segunda-feira, março 26, 2012

Deve aumentar o número de vereadores de Itaituba?

 A pergunta que a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itaituba deveria tomar a iniciativa de fazer para a comunidade itaitubense é essa do título deste comentário: deve ou não deve ser aumentado o número de vereadores para a próxima legislatura? Que tal dar voz de verdade ao povão, por meio de uma pesquisa de opinião pública? Falo de pesquisa séria.

A lei que trata dessa matéria faculta o direito que tem o Poder Legislativo de cada município, de aumentar o número de cadeiras. Mas, isso não é obrigatório. Pode ser mantido o número atual. Porém, pessoalmente eu acredito que vai aumentar, por existe dentro da CMI uma disposição para isso.

De parte do presidente João Bastos Rodrigues, o número subiria para 17 edis, o que parece muito extravagante. Há quem só deseje mais dois, subindo para 13, como é o caso de Peninha. O certo é que a ideia de haver mais vereadores em 2013 é consenso entre os vereadores. Alguns, achando que poderão ser salvos, caso sejam criadas mais duas, quatro ou seis novas cadeiras.

O presidente João Bastos Rodrigues deve pensar nos problemas que o próximo presidente da Câmara (que provavelmente não será ele) vai enfrentar na próxima legislatura, para acomodar esses novos vereadores, pois o espaço físico da Câmara está exaurido. Não há uma só sala disponível para abrigar ninguém, seja vereador, ou servidor. Não existe área livre para uma obra de ampliação do prédio atual, nem dinheiro para iniciar uma nova casa. Não pensar nisso é brincar com um caso sério.

Até hoje o Poder Legislativo ainda não conseguiu desatrelar-se do Poder Executivo, ranço do regime militar, para não lançar um olhar para mais atrás. Essa convivência, muitas vezes incestuosa, piora na medida em que diminuiu a escala de poder. Piora no legislativo estadual e esculhamba de vez no legislativo municipal. Mudam-se os santos, mas, os milagres são os mesmos, porque o sistema é um monstro imutável, que doma a quase todos os brabos, que muitas vezes até fazem campanhas bem intencionadas, mas, que são dominados no segundo dia de mandato. Há as exceções, mas são exceções.

Quem entra nesse jogo com disposição de mudar, até pode dar alguma contribuição nesse sentido, mas, se focar seu olhar para resultados futuros, pois isso não se muda da noite para o dia. Em lugares do Brasil onde de alguma maneira funciona diferente, é porque houve real evolução do nível do eleitor, no nível social, no nível educacional, na renda do trabalhador. O resto é conversa fiada.

Por tudo isso, aumentar o número de vereadores vai mudar pouco ou quase nada, seja em Itaituba, ou em qualquer outra cidade do Brasil. O contribuinte preocupa-se com a possibilidade de aumento de despesas, e tem razão. Os que querem mais vereadores na câmara dizem que não vai aumentar nada para os cofres públicos, embora vá diminuir o salários deles. Nesse caso, falam somente uma parte da verdade.

Não vai aumentar o repasse da Prefeitura para a Câmara Municipal. Essa é a parte verdadeira da história. Todavia, como a maioria fica do lado do prefeito, seja ele quem for, seja qual for o nome que tenha, ou seja o tempo em que governe, vão crescer os pedidos para arranjar empregos para afilhados políticos de novos vereadores da base dessa provável cota de aumento do número de edis. Isso eles escondem.

É por tudo isso que descrevi que reitero a sugestão para que a Mesa Diretora ouça o povo que elege os vereadores, para saber o que ele pensa dessa situação. Pessoalmente, ainda mais corroborado pela votação na enquete que o blog está fazendo. acho que o eleitor não vê com bons olhos essa provável novidade. Pensem um pouco antes de decidir.

Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário