O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA) realiza sessão extraordinária, neste sábado (30), para julgar, exclusivamente,registros e impugnações de candidaturas. Os juízes eleitorais correm contra o tempo para dar conta de apreciar mais de 800 registros de candidaturas requeridos ao TRE e outras mais de 80 ações de impugnação movidas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e por partidos e coligações.
Até agora foram julgados em duas sessões dois blocos de registros, sendo concedidos 78 na primeira sessão e outros 43 na segunda, realizada na quinta-feira, 29. Todos os registros e impugnações devem ser julgados pelos tribunais eleitorais até o dia 5 de agosto, conforme determina a legislação eleitoral.
No dia 10 de agosto, o tribunal publicará a lista de todas as candidaturas, comitês financeiros dos partidos e de todas coligações formadas e que conseguiram registro na justiça eleitoral para concorrer às eleições gerais de 2010.Até a sexta-feira, apenas um registro foi negado pelo TRE/PA, de Maria Brasil Pinheiro de Freitas.
Os juízes dependem dos pareceres do Ministério Público Eleitoral para darem concluir o relatório sobre casa um dos processos de registro e impugnação e proferir o voto também sobre cada ação.A próxima sessão poderá ser realizada na segunda-feira. A expectativa é que para concluir os julgamentos o presidente do TRE/PA, desembargador João Maroja, convoque sessões os quatro primeiros dias da próxima semana. (Diário do Pará)
Nenhum comentário:
Postar um comentário