A crise gerada pelos altos salários na Secretaria de Saúde serviu para expor um problema que já existe há muito tempo dentro da mesma, mas até agora nenhum prefeito teve a coragem de enfrentá-lo.
Os médicos que atuam no serviço de saúde do município criaram uma espécie de monopólio, para desestimular a vinda de outros médicos para Itaituba. E com a desculpa de que o quadro é reduzido, alguns médicos acumulam varias funções que na pratica são impossíveis de serem cumpridas com a qualidade que o serviço requer.
O prefeito garantiu que mandou abrir sindicância para apurar a responsabilidade dos servidores envolvidos neste escândalo. Já na Câmara Municipal, a repercussão desse fato ficou mais por conta do vereador Cebola, que falou em criar uma CPI para apurar o caso, mas é quase certo que essa sindicância e muito menos essa CPI que eu, aliás, tenho duvidas sobre a sua criação, venham resultar em alguma coisa.
A esperança que se tem é que o ministério Público resolva agir para, pelo menos, intimidar essa gente de continuar engordando os seus contracheques com o dinheiro da saúde.
Enquanto servidores bem intencionados trabalham elaborando projetos para o município ter mais recursos para os seus programas de atendimento à população, há outros que só pensam em locupletar-se com o dinheiro publico. E o mais lamentável nesse episodio é que até agora não se viu nenhuma reação de repudio da sociedade organizada sobre esse escândalo. Nem mesmo o Sindsaúde, que é o sindicato que congrega a categoria se manifestou sobre o assunto.
O itaitubense, assim como o brasileiro de modo geral, tende a não querer se envolver em questões como essa. É por isso que a corrupção continua a manchar o serviço publico. E no caso especifico da Secretaria de Saúde, o prefeito que começou o seu governo se vangloriando de que não iria admitir parasitas na sua administração, tem agora uma ótima oportunidade de mostrar que falava serio mesmo e anular todas as contratações que foram feitas sem necessidade e que acabaram contribuindo para inflar ainda mais a folha de pagamento da referida secretaria.
* Comentário do jornalista Weliton Lima, veiculado hoje, no telejornal Focalizando, da TV Tapajoara (SBT).
Parente, admiro sua postura ética ante os fatos ora narrados e creio que pessoas como você muito engradecem a nossa região. No entanto, quero me ater ao comentário do amigo Weliton, dizendo que o primeiro, esse vício em itaituba tem complicado a situação da população e se você fazer um levantamento historico da situação. As pessoas que ocupam cargos públicos no primeiro escalão do governo municipal, são as mesmas de sempre, viciadas, acostumadas a meter a mão no dinheiro público e se beneficiarem de alguns pobres coitados e dando uma micharia para alguns ditos "profissionais de imprensa"... E a população sempre missa, acaba aceitando as migalhas que caem da mesa, achando que esses caras estão fazendo favor. Sinto muito, mas essa coja tinha que devolver o dinheiro público e parar que construir impérios à custa da popualção. E a população teria que vigiar e fiscalizar esses caras e denunciar ao MP.
ResponderExcluir