O Horário Eleitoral para o segundo turno da eleição, começou sexta-feira (12). Agora o tempo é bem mais reduzido, apenas dez minutos, cinco para cada candidato. E como a eleição majoritária em segundo turno está apenas começando, a nossa avaliação é sobre o resultado das eleições proporcionais.
Nesse contexto, o município de Itaituba saiu das urnas enfraquecido, pois embora tenha mantido os dois deputados estaduais (Hilton e Eraldo), a derrota do deputado federal Chapadinha foi ruim para essa parte do E, mas, principalmente para Itaituba, que nos últimos seis anos se acostumou a contar com um legítimo representante na Câmara Federal, primeiro, com ex-deputado Dudimar Paxiuba, e agora com Francisco Chapadinha.
Por uma pequena quantidade de votos Chapadinha não conseguiu a sua reeleição, e assim despede-se do mandato no final do ano.
Quem vê a política simplesmente pelo lado partidário, pode até estar comemorando esse resultado, mas quem realmente pensa no futuro do município, sabe que a ausência de representação política em Brasília trás enormes prejuízos para o desenvolvimento de políticas publicas para a população de Itaituba e região.
E com o resultado das urnas, a partir de 2019 voltaremos a depender de deputados que comprovadamente já demonstraram não ter nenhum compromisso com Itaituba, alguns até no passado recente trabalharam abertamente contra a região, só que o eleitor, mesmo com todos os meios disponíveis que atualmente tem para se informar, ainda continua votando contra seus próprios interesses, e agora o jeito é arcar com as consequências.
Jornalista Weliton Lima - Focalizando
Nenhum comentário:
Postar um comentário