Palestras, rodas de conversa, oficinas e workshops fizeram parte das ações desenvolvidas, com palestras sobre Software Livre e Ética Hacker, com Jader Gama, Empreendedorismo Colaborativo e Negócios Inovadores, com Larissa Carreira, Iniciação a WEB e Cultura Digital, com Tarcísio Ferreira e Comunicação Digital e Tecnologia Educacional, com Edilson Freitas.
Foram desenvolvidas quatro oficinas simultâneas: Metareciclagem (Dennie Fabrizzio), Edição de Áudio (Marcelo Lobato), Cyberativismo e Construção de Blogs (Jader Gama), Edição de Vídeo (Edilson Freitas) e Editoração Eletrônica (Tarcísio Ferreira). Todos os oficineiros são pesquisadores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Pará, contemplados no edital 012/2010 Infocentros NavegaPará.
Ações para Consolidação do Sistema Público de Comunicação de Dados no Estado do Pará, visa a viabilizar oficinas de cultura digital para a comunidade e de modo especial para os infocentristas que trabalham no NavegaPará. Cerca de 30 pessoas estiveram participando dessas atividades e até o encerramento estiveram trabalhando colaborativamente, conhecendo os princípios filosóficos de uso de software livre e os conceitos que norteiam a ética hacker.
Um fato interessante que aconteceu foi o encontro de gerações que o evento proporcionou, uma vez que jornalistas muito experientes como Lamberto de Carvalho e Jota Parente, estiveram participando do encontro e puderam compartilhar sua experiência profissional com jovens blogueiros que estão entrando no mundo da comunicação digital através da internet. Os dois deram uma palhinha na Rádio Muiraquitã (rádio livre), que se sentiu muito honrada em veicular duas vozes tão importantes do rádio paraense, com destaque para os seus respectivos blogs www.jotaparente.blogspot.com e www.lambertodecarvalho.com.br
O público alvo das oficinas foram alunos e monitores de infocentros do município de Itaituba, bem como acadêmicos do IFPA e professores de escolas públicas. Essas atividades financiadas pelo governo do Estado, foram realizadas em diversos municípios entre eles: Santarém, Tucuruí, Belém, Altamira e Itaituba.
Todos os participantes que cumprira a carga horária mínima receberam certificados e poderão formar em seu município o primeiro Núcleo de Cultura Digital do município de Itaituba, melhorando assim consideravelmente o uso da infraestrutura de TI do Programa NavegaPará.
(Foto e texto: Jader Gama)
qUAL A RÁDIO E QUAL A FREQUENCIA DE ALGUMA RÁDIO ONDE PODEMOS OUVIR OS JOGOS DA COPA OURO?
ResponderExcluirAqui fica meu protesto aos amigos Jader Gama e Tarcísio que aqui estiverão e não lembraram se quer de dar uma ligadinha, mas fico feliz de saber que o projeto puraqué continua com o pique total, grande abraço, Valfredo Jr.
ResponderExcluir