sexta-feira, julho 20, 2018
Nenhuma mulher, em parte alguma do mundo merece ser assediada, muito menos, abusada sexualmente. Não confundir galanteios com assédio porque, nos dias de hoje existe um tal de não me toques que pode afastar homens de mulheres, e vice-versa, com medo de processos. A boa e velha paquera, mesmo em tempos em que não é quase mais citada, em tempos de “ficar”, deve continuar existindo.
Fiz esse introito para chegar ao ponto que me motivou a escrever esse artigo: o comportamento deplorável de homens brasileiro na Rússia; alguns, com o cuidado de não generalizar, os quais envergonharam nosso país ao se aproveitarem da barreira do idioma para gravar mulheres russas repetindo palavras de baixo calão do nosso idioma.
Mesmo sendo a Rússia um país no qual os homens tem um exacerbado comportamento machista, tratando a mulher como um objeto ou como sua propriedade, isso não dá o direito dos marmanjos daqui fazer o que fizeram, ao ponto de chamar atenção da mídia internacional. Foi vergonhoso ver os vídeos que eles mesmos gravaram como se fosse um troféu.
Tudo na vida tem o seu lado positivo e o lado negativo. Mas, o que pode haver de positivo naquilo? O fato de mostrar jornalistas, empresários e profissionais liberais brasileiros como eles são, e não apenas eles, mas, de expor uma face da nossa sociedade, ainda grande parte machista. Aqueles gatos pingados não representam todos os homens do Brasil, mas, não há como negar que fazem parte de uma parcela que não é nada pequena de nossa sociedade que continua pensando e agindo como eles.
O machismo é uma mancha e uma realidade que perdura no país, mesmo reconhecendo que houve avanços significativos, como a Lei Maria da Penha, que já mandou para a cadeia muito marmanjo truculento, que agride sua companheira, quando não a mata. Em pleno Século XXI isso acontece todos os dias no Brasil. Basta ver os programas sensacionalistas das emissoras de TV ou abrir qualquer jornal, que se encontra notícia a respeito.
É certo que um percentual significativo desses machistas agressores cresceu vendo a mãe sendo agredida pelo pai. Muitos, mesmo não concordando que a mãe fosse agredida, cresceu achando que bater em mulher é normal. Mas, não é. Essa violência precisa acabar, mas, para que deixe de existir, as crianças do sexo masculino precisam ter um lar onde isso não aconteça, e as meninas devem aprender que não serão sacos de pancadas quando se tornarem adultas.
A humanidade cresceu machista. A mulher foi durante séculos e séculos, a reprodutora e a faz tudo no lar, sendo a que mais sempre trabalhou de sol a sol e a última a ter direito de reclamar de alguma coisa. Mas, nem por isso devemos continuar assistindo a mulher ser maltratada por quem deve lhe dar amor e carinho.
No Brasil, devemos ao pioneirismo e determinação de Berta Lutz alguns dos direitos conquistados pela mulher brasileira, que nos permitiram, dentre outras coisas, ter o direito ao voto, redução de jornada de trabalho e igualdade salarial. Esse último, embora tenha avançado muito nas últimas três décadas, ainda está longe de alcançar os cem por cento.
Mesmo em pleno Século XXI, ainda é comum vermos notícias de namorados ou maridos que matam suas parceiras quando elas tomam a iniciativa de por fim no relacionamento. Se não fica comigo, não vai ficar com ninguém! Nada mais machista pode haver. Isso deixa estampado que o homem que mata uma mulher por esse motivo a considera sua propriedade, com a qual pode fazer o que bem quiser.
Espero que esses episódios da Rússia, que tiveram uma enorme repercussão, tanto aqui, como lá fora, sirvam para alguma coisa, sirvam para que os homens brasileiros que ainda mantém um comportamento machista, reflitam sobre isso, porque poucas coisas boas nesta vida podem ser comparadas a uma vivência harmoniosa entre um homem e uma mulher que formam uma família.
Marilene Parente (artigo publicado na edição 241 do Jornal do Comércio, circulando)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
EDITAL Prezados (as) Senhores (as): CLIENTES CPF/CNPJ CONTRATO QUADRA LOTE EDITAL Prezados (as) Senhores (as): CLIENTES CPF: CONTRATO QUAD...
-
O Presidente da COOPERATIVA SUSTENTAVEL DE PRODUÇÃO MINERAL CNPJ 45.610.812/0001-97, no uso de suas atribuições conferidas pelo Estatuto Soc...
-
EDITAL Prezados (as) Senhores (as): CLIENTES CPF/CNPJ CONTRATO QUADRA LOTE EDITAL Prezados (as) Senhores (as): CLIENTES CPF: CONTRATO QUAD...
Nenhum comentário:
Postar um comentário