quinta-feira, dezembro 21, 2017

3º ato: Enfim começou

Às 10:30 o presidente João Bastos Rodrigues abriu a sessão solene, e mais uma vez o inusitado aconteceu: o tempo de entrega foi bem mais curto.

Hoje, Salomão Silva esforçou-se para ser o mais objetivo possível na leitura dos dados dos homenageados, além de ter enxugado os textos, diferente de outros anos, quando eram lidos pelos mestres de cerimônia, do jeito que eram mandados, textos longos e sonolentos, que tornavam a sessão solene extremamente cansativa.

Em 55 minutos, às 11:25, as homenagens estavam encerradas, e a sessão só se prolongou por mais uma hora e meia por conta dos inevitáveis discursos de todos os vereadores, e mais alguns convidados.

Dá para melhorar nessa parte, limitando-se não apenas o tempo, mas, o número de vereadores que fazem discursos.

Imagine a Assembleia Legislativa chamando 40 deputados para falar na sessão de encerramento. 40, porque o presidente não costuma fazer discurso nesse dia. Concedendo-se cinco minutos para cada, seriam 200 minutos, ou três horas e mais 20 minutos de falação.

E na Câmara dos Deputados, supondo-se que os 513 deputados comparecessem ao encerramento do ano legislativo. Levando-se em conta que o presidente não falasse, os 512 deputados restantes, concedendo-se cinco minutos para cada, chegaríamos aos 2.560 minutos, ou 42 horas e mais alguns minutos.

Quero dizem com isso, que não há necessidade de todos os vereadores fazerem discursos de despedida do ano que termina, porque quando se encerra a entrega dos diplomas de títulos de Cidadão de Itaitubense e Honra ao Mérito, quase todos os homenageados vão embora, assim como muitos outros convidados.

O objetivo dessa sessão não é colocar os holofotes sobre os vereadores, mas, sobre os homenageados.

Na sessão de hoje, quando o último orador falou, pouquíssimas pessoas ainda se encontravam na Câmara. Então, se quando termina a entrega de títulos, quase todo mundo vai embora, algo precisa ser revisto pelos senhores vereadores, que terminam a sessão solene falando praticamente para eles mesmos.

Apesar disso, no geral, a sessão solene de hoje foi light, menos cansativa do que a maioria das que eu já participei, e desde que chegue a Itaituba, estive presente em quase todas.

Justiça feita
Para que os nossos representantes não terminem o ano achando que passei o ano pegando pesado, carregando nas tintas algumas vezes, enfrentando algumas caras zangadas vez por outra, quero fazer justiça a algumas homenagens em especial, sem demérito das demais pessoas agraciadas.

O empresário Armando Miqueiro, que reside em Itaituba há algumas décadas, finalmente foi lembrado. A proposição da sua honraria foi do vereador Davi Salomão, por iniciativa do vereador Diego Mota, que também lembrou do ex-vereador César Aguiar, um dos melhores quadros da política local, que decidiu afastar-se dessa atividade.

O vereador Davi Salomão homenageou o conhecido Chico Lopes, itaitubense da gema, com larga folha de serviços prestados ao seu município.

Foram corrigidas algumas injustiças históricas.

Ratifico que não está em discussão a justeza ou não das demais pessoas homenageadas, mas, a oportuna lembrança dos citados.

Marilene Silva Parente – A diretora de marketing do Jornal do Comércio e do blog do Jota Parente, Marilene Silva Parente, recebeu o título de Cidadã Itaitubense, concedido pela Câmara Municipal, por iniciativa da vereadora Maria Pretinha, que em seu discurso enalteceu as qualidades da sua homenageada.

Agradecemos penhoradamente a lembrança da vereadora.

As lentes do blog do Jota Parente e do Jornal do Comércio registraram os acontecimentos de hoje na Câmara.


Jota Parente
Bacharel em Direito Marilene Parente - Cidadã Itaitubense
Advogado e ex-vereador César Aguiar - Mérito Comunitário
Médico ortopedista Leonard Cabral - Honra ao Mérito
Deputado Hilton Aguiar, representando por sua esposa,
senhora Sueli Aguiar - Honra ao Mérito
Secretário de Educação Amilton Pinho - Cidadão Itaitubense 
Carlos Alberto Fernandes dos Santos - Cidadão Itaitubense
Iuilcio Ribeiro de Souza (Maranhão Solidariedade)
Cidadão Itaitubense
Armando Nunes Miqueiro - cidadão Itaitubense
Médico Benigno Olasar Reges - Cidadão Itaitubense
Empresário Roberto Katsuda - Cidadão Itaitubense
Advogado José Luís Pereira de Sousa - Cidadão Itaitubense 
Médica obstetra Nathalia Silva Pena
Odontólogo Alexandre Xavier - Honra ao Mérito
Empresário Antônio Jeová de Lima Pereira - Cidadão Itaitubense
Delegado Conrado Wolfring - Cidadão Itaitubense
Deputado federal Francisco Chapadinha, representado pelo
vice-prefeito Nicodemos Aguiar - Cidadão Itaitubense
Empresário Erivaldo Donizete Pereira - Cidadão Itaitubense
Médico Edir Pires - Honra ao Mérito



















Nenhum comentário:

Postar um comentário