quarta-feira, setembro 21, 2011

Itaituba e os temporais

     Esse não foi o primeiro vendaval a causar muito susto e incontáveis prejuízos em Itaituba. Em 1986 aconteceu um muito violento, que fez voar algumas antenas parabólicas, arrancou árvores, destelhou casas e provocou enormes prejuízos.
     Em 1998, pela parte da noite, o então governador Almir Gabriel tinha um comício marcado para o antigo Campo da Johil, enquanto o ex-deputado Wilmar Freire tinha o seu marcado para o Km 5.
     Wilmar ainda chegou a ter seu nome anunciado para falar às pressas. Para Almir, nem isso deu tempo. Ambos os comícios foram cancelados, e o que veio em seguida foi um dos maiores temporais que Itaituba já registrou.
     Foi nesse temporal que o vento jogou um avião pequeno sobre o outro, sendo um deles do ex-prefeito Wirland Freire. Telhados de hangares foram arrancados e a destruição pôde ser vista por onde o vendaval passou.
     Quando eu saía do Km 5, com meu filho Ingo dentro do carro comigo, ao chegar à Transamazônica, vi que não havia a menor condição de prosseguir rumo à cidade. Restou-me procurar um lugar seguro entre o muro da Feira Agropecuária e a estrada, deixar o pisca do carro ligado e esperar por longos minutos, até que a tormenta diminuísse.
     Esse, como o de ontem, eu vivi de perto e posso dizer que também assustador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário