O bloqueio da rodovia Santarém-Cuiabá em Trairão continua.
Hoje ficou de chegar ao local uma equipe da Polícia Rodoviária Federal, de Santarém para conversar com os manifestantes.
As reivindicações dos madeireiras são as mesmas apresentadas por ocasião do bloqueio que terminou semana passada: presença do governo para regularizar a situação fundiária para que eles possam trabalhar com tranquilidade e retirada da força tarefa do Ibama da região.
A primeira reivindicação é justíssima, pois o governo só sabe vir para esta região com o chicote, para punir.
Quanto à segunda, dificilmente vai encontrar respaldo, pois os crimes ambientais nas áreas onde o Ibama tem atuado com sua força tarefa são frequentes, incluindo a retirada de madeira em áreas de preservação.
Partindo do princípio de que essa é uma realidade presente no dia a dia, fica difícil até os madeireiros conseguirem simpatia externa para sua causa, pois existe de fato esse tipo de atuação predatória, que exige a presença repressiva do governo.
Então, se de uma lado é verdade que a ausência do governo só causa problemas, porque deixa de regularizar aqueles madeireiros que querem trabalhar dentro da lei, de outro, também é verdade que existem muitos que preferem que a situação de ilegalidade seja mantida, para que possam continuar fazendo a extração ilegal de madeira.
Nesse caso, o justo para pelo pecador.
O blog foi informado há pouco de que o movimento começa a perder força.
Foto: Portal Trairense
Nenhum comentário:
Postar um comentário