
Entenda o caso (com informações do blog d Norton Sussuarana)
Isaías, que é uma conhecida liderança política de Jacareacanga, no dia 25/12/2003, quando repousava em um quarto de um hotel em Jacareacanga, após bebedeira, sentiu falta de uma pulseira, um cordão e um relógio; ao perceber que havia sido vítima de furto Isaías determinou que ninguém saísse do hotel até ser encontrado o autor do crime; porém, ao ser avisado pelo indígena Clodoaldo de que o autor do furto era o nacional João Paleci. Ato continenti, Isaías acompanhado Clodoaldo, Rubeverildo e mais duas pessoas conhecidas por MARACA e ARILSON, em uma camionete S10 do município de Jacareacanga, saíram à procura de João Paleci.
Ao encontrarem o suposto criminoso, Isaías determinou que Rubeverildo colocasse Paleci na camionete e em local distante dez quilômetros da sede do município, na rod. Transamazônica, Isaías parou o carro e determinou que Rubeverildo executasse Paleci; sem esboçar reação, com um pedaço de madeira, Rubeverildo desferiu vários golpes no corpo de Paleci, principalmente na região da cabeça, levando à morte do suposto acusado pelo furto dos pertences de Isaías.
Findo o crime, Rubeverildo jogou o corpo de Paleci em buraco às proximidades do crime. Após o cometimento de tal barbaridade, Isaías e seus comparsas voltaram para o hotel, onde continuaram a bebedeira.
A autoria do crime se comprovou por confissões extrajudiciais dos indiciados, conforme denúncia do Ministério Público Estadual.
Da editoria do blog do Jota Parente
Em novembro de 2018 Isaías foi julgado e condenado em Itaituba, pois o Ministério Público havia pedido o desaforamento do caso, devido a grande influência que ele tem em Jacareacanga.
Isso motivou a motivação de outras lideranças Munduruku, culminando com a manifestação por sua soltura.
A manifestação foi iniciada ontem e retomada hoje.
A manifestação foi iniciada ontem e retomada hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário