclusivo de Itaituba. Ele acontece com todos os demais municípios da região Oeste do Pará, que conforme ocorre com a gente, só costumam ser lembrados por candidatos a deputado, em tempos de eleição. Eu me proponho a ser o representante desses irmãos de Trairão, de Jacareacanga, de Aveiro, de Rurópolis, de Novo Progresso e de Santarém.

JC – Qual é a base do seu discurso? O que o senhor defende para melhorar a vida de quem vive em Itaituba e na região?

IM – Defendo com absoluta convicção a necessidade da criação do Estado do Tapajós como forma de alcançarmos o desenvolvimento desta parte do Pará. Como deputado não me curvarei ante os discursos daqueles que são contra a criação do novo estado. Por ocasião da convenção estadual que escolheu os candidatos, eu discursei para uma platéia que tinha diversas pessoas claramente contra a divisão do Pará. Alguns ficaram me olhando com caras de poucos amigos. Mas, o presidente estadual do PSB me disse que cada candidato tem a liberdade para defender as causas nas quais acredita. Então, de parte do partido eu estou tranqüilo que não terei retaliações. Lutarei para que seja implantado um hospital regional em Itaituba, que hoje é um município pólo que pode oferecer muito menos apoio do que necessita sua população e os irmãos dos municípios vizinhos. Além disso, vamos trabalhar para que sejam criados mais empregos em nosso município através da vinda de novas empresas, com incentivos que possam atraí-las para cá.

Outra bandeira de luta como deputado estadual será pela criação de novos municípios em nossa região, pois não é possível continuar impedindo por força da lei, o desenvolvimento de lugares tão distantes das sedes dos municípios, como Castelo de Sonhos, em relação a Altamira e Moraes Almeida, em relação a Itaituba, além de outros lugares que desejam emancipar-se.

JC – Qual é o candidato a deputado federal com o qual faz dobradinha?

IM – É o vereador Ademir Andrade, presidente do PSB. Fazemos parte da coligação que apóia a reeleição da governadora Ana Júlia.

JC – O que espera dos eleitores de Itaituba?

IM – Espero que o mesmo tenha tranqüilidade na análise dos nomes que estão aí colocados como candidatos a deputado estadual e que escolha um desses nomes, mas, que dê preferência aos candidatos daqui, dentre os quais eu me coloco para ser julgado, esperando merecer a confiança para representá-los na Assembléia Legislativa.

Matéria completa na edição impressa do Jornal do Comércio, que circulará amanhã bem cedo

Um comentário:

  1. Anônimo4:38 PM

    O Ireno Brito é um ótimo candidato a deputado estadual, pois ainda não foi contaminado pela má politica desse país. É um cidadão itaitubense que muitas vezes já ajudou pessoas no anonimato.Anonimato não para as pessoas que ele ajudou mas para a população em geral, ou seja, diferente de outras pessoas que quando ajuda alguém corre na imprenssa para que aquela boa ação possa ser visualizada por todos na cidade.
    Lembro-me das muitas vezes na semana da pátria o ireno brito distribuindo cachorro-quente e nescau para os alunos e para a população geral que passava ali na hugo de mendonça, mas preciso na compra de ouro marsam.Em outro ponto era distribuido água.E isso nunca apareceu na imprensa.
    Com certeza muitos moradores desta cidade, moradores de baixa renda vão lembrar desse nome em outubro.Nunca apareceu na mídia mas o ireno sempre fez doação de leite à pessoas carentes.
    EU APROVO ESSE NOME E VOCÊ PREFERE VOTAR EM ALGUÉM DE OUTRO MUNICIPIO QUE SE FOR ELEITO TEM GRANDES CHANCES DE NOS ABONDONAR?

    ResponderExcluir